Você é o que você come

 Em tempos de Instagram, a receita dos nutricionistas de “você é o que você come” se ajusta perfeitamente aos dias atuais.

Vivemos uma época de glamourização da comida.

Com tanta ostentação no mundo, principalmente através das selfies, nunca se viu tanta manifestação gastronômica.

É comum em qualquer rede social a imagem de pratos elaborados para anunciar um estilo pessoal.

A refeição além de gostosa, tem que ficar bem na foto.

E se juntarmos o que se come com o que se veste, então conhecemos qualquer pessoa por inteiro. O que se come e o que se veste dizem respeito ao seu estilo de vida.

As opções nos hábitos alimentares ou no guarda roupa pessoal ditam quem você é, ou ao menos, a imagem que pretende mostrar no mundo digital.

Boeuf Borgonhone

Atualmente, as refeições englobam um universo muito mais amplo do que tínhamos por costume atribuído a ela.

Hoje a atividade gourmet não diz respeito somente à culinária, mas também está envolvida em áreas que aparentemente não estão ligadas a ela, como a economia, a moda, a psicologia comportamental e o próprio estilo de vida das pessoas.

A gastronomia moderna precisa temperar no cardápio experiências, sabores, sensações, apelos visuais, aromas e texturas para conquistar o paladar dos clientes.

Talvez por este motivo a cozinha se transformou de um cenário com vovós mexendo nas panelas, para uma profissão sedutora para a nova geração que busca se especializar profissionalmente.

Muitos jovens estão optando por esta profissão, afinal chefes de cozinha hoje em dia podem ser tão famosos como as celebridades de cinema ou da TV e muitos ganham salários semelhantes.

Claro que chegar a categoria “Master chef” exige muitos anos de experiência e ter cozinheiros sobre o seu comando.

O Cozinheiro e Coaching Gastronômico Thiago Luzardo é um destes novos talentos deste segmento. Apesar de estar iniciando no mercado gourmet, já se mostra muito promissor.

Recentemente eu participei de um “menu degustacion” elaborado por ele e pelo irmão Rodrigo Luzardo -também no mercado cooking, com pequenas porções de suas especialidades e todo o grupo presente aplaudiu encantado com as deliciosas opções gastronômicas de pratos salgados e confeitaria.

 Comer, rezar, amar

Thiago é um bom exemplo que misturar moda e gastronomia criam uma receita de sucesso.

Ele é filho do famoso figurinista Severo Luzardo, que atualmente assina os figurinos das novelas da TV Record e da Escola de Samba União da Ilha. Severo coleciona entre seus projetos de sucesso o filme “O Tempo e o Vento” e muitas novelas famosas da Rede Globo e Record, além de enredos fantásticos de Carnaval.

Foi um dos seus trabalhos que serviram de inspiração para a opção profissional de seus dois filhos.

No carnaval de 2018, ao criar o enredo “Brasil Bom de Boca” para a Escola de Samba União de Ilha, a culinária entrou na vida da família.

O tema foi inspirado no livro de Raul Lody, com um passeio pela culinária de cada região brasileira e é claro que neste trabalho não podiam faltar os chefes de cozinha.

A premiada chefe Flávia Quaresma deu assessoria a Severo e nomes como Claude Troisgros, Laurent Suaudeau e Roberta Sudbrack participaram junto a mais dezoito chefs dos estados representados.

Flávia Quaresma é formada em gastronomia e em confeitaria, pela Cordon Bleu Academie Culinaire de Paris e comandou o programa “Mesa para Dois”, do canal GNT, ao lado do chef Alex Atala. Thiago inclusive já trabalhou com ela.

O Sabor da Magia

Envolvido pela magica da gastronomia, Thiago decidiu troncar a faculdade de Educação Física e incentivado pelo pai – que passou uma ano provando as receitas de chefs famosos em função do enredo da Escola, decidiu se matricular na “Lê Cordon Bleu”, referencial de Alta Gastronomia no mundo inteiro.

Nesta escola, além dos sabores, aprendeu a ser disciplinado, mais criterioso com ingredientes para levar sempre o melhor para os clientes.

Caponata da Vó Magda

Sua maior inspiração nas receitas são suas avós Magda Luzardo e Margarida, eximias cozinheiras. A sua elogiada Caponata é receita da Vó Magda. Infelizmente elas já se foram, mas onde estiverem devem estar amando o trabalho do neto. Afinal o segredo para uma refeição maravilhosa passa por ingredientes de qualidade, e conforme Thiago, “deve adicionar amor e carinho, imprescindível em qualquer receita, além de uma boa energia, que interfere muito no resultado final”.

Thiago tem se dedicado aos almoços nos sábados (entregue a domicílio), jantares e almoços pessoais, eventos corporativos e coaching para quem pretende aprender os truques de uma boa refeição.

Bobó de Camarão

Entre as muitas opções do cardápio destaque para o seu Bobó de Camarão, o brasileiríssimo Baião de dois , o delicioso Coq au vin, e as massas frescas.

Em eventos, coquetel ou jantares customizados, Thiago ouve o cliente para saber o que deve servir e vai ajustando, dando um toque aqui, outro ali. Assim monta um cardápio personalizado.  Mas na maioria dos casos os consumidores preferem um menu feito por ele.

Quem quiser provar as delicias propostas por Thiago deve acompanhar o cardápio da semana que ele lança todas as terças-feiras em suas redes sociais. As encomendas são aceitas até sexta feira as 18:00 h. No sábado, a partir das 11h. começam as entregas. Um motorista atende a zona sul, iniciando pela orla do Flamengo, Botafogo e terminando em Copacabana. Um motoqueiro faz as entregas na ilha.

Quem quiser encomendar as delicias que ele cria podem acessar

o Instagram @luzardoth , onde está sempre disponível seus cardápios, e um link direto pro Whatsapp, para quem deseja fazer orçamento e pedidos. Os preços são acessíveis e a qualidade fantástica. Tudo com a energia do Thiago Luzardo que pode ser medido pelo seu sorriso contagiante.

E não esqueça de fotografar e postar o prato. Bom para a imagem e principalmente para o paladar. Bon Appetit!