Existem datas que exige a busca por presentes, mesmo em uma época de recessão.
Mas nem sempre é o valor que conta. Originalidade na escolha é o que interessa.
Os cuidados na hora de comprar presentes
Presentes entre enamorados
Dicas para quem oferece
- Ao oferecer presentes, é importante dar prazer a quem está recebendo. Você sonhar em ter uma esteira para correr em casa, não significa que o mesmo presente faça sucesso com alguém que considera apertar o botão do controle remoto como um exercício físico.
- Não tente ser ditador de gostos, do tipo que nunca se sabe se está dando um presente ou uma lição. É gafe presentear com um livro intelectual a quem adora ler gibi.
- Evite os presentes com mensagens. Oferecer um livro de cozinha para pessoa ou namorada que nem sequer sabe descongelar comida é mico.
- Só ofereça presentes “úteis” sob encomenda. Fogões, panelas, objetos de decoração são fundamentais para um enxoval ou reposição, mas muitas mulheres preferem um presente mais pessoal.
- Roupas íntimas pode ser um presente “quente”, mas exige um relacionamento para lá de íntimo, desaconselhável para início de namoro.
- Seja criativo. Muito melhor que presentear com o CD que todo mundo já tem, ofereça tickets para algum concerto ou peça de teatro que esteja na cidade. Mas certifique-se do gosto pessoal do presenteado. É desafino levar um MPB sacramentado em concerto de rock metal, por exemplo.
- Tente presentes práticos, mas românticos. Se a lembrança é literalmente só uma lembrança, incremente o pacote com papeis e fitas coloridas, demonstrando o carinho e a dedicação ao presenteado.
- Cuidado ao presentear roupas: devem ter o tamanho e o gosto certo. Nada é mais constrangedor que oferecer uma camisa verde desespero para quem só usa neutro ou manequim que nem de longe tem medidas da presenteada.
- Perfumes e maquiagens também rondam as áreas perigosas. Como são pessoais, só valem como reposição.
- Tenha em mente que não é o valor do presente que garante o sucesso. Acrescente sempre um cartão com um belo texto.
Dicas para quem recebe
- Um presente deve ser sempre recebido com solenidade. Mesmo sendo um totem gigante do Mickey, é obrigatório agradecer.
- Aprenda a agradecer com espontaneidade, sem exageros, principalmente quando o presente for uma roubada.
- Se o presente for uma decepção tente sem magoar propor uma troca por alguma coisa mais razoável. Lembre-se que enquanto durar o namoro, o presente vai ter de conviver com o casal.
- Não demonstre descontentamento se na troca o seu presente valer menos ou estar a quilômetros do que esperava ganhar. Nestas datas, os valores financeiros valem menos que as intenções.
- Antes de abrir o presente leia o cartão, agradeça e faça elogios.
- Elogie também o pacote, mas não se derreta com qualquer sacola de loja.
- Se o companheiro não é dos mais criativos, tente dar pistas com algumas opções durante conversas informais, tipo-adorei uma blusa azul, na loja tal, acho que vou comprar o mês que vem…
- Mas seja sutil e nem proponha presentes fora do orçamento.
- Sinceridade tem hora. Se o presente que acabou de ganhar, não agradou, disfarce. Quem oferece concentra muita expectativa na reação de quem recebe.
- Se o presente for roupa, prove outra hora. Tamanhos comprados errados podem criar constrangimento. Mas não deixe de colocar na frente e comentar que gostou.
- Se gostar do presente, demonstre de verdade. É gratificante quando a escolha acerta no alvo.