Hora Bolas

As gravatas de bolas é um clássico no guarda roupa masculino

tie-and-dress-shirt-and-blazer-and-pocket-square-and-waistcoat-original-1375

Está na hora de adotar esta estampa bem humorada para um toque positivo na aparência de quem veste roupas formais ou como complemento em um traje de festa.

Polka dots

bolas 2bolas

A estampa Poá, originalmente conhecida por Polka Dots ou Petit-pois, foi uma estampa que marcou presença no guarda roupa feminino nos anos 1950, usadas freqüentemente em roupas e biquínis.

Contudo, o termo “polka dot” surgiu em 1854 na revista The Yale Literary, tornando-se popular principalmente no Reino Unido, assim passou a ser um elemento clássico na historia da moda.

As possibilidades de uso desta estampa são inúmeras, desde looks formais até casuais, passando por gravatas, lenços, cachecóis, camisas, camisetas e até mesmo calças.

No caso dos lenços, gravatas e cachecóis não há muito como errar, como qualquer outra estampa, fica ótima sobreposta a cores neutras.

Bolas e bolinhas

brown-tie-white-polka-dots

 

Até 1870, nenhum homem se atreveria a usar estampas para enfeitar adornos de colarinho.

Foi o pintor impressionista Edouard Manet quem pela primeira vez posou com um foulard pontilhado de bolinhas para uma foto.

Porém a aceitação só aconteceu nos anos 1920 quando incorporada ao figurino de Sir Thomas Lipton (o do chá Lipton) que transformou suas gravatas de seda azul com petits-points brancos em um ícone da elegância inglesa.

Nos anos 1930, a Maison Charvet, fundada em Paris em 1878 por Christophe Charvet (filho de um camareiro de Napoleão III) lançou outro formato de bolinhas maiores, do tamanho de confetes ou pequenas moedas, que logo se popularizou na França com o nome de “pastilles”, por lembrar as guloseimas.

Entre os maiores fãs das gravatas de bolinhas estão celebridades como o compositor Claude Debussy, o escritor Marcel Proust, o ator Gary Cooper, o presidente John F. Kennedy, o político italiano Silvio Belusconi e Giorgio Armani, que opta pelas bolinhas nas raras ocasiões em que usa gravata.

Como usar

bien-porter-cravate-pois-carreaux

  • Quanto menor o tamanho da bola, mais formal se torna à gravata.
  • Use com camisas lisas combinando com o tom do pois (ou contrastando, os contrastes estão na moda), com camisas listradas, xadrez e até com camisas de bolinhas.

 

 “A moda é o refinamento que corre à frente da vulgaridade e teme ser ultrapassado.”

William Hazlitt