Manutenção das calças jeans

Só lave seu jeans quando necessário

Muitas pessoas, incluindo o CEO da Levi Strauss e designer de Tommy Hilfiger, recomendam lavar seu jeans apenas algumas vezes por ano.

Jeans-drying

Lavar pode causar desgaste desnecessário em jeans.

Lave os jeans a cada 2 a 6 meses, dependendo do nível de desgaste.

A agenda de lavagem do denim depende do seu uso.

Jeans para trabalhar terá cuidados diferente do jeans de grife usados para uma noite fora.

Como lavar os jeans

laundry-washing-machine-powder-detergent-jeans

Jeans que foram previamente lavados ou desbotados pelo fabricante podem ser lavado por qualquer meio.

Apesar de parecer resistentes, as peças em jeans sofrem desgastes químicos e mecânicos para desbotar e criar efeitos nos tecidos.

Por conta disto o algodão se fragiliza e pode danificar na hora da limpeza.

Mesmo sendo um pano rústico precisa dos mesmos cuidados de têxteis delicados como a seda.

Cada mergulho é um flash

maquina de lavaraid1370636-728px-Wash-Jeans-Step-1

  • Se for lavar sua roupa jeans na lavadora  use um programa para peças delicadas. É a melhor forma de não estragar e manter como no primeiro dia a qualidade do tecido, reduzindo assim o desgaste.
  • Use um detergente suave, nunca use água sanitária nem produtos branqueadores.
  • O único produto recomendável, se deseja que o tecido fique menos áspero, é usar amaciante.
  • Para que a sua roupa jeans não se danifique, você deve usar água fria ou morna sempre, nunca quente porque a roupa pode perder a cor, principalmente a mais escura, além de correr o risco do tecido encolher.

jeans lavar

  • Sempre lave o jeans do avesso, porque a lavagem pode ser muito abrasiva. Assim evitará que o atrito da roupa, os botões, o detergente e demais danifiquem a aparência da mesma.
  • Antes de lavar confira sempre bem a etiqueta para o caso de existir algum conselho específico. Por exemplo, muitas roupas jeans devem ser lavadas sozinhas pela primeira vez; em outros casos, isso não é importante.
  • Um conselho importante para lavar s sua roupa jeans é que lave com outra do mesmo estilo ou com roupas de cores similares.

Washes

  • Não misture com roupas de outras cores. O jeans solta tinta na lavagem e deixa tudo azulado.
  • Mas em compensação se você quiser renovar o tom de um jeans muito desbotado, lave-o junto a um jeans mais escuro. A calça clara vai absorver um toque mais forte de indígo blue.
  • Você deve considerar sempre a possível perda de cor dos jeans, pois lavar com muita frequência poderá desbotar bastante. Por exemplo, se lavar as suas roupas jeans com roupas claras, pode ser que tinja tudo. Portanto, a melhor precaução é lavar tudo o que é jeans por separado.
  • Se quiser que o tom de seus jeans fique mais claro você deve usar produtos a base de cloro, mas vá com calma porque cloro em excesso queima o tecido.

jeans-380x252

  • Depois de lavar roupa jeans, deve pendurar para secar.
  • Não é recomendável usar secadora porque se se secarem muito podem encolher e perder cor.
  • Mas se não puder abrir mão disso, opte por um ciclo delicado e com pouco calor.
  • Tire a roupa quando estiver um pouco úmida e pendure em um varal para que acabe de secar totalmente, não coloque no sol.
  • Antes de estender é aconselhável esticar as costuras para que não encolham, e tente que fiquem bem esticadas para que o tecido não se deforme.
  • O jeans é um tecido que se enruga com muita facilidade, se estender direito e com cuidado ao colocar os prendedores, ficará ótimo, talvez não precise passar com ferro elétrico.

Como tirar manchas de gordura dos jeans

25_m

As manchas de óleo em calças jeans podem ser eliminadas com produtos específicos para este tipo de tecidos que podemos encontrar em qualquer supermercado, ou com remédios caseiros. Os produtos caseiros são bem mais econômicos e, em função de qual usamos, menos nocivos para as peças jeans.

Tire manchas de óleo do jeans com detergente para louça

O detergente lava-louça é um dos desengordurantes mais potentes e eficientes para tirar este tipo de manchas nas peças jeans.

Cubra a mancha de óleo com um pouco de detergente, esfregue com a ponta dos seus dedos até criar um pouco de espuma e coloque a roupa na lavadora e lave com água morna.

Tente usar um detergente de qualidade para obter melhores resultados. O detergente também é muito eficaz e se aplica da mesma forma que o lava-louças.

Tire manchas de óleo da calça jeans com talco

talco

Se você descobrir a mancha de óleo imediatamente, cubra com talco em pó ou, se não tiver, com maisena e deixe atuar durante algumas horas.

Tanto o talco como o amido de milho são produtos absorventes que captam a gordura e o óleo e extraem do tecido jeans.

Depois de algumas horas retire o talco e coloque a calça jeans na lavadora.

Tir manchas de óleo da calça jeans com sabão em barra

O sabão caseiro é um dos desengordurantes mais antigos e eficientes que existe para eliminar manchas de óleo do jeans.

Umedeça com água morna, aplique sobre a mancha, tanto no lado de fora como do avesso, e deixe atuar algumas horas para que o sabão absorva o óleo.

Depois, lave a calça jeans como normalmente.

Tire manchas de óleo da calça jeans com limão

Outro remédio caseiro muito eficaz para eliminar manchas de óleo do jeans é o limão.

Aplique o limão diretamente sobre a mancha, deixe repousar por alguns minutos e lave a peça de roupa na lavadora como normalmente.

Tire manchas de óleo do jeans com pinol ou bicarbonato

img_6461_ins_32883_orig

O pinol e o bicarbonato são produtos muito eficazes para eliminar manchas de óleo do jeans mas os dois podem desbotar a área da mancha porque são produtos mais agressivos do que os anteriores.

No caso do pinol, coloque um pouco sobre a mancha, deixe atuar durante alguns minutos e coloque na lavadora.

Para o bicarbonato, umedeça as manchas de óleo do jeans com água morna, cubra com um pouco de bicarbonato, deixe atuar durante alguns minutos e esfregue com uma escova de cerdas macias.

Repita o processo se for necessário.

Congele seus jeans

jeans frezer

Um truque para prolongar a vida do seu jeans entre lavagens é congelá-los quando eles começam a dar cheiro.

A principal razão para que um jeans comece a ter mal cheiro é por causa de bactérias que são transferidas de nossos corpos para o material durante o uso. Estas bactérias causam odor. Congelar o seu jeans pode matar uma grande porcentagem dessas bactérias, ajudando a reduzir os odores.

Coloque no congelador em um saco de roupas de algodão ou qualquer saco que respira (ao contrário dos sacos de plástico).

Permita que o jeans se aqueça antes de colocar no corpo.