Como reaproveitar as esponjas de cozinha

O que fazer com a esponja de cozinha?

Por ironia, a esponja usada para manter a limpeza é um dos itens mais sujos da cozinha

Além disso, justamente por ser um “porta-bactérias”, ela tem uma vida útil reduzida.

O ideal é que você use a mesma esponja por até três semanas.

É preferível também o uso da bucha vegetal no lugar do modelo sintético, pois ela é mais difícil de ser contaminada e mais eficiente na limpeza

A esponja de cozinha é impossível de reciclar como as garrafas PET

As esponjas de cozinha são feitas de um material chamado poliuretano, que geralmente é utilizado para fabricar outros produtos, como espuma, colchões, travesseiros, estofados, etc.

O poliuretano é um plástico da família dos termorrígidos, que têm como característica a rigidez: depois que os plásticos termorrígidos são moldados, eles não voltam mais ao seu estado original e não amolecem nem mesmo com o calor.

Por esse motivo, esse tipo de plástico é de difícil reciclagem, mas ela pode ser feita: é possível reutilizar os rejeitos desse produto, por exemplo, na composição de pisos, pistas de atletismo, entre outros.

No entanto, é difícil encontrar locais que aceitem buchas de poliuretano para a reciclagem devido ao fato de elas estarem contaminadas – isso demanda um processo de descontaminação mais dispendioso.

O que acaba acontecendo é que, por falta de opção, o descarte de esponja de cozinha é feito no lixo comum, indo parar nos lixões e aterros e prejudicando o meio ambiente.

Como reaproveitar  esponjas velhas

Lembre-se de desinfetar e esterilizar as esponjas antes de reciclar e reutilizar

  • Use como pé de objetos de decoração, isso evita o desgaste e arranhões nas superfícies delicadas.
  • Cole pedaços embaixo de moveis pesados para facilitar  na hora de arrastar para a limpeza.
  • Limpa vidros com perfeição sem deixar “fiapos”.
  • Tira pó sem deixar felpas do pano
  • Para limpar o vaso do banheiro
  • Use quadrados de esponja pequenos entre os dedos para manter separados enquanto pinta as unhas
  •  Coloque a esponja dentro do vaso de planta, isso evita que a terra escape durante a rega.
  •  Use a esponja para aplicar graxa nos sapatos
  • A esponja limpa sujeiras difíceis e junta o pó do chão

Outras Utilidades para esponjas usadas

Decorar  parede


Com uma esponja velha podemos decorar uma das paredes de casa pra dar aquele toque de vida. O efeito é chamado “esponjado”, na verdade, é muito simples de realizar: aplicamos, em uma parede anteriormente pintada, alguns toques delicadamente, com a esponja molhada com uma tinta de uma cor diferente daquela da parede. O ideal seria aplicar o efeito esponjado utilizando uma tinta da mesma cor, porém um pouco mais escura.

Embalagem soft

0-spugna-imballaggio

Para embalar objetos pequenos e frágeis. Coloque dentro das caixas separando os objetos, que com o atrito podem se danificar.

 Limpeza de pequenos espaços


Mesmo em sua segunda vida, as esponjas podem ser usadas para a limpeza de espaços pequenos ou de difícil acesso: apenas corte-as em pequenos quadrados, com um lado de três ou quatro centímetros e as coloque em um pauzinho de madeira. Isso nos permitirá, por exemplo, de limpar a parte interna de lustres e abajures. E se você fizer um bem fininho, pode até limpar o teclado do computador.

Encher almofadas

0-spugna-imbottitura
Atenção, antes de colocar em prática essa dica, as esponjas devem ser lavadas com muito cuidado, desinfetadas e secas no sol.

Depois de se certificar que as esponjas estão secas, use para encher as almofadas.

Corte em pedaços pequenos, até mesmo em formatos irregulares.

Quanto mais esponjas você tiver, mais fofa será a sua almofada.

Porta vaso sempre molhado

0-spugna-vaso
As esponjas são muito úteis se colocadas na parte interna dos vasos.

Desta forma, a terra, onde foram plantadas flores e plantas ficará sempre perfeitamente hidratada e úmida.

Tira pêlos animais


Com as esponjas velhas é possível  remover os pêlos de tapetes, de sofás, camas e até mesmo roupas.

