Como usar estampados

As estampas teimam em permanecer na moda

fall_winter_2015_2016_print_trends_bizarre_alternative_patterns1fall_winter_2015_2016_print_trends_floral_patterns1

Como tirar proveito dos estampados

Tecido estampado chama mais a atenção que os lisos e em alguns casos “engorda” a silhueta, principalmente quando em cores fortes ou motivos graúdos.
A moda sempre usa muitas estampas nos mais diversos formatos e tamanhos.
Com tanta opção fica fácil escolher o desenho adequado para o tipo de corpo.

Como usar estampados em geral

Burberry_Prorsum_fall_winter_2015_2016_collection_London_Fashion_Week5fall_winter_2015_2016_fashion_trends_brocade

• Na parte superior do corpo os tecidos estampados valorizam ombros e destaca os seios. Na parte de baixo, chama atenção para quadris e nádegas.
• Mulheres de quadris largos podem usar estampas em calças e saias, desde que a escolha seja discreta nas cores e desenhos. Combinado com uma peça superior de cor mais importante desvia a atenção dos quadris. Desenhos verticais, listras e estampas de fundo escuro afina a silhueta.
• Mulheres acima do peso e baixinhas devem evitar calças e saias estampadas, mas podem abusar das estamparias nas blusas e tops, preferindo coloridos suaves ou neutros.
• A combinação de duas estampas requer bom senso. A regra geral para que a mistura funcione exige harmonia nos desenhos e uma unidade nos tons dos estampados. Quanto menos contraste, melhor o resultado. Evite o “Mix´n Match” quem estiver acima do peso e aplique as listras verticais na combinação se tem pouca altura.
• Para usar os estampados sem “fatiar” a silhueta combine um dos tons neutros da estampa com as meias e /ou sapatos.
• Flores pequenas, estampas orientais, pois e listras favorecem a todas as mulheres e são curingas no guarda roupa.
• Escolha as suas peças estampadas em tecidos leves e fluidos e em desenhos que possam ser reaproveitados em outras estações.
• As estampas também podem pintar em complementos como sapatos, bolsas, cintos e echarpes, dando um toque atualizado e econômico em qualquer básico manjado.
• A combinação de listras ou motivos horizontais e verticais pode formar um truque que favorece qualquer tipo de corpo. Jogue as listras verticais onde deseja afinar e as horizontais na região que precisa ser ampliada visualmente.
• Estampado em combinações de cores quentes (do amarelo ao vermelho) chama mais a atenção, pesa e engorda mais que as estampas em tons frios (do azul, passando pelas gamas de verde até o amarelo).
• A localização do estampado é importante no peso da figura. Estampa no meio do corpo pesa menos que nas extremidades. Estampado localizado na parte superior do corpo pesa menos que a mesma estampa na parte inferior.
• Estampado regular e geométrico é mais pesado que desenhos irregulares.

As estampas são sempre um ponto forte nas tendências da moda.

No seu livro de crônicas “Come, Tell Me How You Live” a escritora de mistérios inglesa Agatha Christie, contando suas aventuras nas escavações arqueológicas de seu marido Sir Max Mallowan, comenta que “uma das coisas mais desconfortáveis de ser casada com um arqueólogo é o seu conhecimento especializado da origem das estampas mais inofensivas”.
Conta ela que certa vez a atenção de seu marido foi atraída por um vestido seu de linho estampado sobre o qual ele fez o comentário “Interessante, seu vestido tem motivos de fertilidade em toda frente”.

Claro que nem todos têm a sensibilidade e cultura de um arqueólogo para entender o significado de desenhos primitivos, mas é certo que as estampas, mesmo as atuais passam mensagens. O simbolismo de alguns estampados que para nós sempre foram “simples e descomplicados” pode expressar uma atitude.

Os fenícios que produziram os primeiros tecidos estampados usando o método de estamparia em blocos e tecelagem trabalhada em fios de diversas cores, tentavam se comunicar através da estampa usada. Desde então as estampas pintam nos mais diversos sotaques.

Tradução simultânea

60s-fashion

Bolinhas

Sou uma pessoa bem-humorada     

Conhecidos como poás, as bolinhas pegaram para valer a partir dos anos vinte, inicialmente usadas para estampar roupas de banho.

O sucesso da estampa se deve ao desenho espaçado geralmente uniforme e bem aceito e por lembrar roupas infantis e a alegria dos palhaços de circo.

Assim com as linhas retas sugerem ordem e controle, as linhas curvas sugerem liberdade e descontração. O efeito é sempre “bem-humorado”.

Quem imagina uma pessoa carrancuda vestindo bolinhas? Quanto maiores os círculos, mais explicito e físico parece ser o humor.

A estampa, tradicional nas roupas de bailarinas espanholas de flamengo se popularizou nos anos 1950 e 1960, influenciando a moda e o rock.

Lembra da música “Era um biquíni de bolinhas amarelinhas”?

“Petit-pois”, “grand-pois”, círculos, spots, esferas, chuva de confetes, miúdas ou no tamanho de moedas, os poás são estampas tradicionalmente divertidas.

tumblr_mawcfsn20i1rypx6fo1_500

Xadrez

Sou uma pessoa disciplinada

Este desenho sugere disciplina. Padrões quadriculados implicam um esforço ordenado.

Uniformes escolares são feitos em tecido xadrez.

Quanto menor o xadrez, menos extenuante a atividade física.

É o motivo usado em esportes individuais como golfe, tênis e o uniforme de lenhadores e das atividades rurais.

