Trompe-L’oeil, a moda com perspectiva

O efeito Trompe L’oeil

O efeito foi um dos pontos chaves da coleção Primavera 2016/17 da Gucci, onde aparecia formando babados, gravatas e até mesmo cintos.

Nicole Kidman usou um Gucci com este efeito no SAG Awards.

Tudo fake. O bordado chapado imita os volumes

gucci 2016 4

gucci 2016 2gucci 2016 6

Dakota  Johnson também usou um vestido da mesma coleção Gucci no programa Jimmy Fallon

gucci2016gucci 2016 1

Um truque de perspectiva

Derivada do francês, a expressão Trompe-l’oeil significa, literalmente, “engana o olho”.

O efeito Trompe L’oeil Um truque de perspectiva que dominou o mundo da moda

É uma técnica artística que usa truques de perspectiva para criar uma ilusão de ótica, fazendo com que um desenho bidimensional aparente possuir três dimensões.

Mas  quem pensa que Alessandro Michele foi o precursor da tendência Trompe-l’oeil com a moda, é bom lembrar que já foi sucesso nos tempos de Salvador Dalí e Elsa Schiaparelli.

Efeito Trompe-l’oeil na moda: de 1930 a 2017

O efeito Trompe L’oeil Um truque de perspectiva que dominou o mundo da moda

O Trompe-l’oeil foi muito utilizado na arquitetura e na pintura para criar efeitos visuais, sobretudo no período Barroco.

Durante a década de 1930, a técnica foi incorporada pelo mundo da moda através da estilista italiana Elsa Schiaparelli.

O efeito Trompe L’oeil Um truque de perspectiva que dominou o mundo da moda

Schiaparelli à esquerda e Hermès à direita

Sempre em busca da fusão entre a moda e a arte, Schiaparelli criava peças com grande influência dos artistas do movimento Surrealista, como Salvador Dalí, seu amigo pessoal.

A primeira criação da estilista foi, justamente, um suéter preto com uma gravata branca criada pelo efeito  Trompe-l’oeilpeça que fez sucesso e foi rapidamente aclamada pela Vogue como a roupa mais desejada da estação..

Algumas décadas depois, em 1952, foi a vez da Hermès apresentar uma coleção de vestidos e trench coats que usavam da técnica.

As criações eram simples: os detalhes como bolsos e lapelas eram impressos diretamente no tecido, que depois era cortado e  costurado na forma desejada.

Nos Estados Unidos, os vestidos eram copiados (com permissão da Hermès) por Herbert Sondheim e estavam disponíveis em quatro cores: azul marinho, preto, branco e cobre.

Na época, cada peça era vendida por $29,95 dólares.

Os trench coats eram vendidos apenas em Paris e custavam US$100,00

O italiano Franco Moschino usou esta inspiração em uma coleção nos anos 1990.

O efeito Trompe L’oeil Um truque de perspectiva que dominou o mundo da moda O efeito Trompe L’oeil Um truque de perspectiva que dominou o mundo da moda

Hermès, 1952 –  o tecido antes de ser cortado e o trench coat

O efeito Trompe L’oeil Um truque de perspectiva que dominou o mundo da moda

Os vestidos trompe-l’oeil da Hermès fizeram sucesso na França e nos EUA em 1952

Formas que não realmente não existem

O trompe-l’oeil, ao longo dos anos ganhou muitas reinterpretações e a tendência que volta as lojas e passarelas foi incorporado à moda para simular elementos através de desenhos que imitam cortes, laços, babados, botões, jóias, cachecol, mochilas, suspensórios ou coletes e o que a imaginação do estilista permitir.

Os truques podem alterar também com o corte e a modelagem – listras, em posições estratégicas, podem dar a impressão de afinar a cintura e redesenhar o formato do corpo.

A técnica é também uma boa saída evitar criar volume numa produção. Um grande laço amarrado em um vestido pode ser demais, porém, se o laço for desenhado, ele não cria volume e traz o efeito desejado. O mesmo vale para lenços e colares grandes.

 Linha ¨Cartoon¨

Parecem desenhos animados .

Trompe L’oeil, técnica com truques de perspectiva, cria essa ilusão de ótica.
Faz as coisas parecerem ser em 3D e por isso fica tão interessante na roupas que no caso da Gucci foi feita com tecido de paetês e debrum preto.gucci 2016 10gucci 2016 12gucci 2016 14gucci 20168gucci 2016 9 

Paper Dolls

No desfile verão 2017 da Moschino, que foi todo inspirado em bonecas de papel, o Trompe-l’oeil apareceu para reforçar o clima divertido e irreverente da coleção.

O estilista Jeremmy Scott brincou com truques de perspectiva em praticamente todas as superfícies têxteis, trazendo pérolas, correntes, biquínis, babados e até mesmo lingeries que não passavam de estampas (inteligentíssimas, por sinal!).

O efeito Trompe L’oeil Um truque de perspectiva que dominou o mundo da moda

O efeito Trompe L’oeil Um truque de perspectiva que dominou o mundo da modaO efeito Trompe L’oeil Um truque de perspectiva que dominou o mundo da moda

 Moschino Verão 2017

Thom Browne

Foi buscar inspiração nas pool parties de verão para criar a sua coleção. Abusando das cores pastel, ele apresentou uma sequência de looks inteiramente construídos sobre o efeito Trompe-l’oeil: tratam-se de peças únicas, que simulam um traje completo através de estampas, recortes e detalhes estratégicos.

O efeito Trompe L’oeil Um truque de perspectiva que dominou o mundo da moda  O efeito Trompe L’oeil Um truque de perspectiva que dominou o mundo da moda

Thom Browne verão 2017

O efeito Trompe L’oeil Um truque de perspectiva que dominou o mundo da moda  O efeito Trompe L’oeil Um truque de perspectiva que dominou o mundo da moda