Até a grife Valentino, famosa pelo vermelho como símbolo da marca, se rendeu a majestade do branco na coleção mostrada na Semana de Moda para o verão 2020/21.

O show abriu e fechou com looks totalmente brancos.

O branco não colorido é uma soma de todas as cores do espectro

Pierpaolo Piccioli dedicou toda a seção de abertura do desfile Valentino ao branco, exibindo doze looks nesta cor.

A proposta foi trabalhar em algo universal e voltar à essência da forma e do volume, com a camisa branca como inspiração, mas com um tratamento de alta costura.

Dream maker / Heartbreaker

“Criador de sonhos / destruidor de corações” – Você consegue pensar em palavras que descrevam Pierpaolo Piccioli melhor? Eles são retirados da letra de “Moon River”, uma melodia docemente melancólica que Audrey Hepburn cantou em Breakfast at Tiffany’s

A coleção em branco abriu o desfile, com roupas mostrando arejadas mangas de bispo, modelos com babados,  transparências veladas e enfeitadas com penas. O “tudo branco”  desfilou como um ar fresco e otimista da primavera e centrado em uma peça bem conhecida de todos: a camisa branca.

Embora Piccioli afirmasse que as peças não tinham referências religiosas ou históricas deliberadas, os plastrons engomados, as golas das camisas, as mangas onduladas e os babados se configuravam como visões de freiras ou pagãos medievais.

Tanto branco junto lembrou e foi comparado  coleção “All White”, que Valentino Garavani mostrou em 1968, no auge da casa de moda. Piccioli responsável pela segunda época de sucesso da Valentino – se sentiu a vontade de usar as referências do passado, mas com um sotaque moderno.

Em termos técnicos, o objetivo de Piccioli  parece ser o de criar uma imagem mais casual para as volumosas silhuetas de alta costura que ele estabeleceu nas últimas temporadas, e que foram muito bem recebidas.

Com isto ele limpou toda a rigidez das propostas anteriores ao traduzir os vestidos em georgettes leves e flexíveis, com uma fluidez adorável não só em branco mas em deliciosas cores como verde, absinto, pêssego e ameixa.

Sua busca por uma forma mais direta de expressão o levou a visão ingênua do artista do século XIX Henri Rousseau – com imagens de praias ou barcos de um verão no Mediterrâneo, em uma coleção alegre e que tocou os corações. E mais uma vez, como um ritual sazonal, Piccioli  foi aplaudido de pé no final deste show de verão.

Vitória do branco

Império do branco

Foi a cor que simbolizou a moda império, depois da Revolução Francesa (1789) com a ascensão dos valores igualdade e fraternidade que valorizou a limpeza dos trajes.

632d7db8446ebf3261a6b18997078cd934d7b4ecdaa782bca106a4b63a996a28

untitledimagesca68uvi1

A opulência dos vestuários foi substituída pela simplicidade, e os vestidos femininos tornaram-se uma espécie de camisola solta de cintura alta, normalmente feita de musselina e cambraia branca.

O branco volta a reinar

A cara do verão 2020/21, o branco aparece em looks inteiros,  vestido, macacão ou em combinação de peças.

Mas se o look “Omo total” é branco demais para o seu estilo de vestir adote a cor em peças que podem ser coordenadas facilmente com o próprio branco ou com os coloridos da estação.

Deu Branco

Troque por branco alguns curingas do guarda roupas.

O efeito além de refrescante, será sempre moderno.

  • Camisas tipo social.
  • Calças com formato jeans ou alfaiataria.
  • Paletós, malhas verão, meias, suéteres.
  • Terninhos (podem ser em linho).
  • Vestidos para o dia e para a noite.
  • Saias, tops, lingerie, maios, biquínis e sungões.
  • Camisetas, jaquetas em algodão, nylon ou couro.
  • Calçados básicos como o mocassim, a bota ou a sandália.
  • Bijuterias, óculos e relógio
  • Chinelos e tamancas

Branco permitido para os tamanhos maiores

 

O branco pode ser opção também para mulheres graúdas.

Escolha roupas de tecidos macios e fluidos

Quem está fora do peso e quer usar o branco total, pode misturar os brancos com os falsos brancos em estampados ou em coordenações de peças, jogando os tons mais escuros de branco sobre os maiores volumes do corpo.

Xico Gonçalves
Xico Gonçalves
Artigos: 850

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*