Bloco da saudade
Se a moda pode buscar referencias no passado, porque não o carnaval?
Existe melhor festa para se sentir uma melindrosa, uma hippie, punk ou uma faísca da novela “Dancin’ Days” exageradamente estilizada, sem nenhuma restrição ou culpa?
Abra suas asas e o que está escondido nos armários e monte sua fantasia de ultima hora no melhor estilo retro, tão ao gosto da moda atual.
Para que os detalhes identifiquem a época escolhida da fantasia fique ligada nos modismos que encantaram o período.
Folias do passado
1920 Andróginas e flapers
Características
- A bainha sobe e a cintura desce para os quadris.
- Tempo de melindrosas (flaper girl). Copie estrelas como Pola Negri e Theda Bara usando boca vermelha de coração e olhos dramáticos pintados de negro.
- Cabelo curto a “la garçone” para equilibrar pequenos chapéus.
- Use e abuse de peles, franjas, plumas, bordados, flores e lantejoulas.
1930 Cintura fina e glamour
Características
- Copie atrizes de Hollywood que influenciam a maneira de vestir das mulheres da época como Greta Garbo, Marlene Dietrich e Jean Harlow.
- Cintura no lugar. Roupas delineando o corpo, com saias apertadas nos quadris. As pernas deixam de ser foco de atenção se transferindo para as costas, com decotes que beiram a cintura e a descobre quase totalmente.
- O maiô de banho se tornou popular nesta década e era bem comportado.
- Cores como violeta, bordô, vermelho, rosa shocking (lançada pela francesa Elsa Schiaparrelli) mais o preto e branco.
1940 Restrição, Pin Up e “New look”
Características
- Durante a Segunda Guerra Mundial a moda entrou em confronto com o conceito de feminilidade, revolucionando a maneira de vestir com enchimento nos ombros, tailleur masculinizado e sapatos solado grosso.
- Na falta de matéria prima, as mulheres adotavam toques alegres e criativos no vestuário. Turbantes para substituir chapéus, bijuterias para repor as jóias, plataformas para não gastar o material do sapato e toda a maquiagem possível. É a época de Carmem Miranda.
1950 Dior e Marilyn
Características
- Super feminina. Dior, Balenciaga e Balmain jogam com a cintura e muito tecido nas saias.
- O cinema passava a exportar padrões de beleza de atrizes sensualmente liberadas. As mulheres da época ganharam mais independência e adotaram a moda dos decotes e das calças compridas. Entre as silhuetas da época os justos de Marilyn Monroe, roqueiro tipo Elvis ou saias balão e o estilo trapézio do iniciante Yves Saint Laurent.
- Para estar na moda as mulheres deviam aparentar sofisticação e a sensação que perderam horas para parecer belas. As sobrancelhas arquearam e se tornaram mais escuras, os cabelos ficaram “arrumadinhos” ou com rabo de cavalo, lábios vermelhos se delinearam e a maquiagem se tornou essencial.
- Luxo nas estolas e joalherias muito elaboradas.
1960 A revolução jovem
Características
- Linha reta, futurista, geométrica ou bem inglesa, como a era Beatles.
- As saias mais curtas que nunca, bem acima do joelho, batinhas, vestidos evasé e as “Hot pants”, shortinho que virou mania na época (e agora).
- O estilo de Yves Saint Laurent, Paco Rabanne, Courréges, Pierre Cardin e a inglesa Mary Quant (inventora da mini-saia) dominaram a década.
1970 Hippies e românticos
Características
- Romântica, sonhadora e natural
- Faça o amor, não à guerra é o lema do início da década. Entre túnicas batik, tie-dye, micros e maxissaias. O jeans acaba sendo o vencedor, de preferência surrado e cheio de enfeites.
- Quando a década de 70 estava terminando iniciava o fenômeno das discotecas, que no Brasil teve seu auge na novela “Dancin’ days”.
- O estilo da época foi o “Flower- power – hippie”, nascido em San Francisco da Califórnia. A galera vestia jeans bordados de flores, pantalonas boca sino, saias longas e vaporosas até o chão, algodões estampados com pequenas flores (Laura Ashely), anáguas com encaixes de renda, chapéus de palha adornados com flores, cabelos “pré-rafaelistas” suavemente ondulados ou frisados.
1980 Disco e atitude
Características
- Look exagerado, poderoso, colorido.
- Ombros marcados por ombreiras enormes, cintura e quadris desenhados.
- Década marcada pela influência japonesa no mundo ocidental da moda (Pauperismo). Amplidão, sobreposições, assimetrias novas texturas e combinações de cores fugindo do tradicional, dividindo espaço com a influência punk e roupas de grandes ombreiras batizada de “powerlook”.
- A moda punk é desta época e fica fácil de identificar o estilo com penteados e vestimentas.
- Década colorida, com um festival de cores primárias, também promoveu o preto a cult.
- Inicio profissional da cantora Madonna com o figurino exagerado da época e que pode ser copiado para uma noite de carnaval.