Brincando de boneca

Barbie superstar

A Barbie, assim com as mulheres atuais, está poderosa

Toda hora é capa de revistas importantes e foi tema de exposição em 2016 dedicada ao mundo da Barbie no imponente Musée Des Arts Décoratifs, em Paris, onde foram exibidas mais de 700 bonecas, dispostas em 1500m2, fotos e trabalhos de artistas contemporâneos que se relacionam com o mundo da musa.

 

Boa noticia da Mattel, fabricante da boneca, é que, pela primeira vez em 57 anos, o corpo da boneca será alterado, ganhando três novos “tipos” de silhuetas – alta, curvilínea e ”petite”.

Divulgação

Convido a uma viagem no tempo para relembrar a história de Barbara Millicent Roberts, a linda Barbie, nascida em 1959, em  Wiscosin, nos Estados Unidos.

 

Barbie Anos 1950

Reprodução

Inspirada pela personagem Bild Lili, quadrinho criado pelo jornal alemão Bild Zeitung, a Barbie se materializou muito diferente da matriz alemã – originalmente de lábios vermelhos e sobrancelhas arqueadas. Ruth Handler, uma das fundadoras da Mattel, quis adaptar o modelo de boneca tridimensional para os EUA. Sua primeira versão era morena e com franja.

Anos 1960

A boneca ganhou novas expressões, conhecida como a Barbie Twist and Turn (possuía uma cintura móvel). Ela também apareceu com cílios longos, uma franja e lábios rosados. Foi nessa década que surgiu sua primeira versão negra.

Anos 1970

 

Reprodução

Esta foi a década em que a boneca ganhou o seu corpo atual e quando houve o lançamento da Barbie Malibu. A novidade, inspirada no lifestyle californiano, foi um sucesso. Em 1977, ela apareceu pela primeira vez sorrindo.

Anos 1980 e 1990

Reprodução

Consolidação absoluta da boneca no mercado e no mundo, a marca continuou explorando os estilos e personalidades da boneca. Suas fãs tiveram acesso a muitas opções de Barbies vestindo looks multicoloridos e exibindo diversos penteados.

2000

Reprodução

A marca licenciada para Disney rendeu diversas versões de Barbie princesas, se tornando hit absoluto com o público.

2015

Divulgação

A Mattel anunciou que as bonecas terão oito tons diferentes de pele, dezenas de penteados de cabelos distintos e uma adaptação nos pés da boneca, permitindo que a Barbie use sapatilhas.