Inverno Doudoune

Afinal o que é doudoune?

O nome pode soar estranho, mas se você já circulou pelas ruas da Itália ou França nos meses de inverno deve ter visto esta jaqueta na maioria dos corpos.

Todo mundo tem uma. Tipo uma “calça jeans” das jaquetas.

É um clássico no frio do hemisfério norte, também conhecida como “down jacket”.

Na moda brasileira a galera chama de “dumdum”.

Pois a moda que atualmente se inspira nas ruas sofisticou este básico invernal e deu novas formas, cores, volumes e estruturas inéditas a este casaco de nylon acolchoado de penas ou espuma sintética.

Até marcas inovadoras como Balmain e Vetéments criaram as suas doudones em proporções “oversize”

Mania de você

“Doudounes” termo que em francês que significa jaqueta, são modelagens em nylon, matelassadas, bem fofinhas e que fazem o maior sucesso com as mulheres, homens e crianças por não ter peso, aquecer de verdade e ser útil até em lugares com inverno ameno, já que os componentes usados regulam a temperatura.

Geralmente são feitas de náilon ou qualquer outro tecido impermeável e forrada com o matelassê (como os edredons) ou então com plumas de ganso.

São muito quentinhas e por isso perfeitas para as cidades brasileiras que atingem temperaturas mais baixas ou mesmo para levar na mala para suportar com elegância o frio do hemisfério norte.

A origem desta jaqueta vêm dos esportes de inverno na neve que exige uniformes leves e muito quentes para suportar temperaturas abaixo do ponderável.

Como usar a jaqueta doudoune

Apesar de serem mais usadas em looks casuais, a jaqueta doudoune também pode fazer parte de produções mais sofisticadas.

O doudoune inspirado na roupa de esqui já está presente na moda a algum tempo, mas depois que apareceu em desfiles como Chanel, Moschino e Fendi virou trend de diversas maneiras, curto, comprido, com ou sem mangas, com capuz ou sem capuz, com detalhes de pele ou não, mais esportiva ou mais clássica.

Agência Fotosite

No desfile da designer em Paris a doudoune ganhou um twist fashion

Agência Fotosite

A modelagem apareceu também em textura aveludada, em modelagens e comprimentos variados.

Uma versão cropped combinada com saia de comprimento mídi foi o destaque da passarela.

Agência Fotosite

Os maxicasacos, usados com calças largas e fluídas se vestiram de preto, marrom e azul marinho.

Agência Fotosite