Refresco Laranja

Orange is the new Black! 

Adote esta cor deliciosa até no nome

Laranja é  tendência em muitas coleções influentes e uma boa opção para o verão

É a combinação perfeita de luz e calor.

É agradável em termos de ambiente: sua clareza não é tão aguda como o amarelo e sua temperatura não é sufocante como a do vermelho.

O laranja clareia e aquece, e é essa a mistura ideal para alegrar o corpo e a mente.

Peças de roupa laranja são mais vistas em mulheres do que em homens.

Ela é presente na moda, principalmente no verão, e favorecem mulheres de pele escura ou bronzeada.

Suco de Laranja

Ninguém passa “em branco” vestindo qualquer tom desta cor.

Por isto é tão visto nos Red Carpets.

As lojas e passarelas tiraram ” suco” da cor em roupas e acessórios.

Laranja, apesar de ser uma cor poderosa é mais fácil de combinar do que o vermelho.

Vai bem com outras tonalidades cítricas ( morango, maçã verde, limão siciliano, limão Taiti), ilumina neutros, enfeita o preto e o branco.

Coordena com qualquer tom de rosa, fica chique misturando vários tons de laranja no mesmo look (claros e escuros) e aceita metalizados.

Quem ainda tem preconceito com esta cor listei muitos bons motivos para olhar o laranja como um refresco nos dias quentes de verão.

Existem 45 tons de laranja catalogados

  • Muitos tem as cores de terra, outros podem ser classificados como amarelo (amarelo cenoura, amarelo ocre, amarelo indiano) ou vermelhos (vermelho camarão, vermelho raposa, vermelho cobre) por seu alto índice de pigmentação dessas outras cores.
  • Apenas 3% das mulheres e 2% dos homens do mundo citam a cor laranja como predileta.
  • O laranja é a cor complementar do azul. Azul acalma, é a cor espiritual da reflexão e do silêncio, já o laranja, representa qualidades opostas a essas.
  • Van Gogh fez um autorretrato na cor laranja e disse que “Não existe laranja sem azul”. Com isso ele queria dizer que a força da cor é muito maior quando vem acompanhado de azul, seu mais contrastante tom.
  • Já Goethe, o chamava de “vermelho amarelado”. Para o artista, o laranja era “a cor em sua mais alta energia”.

Frank Sinatra adorava laranja.

O cantor dizia que a cor era a mais feliz de todas as cores.

Cor que associa com o lazer, sociabilidade e ao lúdico

Mas ela também pode ser abrasiva e grosseira, além de sugerir uma falta grave de valores intelectuais e o mau gosto. As pessoas amam ou detestam, sem meio termo.

Nome da cor

Até a chegada da fruta laranja na Europa, não existia uma palavra para designar a cor.

De acordo com estudos, “laranja” aparece no idioma inglês apenas no século 13 referindo-se a fruta.

A cor foi inicialmente chamada de Geoluhread = amarelo-vermelho.

A primeira vez que o termo foi usado como cor foi em 1512, na corte do rei Henrique VIII.

A palavra deriva do termo sânscrito nāraṅgaḥ, que significa a árvore de onde vêm as laranjas.

De acordo com uma pesquisa, o laranja é a cor mais relacionada à diversão. Isso explica porque é tão popular entre as crianças

É a preferida pelos holandeses porque é a cor da família Real, que tem em seu sobrenome “Orange”. Na língua holandesa ou mesmo traduzido, significa justamente “cor de laranja”.

A cor laranja não foi escolhido por acaso para representar o Halloween.  O laranja traz vitalidade, energia e força.

Os celtas acreditavam que os espíritos se aproximavam daqueles que se vestiam de laranja para sugar-lhes a energia.

Curiosidades laranja

  • Em culturas orientais, traz o amor, a felicidade e a humildade. No hinduísmo, é considerada próspera e sagrada. Na natureza, é cor do pôr do sol, do fogo, de muitos legumes, frutas, flores e peixes.
  • O Dalai Lama e outros monges estão sempre vestidos com cores do espectro laranja porque no budismo, ela significa transformação, coragem e espírito de sacrifício. É a cor da iluminação, o mais alto grau de perfeição.
  • Associamos o laranja à segurança e perigo, por isso o seu uso em coletes salva-vidas (maior contraste com o azul do mar), cones de trânsito e roupas de gari, por exemplo. Venenos são identificados sempre com uma caveira sobre um fundo de cor laranja e os automóveis tem seta laranja para alertar o motorista. Tudo isso porque o tom é muito visível e contrastante mesmo à noite, e também pela cor ser pouco comum na natureza.

rs_560x416-140820115143-rs_1024x760-140818163403-1024_fall-fashion-week-color-predictions-bright-orange-081814

  • O laranja desperta o apetite. Estudos sugerem também que a cor favorece a digestão.
  • A caixa preta dos aviões na verdade são laranjas para chamar mais atenção no caso de acidentes.
  • Na Colômbia, o laranja representa sexualidade e fertilidade.
  • O peixe dourado (golden fish) não é na verdade dourado, mas sim, laranja luminoso. Na natureza, o tigre é catalogado como preto e laranja, as raposas são laranjas, assim como jovens orangotangos.
  • A laranja (fruta) é nativa do sul da China e as primeiras plantas foram trazidas para o Brasil pelos portugueses.
  • Dionísio – Baco – é o deus da fertilidade, da embriaguez e do vinho. A cor de suas vestes eram sempre laranjas. Em seus cultos não existiam sacerdotes, e sim sacerdotisas, as bacantes. Elas vestiam vestidos de cor laranja e coroas de flores, e celebravam, extasiadas pelo vinho, o seu deus.

  • A maioria das pessoas de cabelo vermelho têm, na verdade, cabelos cor de laranja, os ruivos.
  • Em eventos esportivos internacionais, os holandeses homenageiam suas equipes vestindo camisas cor de laranja e não as cores de sua bandeira. No idioma, “alaranjado”, “mais alaranjado” e “o mais alaranjado de todos” é falado com evidência, pela cor ser tão forte no país.
  • Na França, o amarelo do semáforo é chamado de “laranja fogo” (feu orange) – embora a cor seja a mesma nos semáforos de todo o mundo.
  • Nas pinturas asiáticas, por toda parte vemos deuses e homens vestidos de laranja. Até mesmo o céu pode ser dessa cor. Para os Hindus, as divindades sempre são pintadas com uma pele de luminosidade alaranjada.
  • Os presos também usam a cor laranja para facilitar sua identificação, impedindo que se camuflem em ambientes como florestas e grandes cidades em caso de fuga. A cor supostamente também estimula os condenados na realização de suas tarefas diárias – por ser revigorante.
  • A henna é um poderoso corante de cabelos e peles de cor laranja. Com ela também pode-se tingir couro e tecidos. Algumas múmias de princesas egípcias tinham o cabelo tingido dessa cor. Até hoje, as indianas utilizam o material para ornamentar mãos e pés nas cerimônias tradicionais e os homens tingem a barba.
  • Na Itália, há uma variedade da laranja (fruta) que não é laranja e sim vermelha. Chamada de laranja sanguínea, há 3 derivações do fruto no mundo: moro, tarocco e sanguinello.

As estrelas brilham com o laranja