Tecido Milenar
Linho Antistress
Muitas coleções fizeram maravilhas com este tecido que é considerado a melhor opção para os dias quentes.
Sinônimo de classe, linho já vestiu sacerdotes no Egito dos faraós e promete ser o santo remédio para as altas temperaturas.
Mas tem uma nova geração que nunca usou linho e não sabe a manutenção adequada, já que é um tecido mais delicado que o algodão, apesar de mais resistente ao tempo.
O linho é uma planta herbácea que chega a atingir um metro de altura.
A planta dura um ano e é semeada logo no início da primavera em climas temperados com um período de crescimento de aproximadamente cem dias.
Não se tem a data exata de quando a fibra do linho começou a ser tecido pelo homem, mas há registros que comprovam o seu cultivo desde 2.500 a.C., pelos egípcios – as múmias egípcias eram enroladas em tecido de puro linho e tinha o significado de luz e pureza.
A tumba do faraó Ramessés II, morto em 1.213 a.C, foi descoberta em 1.881 d. C, e o linho que envolvia a múmia estava em perfeito estado de conservação – após 3.000 anos.
Isto comprova a resistência da fibra em relação a ação do tempo.
Novas texturas
O linho que sempre teve um acabamento convencional se apresenta nas coleções 2017 com novos tratamentos: resinados, encerados (brilhantes), emborrachados, lavados, tingidos com índigo, misturados à seda ou lã, transparente, plissados, tipo gaze, creponado (aspecto amassado), amarrotados a maquina, crocante ou na forma tradicional.
Mas mesmo com processos que afastam o fantasma das rugas, quem optar por roupas neste pano deve encarar os amarrotados como toque de charme.
Roupas sem stress
Linho combate o stress graças às fibras naturais leves, frescas e secas que não cansam a pele e têm propriedade de absorver a transpiração.
Testes de laboratório comprovam que o linho suporta 200 lavagens seguidas á máquina sem perder as características.
Em tons naturais não desbotam nem no escaldante sol do verão.
Eternamente linho
A manutenção bem feita da peça em linho garante muitas estações com a mesma aparência.
Na hora de lavar
- Lave de preferência sempre à mão. A máquina “quebra” os fios, deixando marcas.
- Use sabão neutro (de coco) e enxágue bem.
- Para quem gosta do linho impecavelmente passado, um banho de goma diminui os “amassos” e ainda “segura” a sujeira facilitando a remoção na próxima lavagem. Também facilita na hora de passar.
Cuidados especiais
Linho escuro
- Só pode ser lavado a seco. Escolha uma boa lavanderia.
- Ao passar com ferro elétrico use um pano entre o ferro e o tecido para não “lustrar” a peça
Linho de cor viva
- Sempre descora na hora de lavar. Para evitar prejuízos, acrescente 1 xícara (chá) de sal, de preferência grosso, para cada dez litros de água com sabão. Como o sal ajuda a fixar a cor do tecido, use também para enxaguar com bastante água.
- Não use a máquina de lavar que pode “bater” mais em determinada parte, retirando a cor e manchando a peça em linho.
Linho claro ou branco
- Pode ser lavado manualmente com água e sabão ou na máquina de lavar programada para tecidos delicados.
- Após da lavagem enxágue com bastante água.