Jeans Patchwork para 2017

O antigo trabalho de unir pedaços de tecido, chamados de patchwork, costurou muitas coleções de jeans para o inverno 2017 e tem tudo a ver com sustentabilidade.

O Jeans do Inverno 2017 As principais tendências em denim, 70 fotos com pacths, aplicações, detalhes

Para o inverno 2017  o conforto está entre as palavras chaves, assim como tudo que é reaproveitado, reconstruído, levando em conta conceitos de sustentabilidade e do combate do desperdício com o patchwork como destaque.

MTMyOTg1MDI4MDk0MjM3MTUw

Misturar padrões, textura e cores na mesma peça parece ser uma tendência forte já que muitas marcas influentes mostraram o processo nas passarelas.

Patchwork também lembra os anos 1970 quando a estética hippie impunha um look artesanal.

O Jeans do Verão 2017 Patch e patchwork viram febre no street style. Veja fotos com tendências e ideias de customização

Jeans customizados com um patchwork como se a peça tivesse sido feito a partir ou com sobras de outras peças é o grande destaque em tendências em Jeans para as próximas estações

O que é o Patchwork?

O Jeans do Verão 2017 Patch e patchwork viram febre no street style. Veja fotos com tendências e ideias de customizaçãoO Jeans do Verão 2017 Patch e patchwork viram febre no street style. Veja fotos com tendências e ideias de customização

O patchwork é um trabalho manual que emenda retalhos de tecidos costurados para formar desenhos.

Existem registros históricos desta técnica desde que o homem aprendeu a tecer.

No século IX a.C., faraós já usavam roupas com técnicas similares.

Uma versão garante que o patchwork foi levada por comerciantes para o antigo Oriente, depois viajou para a Alemanha, até que chegou à Inglaterra no século XI, sendo utilizada para fazer tapetes e túnicas clericais.

Os primeiros tapetes e acolchoados surgiram somente no século XVI, época de Henrique VIII, e costumavam ser presentes de casamento muito admirados.

Em meados do século XVII, a arte desembarcou nos Estados Unidos e Canadá trazida pelos colonizadores. Tecidos nesta época eram considerados preciosidades, assim como linhas e agulhas (que eram passadas de mãe para filha) e este artesanato aproveitava tudo.

Em 1851, a invenção da máquina de costura caseira foi patenteada e o patchwork se popularizou.