Tô passado e engomado

Passar roupas pode ser muito fácil

Para passar roupas corretamente é necessário aprender como passar.

Usar um bom ferro de passar facilita a operação.

Procure ferros que não sejam leves demais. Os modelos à vapor facilitam bastante pois eliminam as rugas das roupas mais facilmente.

Steamers fazem o mesmo e são opções bastante práticas, pois com eles é possível deixar uma roupa em ótimo estado com esforço quase zero.

Verifique o tipo de tecido e ajuste a temperatura no termostato ao tipo ideal, para não ter problemas com roupas queimadas ou se frios demais, mal passadas.

Questão de princípios

Seja qual for o tecido ou o feitio da roupa a passar, será sempre útil obedecer alguns princípios

  • Evite deixar as roupas muito tempo ao sol, dificulta o desamassar. Recolha tão logo estejam secas.
  • Faça uma separação por tipo de roupa, as que podem ser passadas e as que não precisam do uso do ferro. Dobre-as, esticando para evitar que fiquem mais amassadas.
  • Existem produtos que ajudam a remover os vincos mais insistentes e fazem com que o ferro passe a roupa mais facilmente. Caso não tenha em mãos estes produtos, utilize um borrifador com água e um pouco de amaciante. Além de deixá-las macias, ficam também perfumadas.
  • Comece pelas partes exteriores (babados, rendas, cintos) e pelas partes duplas (gola, pala, punhos, bolsos, costuras). Primeiro pelo avesso e em seguida pelo direito.
  • Passe sempre no sentido do fio, que se deforma menos.
  • Não se atrapalhe com o feitio da roupa: coloque-a na sua frente, com a parte que vai passar estendida e o resto ficará distribuído pelas laterais da mesa.
  • Passe os bordados pelo avesso, apoiando o tecido em um forro macio (cobertor, toalha de banho). O relevo sobressai.
  • Em roupas pregueadas, marque as pregas com a mão, para que não se formem falsos vincos. Forme um ou mais grupos de pregas, umedeça-as com uma esponja e passe com o ferro. Se uma dobra ficar errada, molhe com a esponja e passe novamente.
  • Se uma roupa branca amarelar com o ferro, coloque um pano molhado sobre o local amarelado, molhe com algodão embebido em água oxigenada 10 volumes, repasse sobre o pano molhado; seque rapidamente com o ferro. O amarelado pode ser o resultado de um ferro muito quente, mas também pode ser causado por excesso de sabão de um enxágüe insuficiente.
  • O tricô deve ser esticado na mesa, devolvendo o formato. Passe usando pano molhado bem torcido, sem fazer muita força e nem “apertar” o tricô. Marque os vincos no ombro, nos lados e nas mangas para dar um aspecto de “novo”.

 

Camisas sociais

Estas são peças bastante complicadas de serem passadas.

Comece pelo colarinho.

Depois passe os punhos e mangas.

Passe também a parte da frente.

Por último, passe as costas.

Pendure no cabide.