Jaqueta Bomba

Boom na moda

Bomber -Da rua para a passarela e da passarela para a rua.

a-kind-of-guise-vesio-bomber-jacket-ss-2014-0 collage

Uma peça da periferia virou tendência nas passarelas mais influentes do mundo.

Foco nesta temporada em uma das jaquetas mais básicas do guarda-roupa masculino, a jaqueta-bomba, ou “bomber” para não soar como como artefato terrorista.

Hedi Slimane, Alessandro Michele e Ricardo Tisci (entre outros mestres) apostaram na modelagem em suas coleções de inverno.

A peça originalmente masculina hoje volta a ser desejo em versões super femininas, feitas em cetim, couro, com aplicações de pedrarias e misturas de cores.

Jaqueta de batalha

A jaqueta com zíper abotoando de alto a baixo, bainha próxima da cintura, gola esporte e simplicidade de formas é chamada de “bomber”.

Na verdade, as jaquetas bomber nunca deixaram de ser usadas. Considerá-las algo inédito é ignorar toda a história que carregam.

Estas jaquetas têm as suas origens nas flying jackets, desenvolvidas para o exército norte-americano em 1917, quando as cabines dos aviões ainda eram abertas e os pilotos precisavam de um agasalho que não prendesse os seus movimentos e que não atrapalhasse a posição sentada.

A customização era outra característica comum: os pilotos adornavam os seus casacos com uma espécie de prêmios informais de conquistas ou mensagens pessoais – o tipo de aeronave que dirigiam; o número de missões completadas com êxito e até mapas, caso sofressem algum acidente em território desconhecido.

Com a evolução das aeronaves e das tecnologias em tecido, os casacos de voo foram sofrendo alterações e passaram a ser chamados de bomber, tornando-se mais leves e por isso mais aptos ao uso diário, mantendo as mesmas características: corte pela cintura e abertura frontal, normalmente fechados com elásticos na cintura e nos punhos para não deixar o frio entrar.

Estrela de cinema

james-dean-jacket-900x90041l5JgD0ClL__SY300_

A “Bomber” explodiu quando o ator James Dean apareceu com uma delas, na cor vermelha, no filme “Juventude Transviada”.

Voando da tela para o mundo real a jaqueta com ares esportivos voltou a ser usada nos anos 1990 depois que Tom Cruise a imortalizou em “Top Gun”.

topgun5-625x794Tom-Cruise-Top-Gun-Bomber-Flight-Jacket-3

O filme “Top Gun – Ases Indomáveis”, de 1986, com Tom Cruise, trouxe definitivamente a jaqueta bomber para a vida “civil”.

O modelo G-1, usado pelo ator no longa, imortalizou um tipo de casaco, que rapidamente foi adotado pela juventude da época e por universidades que os adaptaram aos varsity jackets, tipicamente usados pelos alunos com o símbolo de cada escola.

Jaqueta-Bomber-Ryan-Gosling-Drive

Em 2011, Ryan Gosling  atestou a volta da jaqueta bomber com o modelo que usou no filme “Drive”.

Bomber 2016

thCAOGK4DEma1-flight-jacket-black

Curinga para homens e mulheres é um básico útil, perfeito para temperaturas variáveis.

Com o cós gaiteado ou liso, em couro ou tecido impermeável é a jaqueta da hora para quem quer decolar na moda.

A grande novidade é que agora elas estão liberadas para uso em qualquer tipo de look, do mais clássico ao esportivo.

Das passarelas do Inverno 2016/17 aos looks de street style e às propostas nas araras, a bomber se apresenta  em todos os formatos: em couro, com bordados localizados, com estampa total, no modelo universitário ou nos modelos mais clássicos que remetem à força aérea

.

Tome nota

Untitled-31

  • Não tenha medo de vasculhar os modelos masculinos, pois este é um modelo que pode ser usado mais largo.
  • Misture com peças mais clássicas e elegantes como saias lápis ou salto alto para um look urbano e chique.
  • Aposte em modelos com bordados e estampa ou com mistura de cores para se diferenciar – não tenha medo de que o casaco se torne a peça central.
  • Como são volumosos é bacana usar com peças mais próximas do corpo ou peças curtas como shorts e minissaias para manter uma proporção feminina.
  • Misturar a jaqueta bomber com peças de alfaiataria também é garantia de um look moderno e descolado
  • Contraponha com peças bem femininas e delicadas, no estilo girlie.
  • Nos pés escarpins, botas, sapatilhas, tênis e coturnos.