Preso no Xadrez

O xadrez já se tornou um clássico

E aparece com destaque nas coleções de inverno e verão

00-OS-~1

Do elegante pied-de-poule ao colorido escocês não há quem não goste de usar xadrez.

Desenhos gráficos como os xadrezes servem a qualquer formato de corpo.

xadrez2

Xadrez pode ser combinado com tecidos lisos, com jeans, com os militares, com estampados que repitam a cor ou xadrezes diferentes e misturados. Claro que tem que ter estilo para fazer este mix de xadrezes, mas o resultado pode ser bem inovador.

Os tipos de xadrez

Xadrez Pied- de- poule (pé de galinha) e Pied- de- coq

Xadrez P ied-de-poule moda grandeXadrez Pied-de-poule moda grande 2

Trama clássica que explora o efeito ótico no tecido caracterizado por pequenos quadrados com um dos vértices cortados, dando a impressão do pé- de- galinha, tradução do nome em francês.

Foi criado na Inglaterra durante a revolução industrial.

Em 1934 a revista Vogue faz destaque do padrão na sua edição de Janeiro, impulsionando e associando a estampa a símbolo de alta-costura.

As décadas que se seguiram viram a Casa Dior, designers como Roger Vivier mas principalmente a Casa Chanel fazer um aproveitamento da estampa, consolidando o seu status icônico.

Xadrez Pied-de-poule chanel 3Xadrez Pied-de-poule chanel 2Xadrez Pied-de-poule chanel

Originalmente masculino, se transformou em tailleur usado por Lauren Bacall em filmes “Noir” da década de quarenta influenciando todas as mulheres a usá-los.

Lauren-Bacall-tailored-jacket

Quando a estampa é maior, chama-se Pied- de- coq, pé de galo na tradução literal.

Este xadrez clássico está associado ao chique e volta à moda inspirado na elegância francesa

  • Liberado para qualquer formato de corpo, inclusive para o dos homens, mas cuidado com estampas muito graúdas.

Xadrez Tartan

Tartan 1Tartan 2

É o xadrez que identifica os desenhos estilo escocês.

A base dos tartans resulta da tecelagem de fios coloridos da urdidura e da trama que, ao se cruzarem, formam desenhos em ângulos retos. Os blocos resultantes no desenho se repetem nos sentidos vertical e horizontal, fazendo surgir linhas e quadros conhecidos como sett.

O Museu Real da Escócia, em Edimburgo, mantém uma exposição com mais de 1.600 tartans diferentes. Com toda essa história e tradição, algumas empresas registram seus próprios desenhos de tartans para a identificação de seus produtos como uísques, fumo para cachimbo, biscoitos, entre outros.

Coco Chanel quem trouxe para o guarda roupa feminino roupas elegantes e confortáveis no padrão tartã.

lady di 3lady di 1lady di 4

O xadrez preferido de Lady Di.

Era tecido na Escócia desde a Idade Média, coloridos com o pigmento natural de amoras, morangos e framboesas.

kilt tradicionalprincipe charlesoriginal kilt escoces

Por volta de 1730, os Highlanders começam a vestir o tecido em Kilts, mas foi no final do século Dezenove que os escoceses iniciaram a usar os xadrezes para distinguir as famílias.

origem Tartantartan 4

O desenho era como insígnias. Cada clã criava diversos “tartans” (o termo para o desenho e cor), para diferentes ocasiões.

punkgrunge

Este tipo de xadrez colorido voltou à moda no visual dos punks e mais tarde no movimento grunge e como o rock é uma das grandes influencias atuais, esta estampa está com tudo.

  • Use em saias calças, tops e até paletós para um toque bem humorado.
  • Evite em locais de maior volume, pois geralmente aumentam a silhueta.
  • Na roupa masculina pode aparecer em calças, camisas e até paletós.

Xadrez Vichy (ou Buffalo)

Xadrez Vichy moda 4Xadrez Vichy moda

Nome de uma cidade balneário na França, famosa por ser o centro de produção de tecidos axadrezados (em quadrados grandes e pequenos) com duas cores contrastando.

