Roupa de etiqueta

As roupas de qualidade trazem informações na parte interna que são de extremo valor na hora da compra e da manutenção

Etiquetas de roupas significado

Fique atenta.

Toda peça de roupa deve apresentar na etiqueta, além das informações quanto à lavagem e conservação, razão social, marca do fabricante e país de origem, além da composição do produto.

Estas etiquetas ocultas nunca devem se perder de vista

Normalmente ao comprar roupas, a primeira etiqueta que interessa é a do preço.

Porém são as etiquetas internas com símbolos da forma correta de lavagem e conservação da peça e outras informações do fabricante é o que mais interessa

Confira o significado de etiquetas com símbolos, que embora não dê o status da marca da roupa, garantem uma vida mais longa da sua roupa preferida.

Entenda os símbolos

Etiquetas de roupas

Decifra-me ou te devoro

  • Normalmente as etiquetas contêm explicações de cinco processos básicos que se referem à conservação da peça, são eles: lavagem, alvejantes, secagem, limpeza a seco e modo de passar.
    Todo símbolo marcado com um X informa que o procedimento não é permitido.
    Figuras em forma de tina, indicam modo de lavar e quando acompanham números indicam a temperatura da água em que a peça pode ser lavada.
  • Já as que são acompanhadas por traços referem-se quanto à agitação em que a peça pode ser submetida dentro da máquina, um traço pequeno abaixo da figura significa agitação reduzida, dois traços, agitação muito reduzida.
  • Quando não houver traços indicativos abaixo da figura, a peça pode ser lavada como de costume, com agitação normal. Em algumas máquinas de lavar a agitação pode ser controlada pela opção, “lavagem de peças delicadas”.
  •  Se o símbolo vier acompanhado pela figura de uma mão a peça só poderá ser lavada a mão, por isso mantenha-a longe da máquina de lavar para não danificá-la.
  •  A utilização de alvejantes é representado pelo símbolo de um triângulo e o alvejante com cloro será somente permitida quando a peça apresentar o triângulo com as letras CI impressas dentro do símbolo. Lembre-se que nos casos em que há um X o procedimento não é permitido.
  •  Os símbolos representados por um quadrado indicam o modo de secagem das peças, quando acompanhados por um círculo no meio indica que a secagem pode ser feito em secadora, já quando acompanha pontos dentro do círculo informam quanto à temperatura ideal para a secagem sendo um ponto para temperatura baixa, dois para temperatura elevada.
  • Já quando o quadrado apresentar traços a peça deve ser posta para secar na horizontal ou vertical, quando a figura apresentar vários traços, recomenda-se secar a peça naturalmente.
  •  Quanto ao modo de passar é preciso atenção aos pontos que normalmente constam dentro da figura de um ferro, pois estes indicam a temperatura ideal ao tipo de roupa. Um ponto indicada uma temperatura de no máximo 110ºC, já dois pontos indicam 150ºC e para três pontos a temperatura não deve ultrapassar 200ºC.
  • Peças com etiquetas em que há uma indicação que não deve ser lavada nunca, são confecções que agem de má fé, pois dessa forma tornam-se isentos de qualquer responsabilidade caso a peça venha a ser danificada durante a lavagem, já que quando o cliente se sente prejudicado pela falta de informação, pode procurar o PROCON a fim de ser ressarcido, porém quando há etiquetas assim a confecção não pode ser responsabilizada.

Outras informações importantes

A-  Etiqueta do fabricante

Indica a origem e a procedência de fabricação

B-Etiqueta controle de qualidade

O número e o código certificam uma rigorosa inspeção do fabricante.

C-Botão

Detalhe extra que indica um acabamento de primeira (algumas roupas trazem também alguns metros de linha da cor da peça para bainhas.).

D-Etiqueta Composição dos tecidos

Especifica o tipo e percentual da fibra usada no tecido para facilitar a manutenção.

E- Etiqueta de manutenção

Informações fundamentais para lavar e passar a peça.

F-Etiqueta de código de barras

Podem trazer inúmeras informações como pais de origem, produto e controle de qualidade, entre outras.

G-Etiqueta de tamanho.

Em fabricas que exportam para todo o mundo é normal trazer informações de tamanho para cada país.