Sunga ou bermuda?

As passarelas nacionais e internacionais apostaram tanto nas bermudas, influência dos surfistas, como em sungas em diversas cores e modelagens.

Quando o assunto é praia os homens se dividem entre sunga e bermudão.

Sungas

41nck5ovQYL__AA300_

O uso da sunga, tão peculiar do povo brasileiro, que mesmo após tantos anos nunca saiu de moda no cenário nacional, além de não deixar aquela marca branca nas pernas, valoriza o corpo.

As sungas surgiram no final dos anos 1930, quando os homens eliminaram o maiô de alças em busca de uma peça mais confortável.

As primeiras sungas tinham uma espécie de sainha na frente (como nos maiôs femininos da época) para disfarçar volumes.

Entretanto este detalhe era incomodo e custava a secar. Quando a sunga foi vestir os competidores de natação, nos anos 1950 a bainha foi eliminada por questões técnicas.

Com a descoberta das fibras elásticas e do nylon de secagem rápida as sungas se tornaram populares na praia e atividades olímpicas.

a-um-passo-da-eternidade

Durante os anos 1950 a sunga tinha a cintura alta, quase na altura do umbigo. Na famosa cena do beijo na praia do filme “A um passo da eternidade”, Burt Lancaster usa um dos modelos da época, adotado por homens de todo mundo.

Nos anos 1960 as sungas começaram a diminuir e se tornaram tão minúsculas que o estilista americano Rudi Gernreich (inventor do monoquíni) chegou a prever a completa extinção da roupa de banho masculina.

Mas no final dos anos 1960 uma revolução têxtil mudou a cara da roupa de banho.

Uma nova fibra de elastano lançada pela Dupont, a Lycra, super-resistente e moldando o corpo como uma segunda pele melhorou a qualidade do design e da performance da sunga.

As primeiras sungas com esta fibra elástica foram usadas nos jogos Olímpicos de 1972 no corpo de campeões como Mark Spiz.

Durante os anos 1980 a opção dos boxer e bermudas de surf limitaram o reinado das sungas, mas desde o lançamento de modelos maiores, batizados de sungão ou trunk, que a peça voltou a circular no verão em homens de toda a idade. Vestem melhor que as sungas cavadas e favorecem todos os tipos de corpo.

trendy-mens-beachwear-dsquared2-ss2015

As passarelas nacionais e internacionais apostaram tanto nas bermudas, influência da moda dos surfistas, como nas sungas, que aparecem em diversas cores e modelagens (alguns bem cavadas, diga-se de passagem).

Sempre leve em conta qual é o seu tipo de corpo.

A sunga muito cavada, na opinião de muitas mulheres, só fica bem mesmo nas passarelas ou editoriais de revistas. Na praia ou piscina, por exemplo, não são muito bem vistas.

Mas se você quer bronzear as pernas, ou sente-se muito preso com os bermudões, outra opção é usar as sungas com modelagem maior.

2015-New-Men-s-Swimwear-Swimsuits-Sexy-Fashion-High-Quality-Men-s-Swimming-Trunks-Men-Beachwear

Elas parecem uns shorts e chegam em várias versões e estampas nesse verão.

O que determina a largura que cada homem deve usar é o tamanho das coxas e da barriga.

Para os mais gordinhos, elas não devem ser muito largas para não correr o risco de enrolar na coxa ou na barriga.

Magros e sarados ficam bem com todos os modelos. A sunga da moda, bem larga nas laterais, é democrática, veste todos.

Bermudões

bermuda

Os adeptos da bermuda valorizam os estilos, desenhos, estampas e variedades que a peça pode oferecer, além da comodidade.

Muito usada também por quem pratica surfe, a bermuda ajuda a fugir da mesmice pela variedade de estampas.
Bermudões também são recursos para disfarçar gordura ou coxas finas.

Existe a possibilidade de usar a bermuda por conforto, e a sunga por baixo.

Na hora que quiser desfilar de sunga, é só tirar a bermuda.

Quem vai de sunga e quem vai de bermuda?

Tudo depende da altura e do peso do homem.

  • Os mais cheinhos, mas com pernas longas devem usar sunga, pois ela irá alongar o corpo e deixar o homem parecendo mais magro.
  • Baixinhos devem passar longe de bermudas muito compridas ou com barra estampada que dão à impressão de achatar o corpo e deixar o homem baixinho menor.
  • A bermuda é a cara dos jovens, mas todas as idades podem usar.
  • As lisas são opções para os homens acima do peso porque não chamam a atenção para o corpo que não está legal, alonga a silhueta e disfarça pernas muito grossas.
  • Estampas são para quem “pode” chamar atenção, ficam bem em homens joviais e magros.
  • A bermuda também favorece o homem que tem pouco bumbum.