Jogos coloridos

spugna-bambin0-i
Recorte formas nas esponjas em forma de animais, coração, estrelas, bonecos e use como se fossem carimbos.

Decorações fluorescentes

0-spugna-decorazione
Cortando a esponja, se pode fazer decorações tanto para o externo quanto para o interior da casa.

Pode criar muitos formatos, na forma de uma estrela, coração,  sol ou flor e cole onde quiser

A parte amarela das esponjas de cozinha é muito decorativa.

Como higienizar as esponjas de cozinha

A 3M que é a fabricante dessas esponjas multiuso Scotch-Brite deve saber que as esponjas de cozinha constituem o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias.

Uma esponja de cozinha tem cerca de 2000 a 4500 bactérias por centímetro quadrado, fungos e até mofo.

No verso da embalagem, a própria 3M indica uma maneira para higienizar a esponja.

1) A recomendação da 3M é ferver 1 litro de água e parar o fogo. Em seguida, mergulhe a esponja previamente lavada com detergente para remover resíduos e deixe de molho na água quente por 10 minutos. Retire a esponja da água com auxílio de um pegador, retire o excesso de água e guarde a esponja em local seco.

2) Outro método eficaz e comprovado para eliminar as bactérias da esponja é utilizando o microondas. Lave a esponja com detergente, enxágue e deixe ela bem úmida. Em seguida, coloque-a dentro do microondas por 2 minutos na potência máxima. Antes de retirar, deixe a esponja esfriar ou remova com auxílio de pegadores pois a esponja vai estar extremamente quente podendo causar queimaduras. Nunca coloque uma esponja seca dentro do microondas pois ela pode pegar fogo. Esse método elimina 99.9% dos germes. O problema desse método é que pode diminuir a vida útil da esponja. Faça o teste e você notará que a esponja se torna mais frágil.

3) Uma solução de água sanitária é considerada uma das mais eficazes maneiras de desinfecção de esponjas de cozinha. Para cada litro de água, misture 50ml de água sanitária e mergulhe a esponja por 5 minutos. Esse método é eficaz mas também altera a vida útil da esponja.

4) Agora a opção mais natural de todas é utilizar vinagre. O ácido acético elimina boa parte das bactérias. Para isso, mergulhe a esponja por 5 minutos em vinagre puro. A eficácia é menor que outras soluções mas elimina boa parte das bactérias.

Todos os métodos aqui expostos devem ser repetidos a cada 3 ou 4 dias.

Solução Verde-Amarela

Em Itajaí (SC) esponjas de cozinha usadas viram recursos para a saúde

Material usado é encaminhado para reciclagem e valores arrecadados são repassados para Unidade de Saúde Infantil de Itajaí

Esponjas de uso doméstico, aquelas utilizadas para lavar louças, podem ganhar destino nobre se, depois de usadas, forem descartadas de maneira adequada.

Uma campanha capitaneada pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), com o apoio do Núcleo da Mulher Empresária (NuME), da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), e Fundação Municipal de Meio Ambiente de Itajaí (Famai), está coletando o material e o encaminhado para a reciclagem.

Para cada esponja arrecadada, R$0,02 são doados para o Hospital Infantil Pequeno Anjo, de Itajaí.

“A esponja usada para manter a limpeza é um dos itens mais sujos da cozinha. Além disso, justamente por ser um ‘porta-bactérias’, ela tem uma vida útil reduzida. Na própria Universidade, há o descarte médio de 900 esponjas usadas por mês”, aponta Francine Wendt, engenheira ambiental e coordenadora do projeto na Univali. Por esse motivo, ela explica, ainda, que, para evitar a proliferação de insetos e mau cheiro, é importante que a esponja esteja limpa e seca antes de ser depositada nos coletores.

A campanha foi desenvolvida para integrar o Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas Scotch-Brite, que proporciona um destino adequado às esponjas descartadas.

Todos os tipos de esponjas de uso doméstico são aceitos, independentemente da marca, cor ou tamanho e há pontos de coletas nas diversas Unidades da Fundação Univali.

Após o envio para reciclagem, elas são reintroduzidas na cadeia produtiva como matéria prima e podem virar baldes, lixeiras, pás de lixo e outros materiais.