Xadrez também é o desenho das famílias escocesas, portanto lembra tradição e informação, já que cada clã é conhecido pelo seu padrão distintivo.

70s-long-skirts-fashion

Floral

Sou uma pessoa otimista

Os desenhos botânicos representam a feminilidade. As margaridas podem sugerir uma garota simples do campo, as orquídeas uma sofisticada exótica.

Antigamente homens e mulheres usavam roupas com desenhos florais.

A partir de 1800, a decoração botânica se limitou ao corpo feminino por mais de cento e cinqüenta anos, voltando para enfeitar os homens somente na década de 1960.

tumblr_mbm6ajF4zD1rypx6fo1_500

Listras

Sou uma pessoa segura

Todos os padrões claramente geométricos como as listras parecem ter relação com o desejo de ordenar o universo de alguma maneira. Sugerem energia e velocidade e por isto estampam uniformes esportivos altamente competitivos.

Porém, na Idade Média as listras eram reservadas para todos os que tinham supostas ligações com o diabo.

A lista de quem podia usar listras era pouco recomendada: loucos, leprosos, banidos da sociedade, prostitutas, bufões, presidiários, carrascos e saltimbancos, cujo “look” reforçava a imagem marginal da estampa. Até o capeta era listrado.

No século Dezoito os marinheiros tomaram para si as listras como um meio visual de diferenciar o grumete do chefe de bordo.

A revolução americana trouxe outro significado para este grafismo, o da liberdade e vitória expresso na bandeira listrada dos Estados Unidos. De diabólicas e perigosas, as listras se transformaram em heróicas e revolucionárias.

Verão estampado

fashion-week-trends-e1410283100282

O verão 2019 libera os tecidos estampados em todos os tipos de roupas e para todos os gostos.

Pela popularidade dos estampados nas últimas estações já dá para apostar em outra febre impressa em flores, folhas, bolinhas ou listras.

Mas estampas entram fácil na lista errada.

Antes de adotá-las se certifique qual o motivo que mais valoriza o seu tipo físico e estilo pessoal. 

Efeito especial

Estampa floral, folhagem e étnica

spring_summer_2015_print_trends_ethnic_patterns-12estampas

Magras, altas ou mulheres bem proporcionadas

  • Abuse das estampas e até misture motivos. Para o bom resultado conserve uma unidade nos tons usados.
  • Na dúvida tente combinar um dos tons do estampado com peças lisas.
  • Para quadris volumosos calças ou saia estampadas, discreta na forma e cor.

Volumosas e baixinhas

  • Flores ou folhas miúdas e com fundo neutro alonga e emagrece.
  • Na parte superior do corpo aumentam os ombros e dão volume aos seios.
  • Nas saias aumentam o interesse para a parte de baixo do corpo.

 Estampa de bolas

fall_winter_2015_2016_print_trends_polka_dots_patterns

“Dots”, “spots”, “petit-pois”, “grand-pois”, círculos, bolinhas, esferas, chuva de confetes, miúdas ou no tamanho de moedas, os poás são estampas tradicionais que viraram hit.

  • Clássicos, pop, psicodélicos ou digitalizados no computador, servem para estampar todos os tipos de roupas e até biquínis e acessórios.
  • Em várias cores ou monocromáticos as bolinhas sempre funcionam.
  • Em saias e calças merece cuidado. Desenho miúdo e claro em fundo escuro favorece a todas, até as mulheres grandes. Além de discretos, não engordam.
  • A moda atual permite mesclar bolinhas com outras estampas e até com outras bolotas. O mix de listras, florais e até animais para dar certo deve respeitar uma unidade nas cores ou usar poucas tonalidades na mistura.
  • Use esta estampa também em acessórios. Lenços, bolsas, sapato e cintos combinam com roupas dentro das cores do estampado ou com floral do mesmo tom. Servem também para dar humor a uma roupa sóbria.
  • Perfeito para blusas delicadas, tops de gola laço, saias femininas e vestidos.

Perigo

  • Look total de bolinhas.
  • Bolas graúdas em pessoas volumosas. 

Estampa de Listras

print-stripes-1-1024x744

 Lembra a marinha, as listras de bandeiras e do guarda sol de praia.

  • O que cria a ilusão de emagrecer ou engordar não são tanto a direção das listras e sim a largura delas.
  • A mistura de listras confunde os olhos e favorece. Lembre-se do efeito da Optical art que com listras, sombra e luz conseguem a idéia de movimento.
  • Listras finas em tamanhos iguais relaxam os olhos e não criam volume, mesmo na horizontal.
  • Listras em diagonal também não interferem na silhueta, sendo permitidas para qualquer formato de corpo. Quanto mais vertical o angulo das diagonais, melhor o efeito alongador.
  • Listras com pouco contraste, mesmo horizontais, são neutras ao olho e não acrescenta volume a figura.
  • Da cintura para baixo as listras mais favorecedoras são sempre as verticais. Alongam e afinam qualquer silhueta. 

Xadrez Vichy (ou Gingham)

checkers-21-1024x744

É o típico xadrez de toalhas de mesa das cantinas italianas.

Entrou na moda no corpo de Brigitte Bardot ao posar com biquíni nesta estampa e também no vestido que casou em 1959 com Jacques Charrier, que foi imediatamente copiado em todo mundo.

  • Perfeito para vestidos, camisas, paletós, saias, tops e calças.
  • Adequado também para camisas masculinas
  • Evite em locais de maior volume no corpo porque aumenta a silhueta.