Tendência Hipster

Você sabe o que é Hipster?

A coleção de Alessandro Michele para Gucci é o maior exemplo da moda Hipster.

 

As roupas e combinações de cores e estampas podem parecer estranha para você, mas já fazem parte do universo deste segmento de moda há muitos anos.

Em matéria de visual, esta “nova elegância” surgiu em Tóquio.

Sem saber as regras de como vestir as roupas ocidentais os consumidores japoneses começaram a misturar sem pudor gênero, cores e estampas criando um visual anárquico, bem ao gosto dos jovens, e inovador.

Sem saber estavam criando uma nova estética pop e uma vertente de inspiração para a moda. A Gucci agradece

Hipster é uma palavra inglesa usada para descrever um grupo de pessoas com estilo próprio e que habitualmente inventa moda, determinando novas tendências alternativas

O termo deriva de “hip”, um adjetivo inglês usado desde a década de 1940 com o significado de “descolado” ou “inovador”, designando os jovens brancos e ricos que imitavam o estilo dos negros do jazz.

No início de 2000, a palavra surgiu para classificar um grupo de pessoas que na maior parte das vezes tem entre 15 e 25 anos, geralmente de classe média, que combina peças de roupa de estilo moderno e vintage, compondo um look original.

Essa mania que parece ser atual iniciou nos anos 1940

O termo ”hipster” começou a ser empregado quando os adeptos eram conhecidos como ”sujeitos que curtem jazz”.
Anos depois com a mutação da música e cinema, os hipsters passaram a ser conhecidos como sujeitos adeptos do saudosismo.

Os hipsters como moda começaram a aparecer por volta de 1999 a 2003 .

hipster2

Os hipsters seguem tendências próprias e quando outras pessoas passam a adotá-las, eles as abandonam e saem em buscas de novas.

E assim sucessivamente

Se você quer ser um hipster procure usar nada do que o povo usa.

A moda hoje não vai servir pra você.

Misture e baseie seu jeito de vestir numa elegância sessentista ou nos anos oitenta em que seus pais dançavam em “boates”  ao som de Cindy Lauper, Madonna e Hal & Oates.

Mas algumas características marcantes não são abandonadas

Os hipsters correm atrás do vintage e roupas que imitam peças lançadas décadas atrás, misturando tendências variadas em busca do saudosismo.

Os homens usam calças skinny jeans, surradas, claras, escuras ou até mesmo de couro, jaquetas jeans ou inspiradas no rockabilly misturados com camisas dos anos 1970 e 1980 e raramente para os anos 1990.

Óculos grandes, amarelados como aqueles que seu avô usava quando jovem e aquelas jaquetas jeans com uma estampa gigante nas costas como as do Hard Rock Cafe.

homens

As garotas usam vestidos floridos, sneakers, calças de couro, skinny, jeans surrados, roupas vintage, sapatos escuros e dificilmente acessórios berrantes como os dos anos 1980.

Os cabelos dessa turma são diferenciados, despenteados ou com cortes que hoje em dia definitivamente estão fora de moda como o corte “Romeu” ou “Pigmaleão ”  visto em profusão nas passarelas da Gucci

Gostam de contrariar as convenções sociais, têm antipatia pela cultura comercial dominante e procuram resgatar as culturas populares locais.

São contra aquilo que é descrito em inglês como mainstream, palavra que descreve os costumes, tendências e modas mais populares e seguidas pela maioria.

Se para alguns, os hipsters se vestem de um jeito inusitado e autêntico, para outros são classificados como cafonas, com visual afetado e combinações desastrosas.