Barba em Dia

Mais naturais, com um aspecto “por fazer” ou longas, as barbas estão em cena.

lumbersexual how to what is man trend hot boys by dainte_thumb[5]lumbersexual3

Lumbersexual – homens barbudos e viris no estilo lenhador. é como são chamados os barbudões.

A palavra, criada a partir de “lumberjack”, que significa lenhador, descreve os homens rústicos, tanto no look, quanto no estilo de vida.

Porém manequins famosos, celeb  e jovens antenados que aposentaram as navalhas e botaram as barbas a vista, transformaram o uso da barba em um recurso sofisticado de estilo.

mh_interna_abarbagrandevoltoumasnaoparaficar-atingiuoseuauge

Mas a história mostra que essa moda pode acabar em breve.

Um estudo publicado pela revista científica “Biology Letters”, realizado por pesquisadores da Universidade de South Wales, na Austrália, aponta que a onda dos barbudos está no auge atualmente, mas é algo que vai e volta com o passar do tempo:
Há quem diga que o atual boom da barba surgiu nos anos 2000, nas grandes metrópoles americanas e europeias.
Com a popularização da moda Hipster (a subcultura ditada por jovens de classe média urbana adeptos de um estilo de vida alternativo), o movimento também foi adotado por celebridades internacionais como símbolo de virilidade e modernidade.
Rob Brooks, um dos idealizadores da pesquisa, afirma que o uso da barba também pode ter relação com o cenário econômico mundial, e acredita que a moda atual da barba massiva teve origem na crise americana de 2008.
Brooks ressalta que após a quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, um movimento semelhante refletiu na sociedade: as barbas voltaram com força e homens barbudos passaram a circular mais nas ruas.
De acordo com o pesquisador, em tempos de crise e de falta de empregos, os homens tendem a exaltar a masculinidade e dedicar mais tempo à aparência como forma de se destacar na busca de empregos.

Deixar a barba ou usar de algum modo os pelos crescidos contornado o rosto, possui e ainda possui significados diversos em muitas culturas e civilizações.

Os deuses e filósofos da Grécia Antiga tinham barbas longas.

images-2mitologia-grega-seres-mitologicos-e-os-deuses

Na Mesopotâmia, na civilização do Egito Antigo, na China e para os hebreus a barba era obrigatória.

mercenariosirioesuaesposaegipciaassirios3

Os antigos romanos foram os primeiros a raspar os pelos para se diferenciar dos selvagens povos bárbaros e nórdicos.

Capturar

A partir da Renascença e principalmente no Iluminismo, as barbas se tornaram sinal inquestionável de poder, respeito e ascendência social.

davincifotodelivros%20009

A partir do século Dezenove costeletas, cavanhaques, bigodes e barbas fechadas se tornaram bem aparadas e desenhadas artisticamente.

Capturar

Mesmo com metade dos homens usando barba no mundo atual, os barbudos ainda são vistos com desconfiança em alguns lugares sendo proibida inclusive em fotos de documentos e em alguns setores profissionais, pois geralmente são associadas à rebeldia, revoluções político-sociais, contestação, desleixo, falta de higiene, terroristas e até, pasmem, ao comunismo.

Cuidados fundamentais

young-man-shaving

  • A barba retém cheiro e deve ser lavada sempre após as refeições
  • Use xampu e amaciante de cabelos na higiene da barba
  • Use pós-barba ou perfume discreto. Os pelos fixam aromas
  • Evite tingir ou escurecer a barba. O resultado e muito artificial e o crescimento dos pelos muito rápido para retoques.
  • Para barbudos fumantes o cuidado é redobrado. Além do cheiro, a nicotina costuma amarelar os pelos claros.
  • Para manter a aparência fashion a barba deve será aparada quinzenalmente com maquina, navalha e tesouras. O ideal é ter uma ajuda profissional.