Conheça Lanvin, uma das primeiras grifes de moda do mundo

O inglês Charles Frederick Worh é considerado o primeiro costureiro do mundo no formato atual que conhecemos.

Ele inaugurou sua Maison em 1858 na Rue de la Paix, Paris, mas foi  Jeanne Lanvin em 1889 quem mais divulgou a moda francesa de luxo.

Lanvin

Era uma vez…

Jeanne Lanvin, a criadora da marca, nasceu em  1867 e, desde pequena, trabalhou como costureira em ateliers na celebrada Rue Faubourg Saint-Honoré.

Cabeça feita

Sem mudar de ramo, Jeanne continuou no mundo da moda, mas com um novo foco: os chapéus.

Meteoro Lanvin

Depois de ter transformado a sua chapelaria em uma maison couture, a estilista criou uma linha para crianças. Isso porque, em 1897, nasceu sua filha Marguerite Marie Blanche, primeira e eterna musa da grife.

O logo

jeanne-lanvin-marguerite640px-Lanvin-logo

Em 1907, Jeanne levou sua filha a um baile de gala onde as duas foram fotografadas. A imagem em questão foi imortalizada no logo da casa que esteve sempre calcada no relacionamento entre mãe e filha nutrido pelas duas.

Ao infinito e além!

jeanne-lanvin

Conforme o business ia crescendo, Jeanne se aventurava em cada vez mais departamentos extras: esporte, décor, peles, lingerie estavam na mira da costureira.

Cheiro de sucesso

_lanvin-arpege-edp

Como pede a cartilha das maisons francesas da alta-costura, a Lanvin também teve de lançar a sua própria fragrância.

Por isso, em 1927, surgiu o Arpège – como presente de aniversário de Jeanne para sua filha.

O fim de uma era

Depois de muitos anos a frente de sua label, a diretora criativa faleceu aos 79 anos de idade.

Só em 2001 é que a grife foi comprada pela empresária filantropa Shaw Lan Wang. Ela foi a responsável por colocar Alber Elbaz no posto de diretor criativo para trazer a casa ao século 21.

O futuro

Elbaz permaneceu em seu posto por 15 anos.

Na Lanvin, quem assinou a primeira coleção da era pós-Elbaz, o Pre-Fall 2016, são os estilistas Chemena Kamali e Lucio Finale – e o belo resultado traz um tom de otimismo às fiéis clientes da label.

Agora, a cadeira de diretor criativo é de Bouchra Jarrar, uma couturier minimalista que tem tudo para transformar o estilo da marca por completo.