Nos desfiles internacionais, muita gente se pergunta quem usaria as roupas exóticas mostradas nas passarelas.
A resposta é ninguém, ou talvez alguma estrela de rock em clipe enlouquecido.
O que os estilistas buscam nestas alegorias é o interesse da mídia. Uma roupa usável não rende notícias. Moda é renovação de hábitos e costumes e os flashes simpatizam com o inusitado, em busca do próximo look.
Estes pequenos “escândalos” rendem publicidade grátis em editoriais espontâneos no mundo todo valorizando ou popularizando o nome do costureiro ou da empresa.
Ao se tornar famoso, o passo seguinte é criar uma essência que transmita as mesmas tendências e fantasias da coleção, numa espécie de roupa invisível e que “vista” como as propostas das passarelas.
Poucas podem pagar milhares de dólares por um traje assinado, mas uma grande maioria consegue se beneficiar dos perfumes que tem grife, dão status e ainda envolvem de sofisticação qualquer produção de roupas. E algumas gotas bem colocadas recebem mais elogios que uma roupa nova.
Vestida com o perfume
Escolher um cheiro que combine com a nossa pele e estilo de vida exige a mesma paciência de provar roupas para escolher o tamanho certo.
- Ao comprar um novo perfume prefira o período da manhã, quando a poluição e outros odores ainda não afetaram o olfato.
- Fragrâncias com base oleosa se fixam na superfície da pele e exalam o mesmo aroma em qualquer pessoa. Já nas bases alcoólicas, depois que o álcool se evapora, os ingredientes naturais se misturam criando um cheiro diferente para cada pele.
- Não caia na tentação de experimentar muitos perfumes ao mesmo tempo. É difícil distinguir mais de três essências na pele.
- Antes de escolher entre três ou mais perfumes, faça uma seleção prévia, cheirando-os numa fita de papel. Só então aplique na pele o que mais agradar.
- Teste o perfume em seu pulso, onde é possível medir as pulsações. O calor desta área acentua a fragrância.
- Não compre perfumes logo após a prova. Espere um mínimo de quatro horas para ver como o cheiro se mistura com a pele. As notas de fundo irão permanecer 15 minutos, as de coração, 20 minutos e as notas de base, mais duradouras, só aparecem depois de quatro horas.
- Ao sentir insegurança, solicite uma amostra grátis e tome a decisão com calma.
- Ao borrifar o perfume, mantenha-o a 30 centímetros de distância. Em contato com o ar, o excesso de álcool evapora e a fragrância envolve naturalmente.
- Se o perfume é muito forte para o seu gosto, experimente uma receita caseira: adicione uma solução feita com 90% de álcool extra neutro e 10% de água destilada (à venda nas farmácias de manipulação) e vá pingando com conta-gotas até chegar ao ponto desejado.
- Evite exageros em entrevista de emprego, ao visitar doentes, em restaurantes e no primeiro encontro. Mas mesmo em outros ambientes, muito cuidado com a dosagem. Perfume demais enjoa.
- As áreas de maior irrigação sangüínea são as mais indicadas para receber o perfume: pulsos, atrás das orelhas, nuca, dobras dos braços e atrás dos joelhos. Uma borrifada na raiz dos cabelos, seguida de escovadas, perfuma todos fios.
- Não adianta usar perfumes nas roupas. O tecido não fixa a fragrância e os óleos e o álcool usados na composição podem manchar e até danificar as fibras.
- Guarde seus perfumes na caixa original, longe da umidade, luz e calor, evitando que a essência se oxide com o tempo, perdendo o cheiro original. Embalagens em spray duram mais, por ficarem longe das bactérias dos dedos humanos e ter menos contato com o ar. Alguns perfumes modernos como o de Tom Ford não tem tempo de validade.
Perfume de mulher
- Em 1937 a estilista Elsa Schiaparelli lançou a fragrância Shoking, num frasco que homenageava as curvas exuberantes da estrela americana Mae West. Recentemente, Jean Paul Gaultier homenageou Madona na embalagem frasco-mulher do seu perfume). A brasileira Shirley Malmann foi a estrela dos anuncios publicitários em todo mundo.
- Para fazer um litro de óleo de rosas é preciso mil e duzentos quilos de pétalas de flor. Como isto sairia muito caro, os químicos inventaram o óxido de rosas, material sintético que tem o mesmo cheiro das rosas de verdade.
- Os jasmins dos perfumes são colhidos de madrugada, ainda molhados do orvalho, antes do aroma da flor se alterar.
- Existem perfumes com mais de seiscentos componentes diferentes. Parece muito, mas não é. Os perfumistas contam com quase seis mil essências, entre naturais e sintéticas, para criar novas combinações.
- Graças a Marilyn Monroe, o Chanel n°5, criado em 1921, se tornou o perfume mais famoso e vendido do mundo. Ao responder com que roupa dormia, ela revelou que usava apenas duas gotas de Chanel n°5 .
Notas de aroma
Um perfume é composto de três partes:
Notas de cabeça
- É o primeiro aroma que se sente ao cheirar o perfume. São as essências mais voláteis, como as do limão, da laranja, da bergamota, da lavanda, do pinho e do eucalipto.
- Quando um perfume é muito fresco, suas notas são quase todas voláteis, o que faz com que seu aroma dure menos tempo.
Notas de corpo
- É a personalidade do perfume, em que se utilizam essências menos voláteis e mais fortes, entre elas, as aromáticas (tomilho), as especiarias (cravo, canela), as florais, as químicas (aldeídos), e as amadeiradas (patchuli). O aroma permanece na pele por aproximadamente duas horas.
Notas de fixação
- É o aroma que fica na pele. Usam-se normalmente resinas, essências amadeiradas e de origem animal, como o musk, o castor e o civete.