Aquecendo decotes

O frio proporciona mil e um motivos para vestir bem.

E existem dezenas de abrigos para dar aquele toque elegante que só inverno permite.

Listei peças do vestuário que estão na moda neste inverno para aquecer vestidos e blusas leves ou decotadas.

Peças para dar adeus ao frio

casacos

Conheça as origens 

Bolero

bolero-3

Casaquinho de origem espanhola, aberto, sem manga, tipo corpete, quase chegando à cintura.

No início do século XX, os boleros eram usados com blusas de gola alta e babadinhos e com saias longas.

Ressurgiu nas décadas de 1960 e 1970, sendo trajado com saias ou calças. Use de dia e de noite, inclusive com roupas de festa.

Blazer

blazer

Paletó geralmente preto, marinho ou branco com brasão no bolso e botões dourados.

Inicialmente usado por homens, no começo do século 20, foi incorporado pelas mulheres a partir dos anos 1920.

Tem tudo a ver com a tendência Navy. Use de dia e no trabalho.

Blusão de Aviador (bomber)

bomber

Blusão que vai até a cintura, com abotoamentos simples, usado inicialmente pelo Exército americano durante a Segunda Guerra Mundial. Use de dia em couro ou tecido.

Capa

capa

Termo genérico para uma peça externa solta, com ou sem mangas, que cobre o corpo desde os ombros até os quadris, os joelhos ou tornozelos. Foram especialmente populares na década de 60 e voltaram à moda neste inverno. Use de dia e a noite. Pode ir a festas.

Capa de chuva

12342616_10153197961190779_2358165163219149663_n_grande

Criada com base no Trench-coat do final do século XIX, a capa de chuva foi desenvolvida como uma peça impermeável, sendo usada por homens e mulheres. Na década de 30, versões em estilo militar, com dragonas e pala dupla nos ombros, era usadas com a gola levantada e com o cinto folgado por estrelas de Hollywood. Hoje é um clássico de inverno para todas as horas.

Cardigan

cardigan fashion looks femininos inverno[3]

Usado pelos oficiais do Exército britânico no século 19, o então paletó de malha de lã foi adaptado ao sportswear e, simplificado, perdeu as golas e ganhou uma estrutura seca.

Nas décadas de 1920 e 1930, Chanel ajudou a divulgar o cardigã como parte de um conjunto duas-peças com cardigã, suéter e saia. Atualmente é uma peça versátil para homens e mulheres.

Estolas

estola

Quem não lembra as estrelas de cinema envolvidas em estolas.

Estes agasalhos compridos e retangulares, geralmente usados em volta dos ombros, entraram na moda pela primeira vez na década de 1950, usada á noite, sobre vestidos sofisticados.

Recomendadas para noites de festas e dias com mais charme, as estolas sempre criam estilo. Use como toque de luxo em roupas esportivas, como o terninho preto. Sofistica o tubinho básico e qualquer roupa de gala.

Japona ou Pea Jacket

pea jacket

No século XIX, a japona era um paletó jaquetão pesado, que ia até os quadris, usado por marinheiros, pescadores e operários.

Na década de 1920, Chanel tornou popular seu formato.

Também conhecida como “pea jacket”, expressão inglesa derivada do holandês.

É o formato dos paletós “boyfriend”. A forma quadrado está muito moderna nas propostas de volume.

Mantô

mantos-femininos-cris-cardoso

Casaco volumoso acompanhado, ou não, por um capuz. Em meados e no final do século XIX, era usada pelas mulheres como peça externa. Costumava chegar até a cintura ou até os quadris, confeccionado de tecidos leve de lã. Fundamental em lugares muito frios e a qualquer momento.

Paletó

moda-outono-inverno-2014-tendencias-blazer-vermelho-camisa-branca

Casaco com bolsos externos, comprimento até o quadril e com variações no número de botões. Acinturado é usado em situações mais formais. Amplo (boyfriend) é um coringa confortável para qualquer hora. Use sempre.

Parkas

parkas

Agasalho com capuz semelhante ao anoraque, em geral de maior comprimento, corte mais solto e tecido mais leve.

Está super moderno. Use informalmente.

Pelerine

pelerine-inverno-02

Capa elegante usada pelas mulheres em meados do século XIX. Baseada numa velha capa de romeiro, a pelerine tinha extremidades compridas na frente e era curta atrás, indo geralmente até a cintura. O formato continua atual. Pode abrigar até roupas de festa Poncho: pedaço quadrado ou retangular de tecido de lã com uma abertura no centro para a cabeça. É usado reta ou diagonalmente. Originário da América do Sul costuma ser tecido em padrões e desenhos coloridos. O formato geométrico do poncho foi usado para muitas modelagens. Prático pode ser o abrigo para muitas roupas.

Safári

blogos-marcos-6saharienne

Possui bolsos grandes e chapados (com abas abotoadas) e cinto. A princípio, era usada com calças curtas, na savana africana do final do século XIX.

Nos anos 1960 conquista as passarelas pelas mãos de Saint-Laurent.

Nas coleções atuais aparece com muito destaque. Use esportivamente.

Smoking

smoking2untitled

Para ocasiões formais, é um paletó bem cortado, feito em tecido preto ou escuro e cujas lapelas são confeccionadas em seda, veludo ou brocado. As mulheres também ganharam sua versão no final dos anos 1960.

Peça nobre em qualquer figurino. Tanto pode vestir com jeans surrados como com um vestido de festa