Porque roupa de marca custa caro

PREÇO DA ROUPA

No mês de lançamentos da moda para o verão muitos consumidores perguntam por que as roupas de grife são tão caras, já que muitas lojas “fast fashion” mostram itens similares com preços quase 80% mais baratos.

Aparentemente as peças até podem ser parecidas, mas uma analise mais detalhada comprova valores agregados ao custo mais alto de determinadas roupas ou acessórios.

A qualidade tem um preço, que o tempo (e muito uso) consegue justificar.

Money-Money 

Entendendo os preços altos

Não estou tentando com isto desqualificar roupas baratas e sim justificar o alto preço de um mercado restrito que valoriza os detalhes e dirigido a pessoas exigentes com o que vestem.

Sou sempre a favor do “menos é mais”- menos no preço, já que nem sempre o que é barato é o mais econômico.

Uma roupa bem-feita, com bom acabamento e design original sempre vai custar mais em qualquer moeda ou canto do planeta, mas com a certeza de fazer mais sucesso que uma peça industrializada aos milhares, além de permanecer mais tempo em uso.

Existe a gravura e o quadro original

greenmoneydress

Quem tem orçamento restrito recomendo comprar menos e com mais qualidade.

Roupas mais baratas são rapidamente descartáveis enquanto o que têm valor financeiro se mantém no guarda roupa, até pelo teor psicológico de considerar a peça mais nobre.

Diferenças entre a roupa cara e a barata

11958270_1741933559367493_6354711574394064407_o

Entenda o que está pagando a mais como um custo beneficio.

Os tecidos

HFF_Home_Jan13

Os tecidos em roupas mais baratas até podem ser adequados, mas na elaboração foi levado em conta o custo final da peça e não o desejo do estilista de usar o melhor pano para a sua criação.

E talvez o tecido não tenha uma boa “memória” – a habilidade têxtil de manter pregas, drapeados cor e outros detalhes mesmo depois de muito uso.

A confecção

untitled

As roupas baratas não levam em conta os acabamentos como uma roupa de grife.

Geralmente são elaboradas com um custo de produção muito rígido e quanto menos tempo na mão das costureiras, melhor o resultado.

Nas roupas assinadas o resultado final é o que importa.

Algumas roupas chegam a passar uma semana na mão de uma costureira.

Toda esta dedicação gera custo na produção.  Seria como a diferença entre uma bela foto e um quadro pintado por um artista plástico. A foto, mesmo artística se reproduz em minutos. Já um quadro pintado pode até virar um clássico.

Os detalhes

tumblr_np7a95Qeyt1r08l9jo1_500

Na roupa com preço baixo geralmente os detalhes são invisíveis ou exagerados.

Na elaboração de uma roupa de coleção assinada o estilista não economiza em detalhes, desde que tenha a ver com a sua concepção de moda, mas mesmo os mais ousados trabalham bem com o equilíbrio das formas.

O design

Fashion-Design-Sketches

A cada estação o estilista começa um novo desafio desprezando modelagens de outras estações e começando tudo do zero, flertando com o perigo de acertar ou errar nas novas propostas.

A roupa popular não se importa em aproveitar modelagens comerciais por longos anos mudando apenas alguns detalhes ou tecido.

E também copiam os best-sellers dos criadores influentes.

A engrenagem da roupa com preço baixo faz roupas e não moda.

A grife

label11

A grife ou assinatura do estilista é o detalhe invisível, mas que traz embutido no preço à segurança de quem veste.

A pessoa muda de postura quando veste uma roupa assinada.

E quanto mais luxuosa, mais aparenta o grau de satisfação.

Esta credibilidade toda gera um preço alto para o estilista (que não pode errar) e para quem decide vestir roupas “grifadas”.

Para ter uma grife o estilista gasta milhões em campanhas públicitárias, modelos famosas, desfiles impecáveis e fornecedores importantes.

A roupa com custo menor não tem a preocupação com o marketing de luxo. A espanhola Zara, considerada top entre as “fast fashion” não gasta um tostão em publicidade na tentativa de diminuir o custo de seus produtos.

christian-dior

Mas só uma milionária conseguiria vestir só as grifes

Minha sugestão é investir em roupas de grife mais duráveis na moda e que possuam o mesmo efeito em qualquer estação e adicionar o que é mais tendêncioso (que dura uma estação) em lojas com preços baixos.

Esta mistura é a receita de muitas elegantes e celebridades que todo mundo curte.