Pérolas a toda hora

Não existe um adorno feminino mais democrático que a pérola.

perolas

Quem tem dúvidas sobre o que usar, usa pérola.

Elas apareceram nos desfiles mais influentes para as temporadas de inverno  e para o verão 2019 não só como joias, mas enfeitando calçados, bolsas e os bordados nas roupas.

images

Em 1910, ao abrir sua primeira butique, Coco Chanel solta uma de suas famosas frases: “Uma mulher precisa de voltas e voltas de pérolas”. Pulando para 1954, Joe Dimaggio dá para sua então esposa, Marilyn Monroe, um colar com as tecnológicas pérolas cultivadas (criadas em ambiente controlado).

E não podemos esquecer da cena inicial de Bonequinha de Luxo, que desde 1961 faz mulheres desejar um lindo colar de pérolas.

Entre os anos 1960 e 1970, uma adoradora de perolas e editora da Vogue: Diana Vreeland, declarou “Nada comunica luxo como pérolas”.

E em 1971, Janis Joplin lança seu último álbum de estúdio, chamado Pearl, que é considerado seu disco de mais sucesso até hoje.

Perolas são como os jeans, vestem a qualquer hora, individualizando cada um.

Em sua simbologia a pérola está ligada à lua, à água e à mulher pela semelhança entre a pérola e o feto. Nascida das águas, numa concha, representa o princípio Yin. Desse triplo simbolismo (Lua – Água – Mulher) derivam suas propriedades mágicas.

Na Pérsia antiga a pérola intacta era o símbolo da virgindade. O termo “furar a pérola da virgindade” está associado à consumação do matrimônio.

No Oriente é considerada afrodisíaca, fecundante, um talismã.

Na Grécia antiga era sinônimo de amor e casamento.

Na China e Índia é o símbolo da imortalidade, daí o fato de colocarem uma grande pérola na boca do morto, para inseri-lo num ritmo cósmico, cíclico de vida, morte e renascimento.

Simbolismo forte também é o das pérolas enfiadas em um cordão. É o rosário, o sutratma, a cadeia dos mundos, penetrados e unidos por Atma, o Espírito Universal.

Tantos simbolismos talvez expliquem o poder das pérolas. Mas para que estes tesouros do mar sobrevivam na Terra, é necessário um mínimo de cuidados:

Como usar as pérolas

chanel1chanel-resort-2014-accessories1-perolas-anel

bolsa1p3

untitlede1185510c8e34f241e644c8598bb6a6frihanna-black-girls-rock-miu-miu-3

Você pode usar as pérolas nos maxis colares, em anéis, calçados, bolsas, lenços, em fim há uma infinidade de opções, mas é importante saber combinar, por mais simples que seja o acessório, as pérolas são sempre pérolas e pedem um pouco de sofisticação.

As pérolas, por exemplo, não ficam bem com roupas de praia, look de academia, mas combinam perfeitamente com a balada, festas em geral, eventos mais formais e para reuniões de trabalho, pois elas passam confiança e sobriedade.

Você pode combinar as perolas com as cores dos acessórios ou das roupas, uma vez que, elas podem ser encontradas em diversas cores para fazer composições incríveis.

Os acessórios de pérolas são muito versáteis e podem compor inúmeros visuais, desde os mais modernos e elegantes aos básicos e sensuais. Tudo vai depender da forma como elas são usadas e das roupas que compõem o look.

As pulseiras e outros tipos de acessórios com pérolas podem ser usados no dia a dia para deixar o visual feminino mais delicado e cheio de estilo.

Como cuidar das pérolas

e1185510c8e34f241e644c8598bb6a6f                                                         

  • Perfumes devem ser usados minutos antes de colocar as pérolas.
  • Evite usá-las em dias muito quentes, ou expô-las ao sol.
  • Pérolas temem ácido, suor, álcool. Peles de transpiração ácida prejudicam a pérola, outras podem beneficiá-la.
  • Para sua limpeza utilize água e sabão neutro, depois seque com um pano limpo e macio.
  • Guarde-as longe do atrito com outras jóias, em saquinhos de veludo ou tecido delicado.
  • Um colar de pérolas deve ser montado novamente a cada ano, ou de acordo com a freqüência de uso. A transpiração e umidade da pele penetram o fio que as prende e faz com que apodreça e se rompa. Conforme o caso, até as pérolas podem ser prejudicadas