É o típico xadrez de toalhas de mesa das cantinas italianas. Nos Estados Unido é chamado de “buffalo”.

Xadrez Vichy brigiteXadrez Vichy Brigitte 2Xadrez Vichy lady di

Entrou na moda no corpo de Brigitte Bardot ao posar com biquíni nesta estampa e também no vestido que casou em 1959 com Jacques Charrier, que foi imediatamente copiado em todo mundo.

Xadrez Vichy azedineXadrez Vichy audrey hXadrez Vichy audrey

Usado como marca registrada de uma rede popular de lojas francesas, a Tati, o xadrez acabou nos desenhos do estilista Azzedine Aläia nos anos 1980, influenciando a moda até hoje.

·       Perfeito para vestidos, camisas, saias e calças.

·       Adequado também para camisas masculinas.

 Xadrez Madras

Xadrez Madras moda1

Padrão xadrez originário da cidade de Madras na Índia, usada pelos pescadores.

Se caracteriza pelo desenho irregular, misturando listras horizontais e verticais de várias espessuras e cores vibrantes como o pink, açafrão, azulão, roxo e laranja.

Xadrez Madras moda

Foi muito utilizado no século Dezenove em lenços e xales.

Nos anos 1970 estampou saias longas e batas com fio metálico na composição. Este é um xadrez se presta para qualquer formato de roupa, especialmente camisas masculinas e femininas.

 Xadrez Argyle

argilear2

Argile é um desenho com padrão de losangos multicoloridos, inspirados no Tartã do clã escocês Argyle.

Era um padrão clássico para suéteres e meias masculinas, até a moda descobrir o potencial da estampa para outras peças do vestuário.

argile 2imagesCARRVQ5D

Inicialmente tricotado a mão na Grã- Bretanha chegou à moda através de meias masculinas e se estendeu a outras peças do guarda roupa, especialmente na malharia.

Foi febre nos anos 1930 e por um bom tempo congelou no clássico.

A moda recuperou o desenho e hoje tanto pode estampar um tricô formal, como aceitar interferências bem radicais.

Por ter um desenho discreto, em formato geométrico que cria linhas diagonais, a estampa Argyle veste bem qualquer corpo e uma boa opção para os homens.

Xadrez Burberry

Looks em Xadrez: a estampa do Inverno Os diferentes tipos de padronagens, origem e um pouco da históriaLooks em Xadrez: a estampa do Inverno Os diferentes tipos de padronagens, origem e um pouco da história

Um dos tartans mais famosos do mundo da moda é o da Burberry, com mais de oitenta anos de existência como marca registrada.

Criada em 1856 por Thomas Burberry, a Burberry alcançou reconhecimento inicial com o clássico trench coat.

Apesar de Thomas Burberry ter desenhado o trech coat em 1901,  foi a beleza do seu forro que tornou esse item um ícone da Burberry, que apareceu nas peças da grife em 1924.

Fazendo uma apropriação cuidada e trabalhada da tradição escocesa de tartãns, Thomas Burberry conseguiu universalizar um xadrez em tons de bege, vermelho, preto e branco que se tornaria icônico.

Sua propagação e popularização se consolidaria após a segunda metade do século passado fazendo do estampado xadrez da Burberry um dos mais reconhecidos e populares do mundo.

Xadrez Príncipe de Gales

Essa variação de padronagem xadrez tem seu nome relacionado a Eduardo VII, que através de sua elegância quando príncipe de Gales introduziu esse tipo de xadrez na moda.

Em sua origem era obtido pela trama dos fios de lã nos teares, permanecendo durante muito tempo como um desenho exclusivo da moda masculina, no entanto, hoje veste homens e mulheres.

Também conhecido como glen check, ele é formado por diversas linhas muito finas horizontais que se cruzam com a mesma quantidade de riscas verticais formando um padrão xadrez melhor percebido de uma certa distância.

Inicialmente este padrão era encontrado em cores neutras como o cinza, preto e bege, mas hoje é possível encontrar trajes com belas combinações em tons de azul marinho, por exemplo.

Era o preferido da Lady Di, geralmente aparece em peças de alfaiataria e em cores mais neutras.

 

Mais vídeos