New Look faz 70 anos

 Em 2017 a moda comemora um dos momentos mais criativos de sua historia.

O “New Look”  foi um  estilo revolucionário pós a Segunda Guerra Mundial que fez ressurgir uma mulher mais feminina e sensual .

im_dior2008

O blazer Bar (tailleur Bar), foi a estrela da coleção de Christian Dior e atualmente está exposto na loja da Avenue Montaigne em Paris.

Como nasceu o New Look criado por Christian Dior? stylo urbano
Cintura vespa do poderoso New Look da Dior

Foi em 12 de fevereiro de 1947, que Christian Dior apresentou ao público a sua icônica coleção de 90 conjuntos em duas linhas: A linha Corola composta de casacos, saias plissadas e lápis para o dia, e a linha animal print com estampas de leopardo para arrasar a noite.

Após a apresentação, a editora da Harper Bazaar, Carmel Snow disse: “É uma verdadeira revolução querido  Christian! Seus vestidos têm um visual totalmente novo! Essa frase que deu título à revolução Dior na moda. O “New Look”

Entenda a coleção no vídeo The New Look que está legendado em português.

Quando a Europa emergiu das agruras da guerra, Dior com 42 anos na época, começou a reviver em grande estilo a esperança e a fartura para as mulheres que ele mais tarde chamou de “ideal civilizado da felicidade.”

Inevitavelmente, os vestidos de Dior e suas ideias, revolucionaram a indústria da moda pós Segunda Guerra Mundial, e até hoje, prestes a completar 70 anos de idade, a grife francesa continua a inspirar novas linhas sofisticadas pelas mãos dos melhores estilistas.

A maison contratou a primeira mulher para o cargo de diretor criativo, a estilista  italiana Maria Grazia Chiuri responsável pela coleção para o verão 2017/18

Os vídeos abaixo mostram o processo atual de confecção das roupas da Dior e estão legendados em inglês.

O genial Christian Dior nasceu em 1905 em Granville, na França.

christian-dior-em-seu-primeiro-atelier

Começou a desenhar e vender seus modelos, ainda no papel, em 1935, mas começou a produzi-los apenas 3 anos mais tarde.

O estilista preferia criar modelos glamourosos e elegantes em vez da simplicidade prática criada por Chanel.

Gostava de vestidos de saias longas, babados e fitas, cintura e busto bem marcados, criando um modelo de se vestir muito usado na década de 1950.

1782066_735538659854452_7393250660447901592_n

Em 1946, com a ajuda financeira de Marcel Boussac, um empresário da indústria de tecidos, Christian abriu sua primeira maison em Paris, na França.

Foi ele que inventou em 1947 o “Tailleur Bar”,  um casaquinho acinturado, com ombros redondos e saia até o joelho, amplamente divulgado.

Quando morreu, em 1957, deixou seu império nas mãos do estilista Yves Saint Laurent, que acabaria fundando sua própria marca anos depois.

Conheça o que é o peplum

O peplum icônico da Christian Dior

O nome pode parecer um tanto exótico e não remeter a nenhum item do guarda-roupa contemporâneo, ou até soar como um traje digno das melhores ficções científicas ou filmes de época.

A verdade é que o peplum, apesar de realmente ter origem no vestuário feminino da Grécia antiga (especula-se que 500 a.C.) e denominar um gênero de películas que dominou o cinema italiano até meados da década de 1960, é uma simples quantidade sobressalente de tecido que, adicionada a blusas, jaquetas, saias e vestidos, envolve parte da cintura e quadril.

O peplum foi eternizado por Christian Dior em 1947 em sua primeira coleção, que seria batizada de “New Look”.

O peplum foi revitalizado nos anos 1980 e, ao contrário da elegância proposta pelo estilista francês, tornou-se parte da estética extravagante do período.