Temporada do couro do couro

Pele macia

spring_summer_2016_fashion_trends_leather

spring-summer-2016-main-fashion-trends-20

O couro verdadeiro tem capacidade térmica.

Mantém o calor do corpo no inverno e permite que a pele transpire no verão, refrescando.

O couro já foi associado aos rebeldes e aos fetichistas, mas hoje é sinônimo de sofisticação, conforto e sensualidade.

As roupas e artefatos em pele animal que desfilam nas vitrines, além das cores que acompanham as tendências atuais trazem mudanças que permite o uso do couro mesmo em dias tórridos de verão.

Graças às tecnologias desenvolvidas em países como a Itália e Alemanha, o couro perdeu na curtição o aspecto duro e seco do passado.

As novas peles tem caimento de tecido, são maleáveis, estampam texturas diferenciadas e cores fortes e variadas.

Técnicas avançadas no curtimento e a opção por napas de cabra e ovelha deslanada, além do couro bovino, deram ao couro toque e espessura agradável para ser usado também no calor.

Nova curtição

summer-trends-fashion-trends-leather-dresses

skirt-fashion-trends-spring-summer-2016-18

O atual processo de curtição do couro substitui os óleos e graxas tradicionais por produtos similares sintéticos, garantindo maciez e diminuindo o cheiro característico do material.

Novas resinas conseguem um brilho mais natural com corantes à base de água deixando o material mais resistente ao calor e manchas de suor e evitando alergia a solventes.

O processo é todo controlado por computadores garantindo a uniformidade no curtimento e espessura das peles de couro.

Peças em couro são no mínimo o dobro de preço do similar em têxtil, mas valem o investimento quando a compra é certa.

Couro exige menos manutenção, pode ser usado no esporte e social, dependendo da modelagem da roupa e é sempre considerado um produto de classe em qualquer lugar do mundo.

Neste verão invista na pele.

Paletós, jaquetas, saias, camisas, casacos e calças já são peças tradicionais e que sobrevivem a qualquer humor da moda.

Tops de alcinhas, shorts, vestidos, blusas de tricô em couro, sutiãs, corseletes, biquínis, rendas em couro, couro aplicados sobre tecido transparente ou em cima da Lycra são as alternativas modernas possibilitadas pela maciez dos novos tratamentos.

Os cuidados que o couro merece

leather-jackets-fashion-trends-spring-summer-2016-4

Para efeito de manutenção, são divididos em napas e acamurçados, cada categoria recebendo o tratamento que merece.

Napas (couro de aspecto liso)

Copyright © 2013 infinitas. Article Photo for Denim Jeans Observer www.denimjeansobserver.com All brands, product names, corresponding products, supplementary materials, graphic or photographic images, licenses, registered trademarks, trademarks and service marks are the property of their respective owners.

  • Limpe com pano úmido e seque a sombra. Nunca devem ser lavada, a não ser por profissionais.
  • Se molhar na chuva, seque o excesso e deixe secar a sombra. O sol resseca o couro molhado.
  • Quando amassados, podem ser passados a ferro em temperatura amena, com um pano para evitar o contato direto.
  • Renove as peças com cera na cor ou lustra móvel, tendo o cuidado de tirar o excesso com flanela seca para não manchar.
  • Pasta incolor resseca o couro.

Acamurçados (couro aspecto aveludado)

summer-fashion-feminin-ladies-greg-lauren-2016-beige-leather-jacket-hat-boots-distressed-look

  • Manchas superficiais podem ser eliminadas usando-se delicadamente uma escova de cerdas macias.
  • Não existe camurça impermeabilizada. Portanto, se molhar na chuva, deixe secar naturalmente e depois passe uma escova de cima para baixo.
  • As manchas adquiridas pelo uso ou contato direto com a pele (pescoço e punhos, principalmente), ou por um acidente com materiais gordurosos ou óleos, dificilmente serão removidas. Tente profissional especializado.

 Regras gerais para manutenção do couro

latest-dress-fashion-trends-spring-summer-2016-9

  • Jamais guarde a sua peça de couro em saco plástico. Quando não estiver usando, envolva numa toalha ou tecido de algodão, que evita o mofo, conserva a cor e resguarda do pó e da claridade.
  • Quando guardar por um longo período, limpe a peça antes, aplicando o produto antiferrugem WD40 (nas ferragens), deixe secar e passe uma flanela seca. Antes de colocá-la no armário, embrulhe-a em papel seda.
  • Se o armário não for bem ventilado, coloque um sache com sílica gel, à venda em lojas de material fotográfico, que retira a umidade de pequenos ambientes.