Admirável homem novo

Cromossomo Y

Salvatore Ferragamo Menswear Spring Summer 2015 Milan Fashion Week June 2014

O guarda roupa masculino não é feito só de ternos clássicos e gravatas discretas.

Ao contrário do que acontece com a moda feminina, sempre com mudanças radicais a cada estação, a roupa do homem apresenta evoluções sutis e mais duradouras.
Naturalmente avesso aos excessos e sem nenhuma vocação para fashion victim, o consumidor masculino médio esta mais ligado em conforto, qualidade e estilo do que propriamente nas tendências da estação.

Os homens são recém-chegados ao território da vaidade.

Ou talvez sejam frequentadores antigos – mas secretos.
Preocupar-se com a aparência, gostar de roupas ou até falar sobre moda eram atitudes reservadas às mulheres e os homens que se aventurassem neste terreno, eram olhados com surpresa.
Vaidade não combinava com masculinidade.
Esse julgamento já mudou bastante, mas durou o suficiente para perpetuar certos conflitos entre os homens e o guarda-roupa.
Ao escolher o que vestir, a maioria ainda se atrapalha, pede socorro à mulher, à irmã e até à vendedora.

E mesmo assim enfrentam muitas vezes a crítica implacável dos “amigos”, os primeiros a crucificar deslizes e ousadias no vestuário.

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Estilo pessoal

Homens que assumem seu gosto pessoal e desenvolvem um estilo próprio despertam admiração.

Suas escolhas e soluções servem de referência para legiões de inseguros. Entre outras razões, porque eles falam sobre isso com a maior desenvoltura.
Os homens estão cada vez mais à vontade com suas conquistas estéticas.

O fato de aceitar as correções plásticas, dietas e cremes alteraram os valores masculinos onde o conteúdo deveria ser mais importante que a aparência.
Ser viciado em compras e proteger a pele com cremes não é defeito e não os faz piores, mas modernos. Homens modernos corajosos em admitir mudanças e que confessam um enorme prazer em fazer compras. O preconceito agora é ao contrário.
Hoje empresas e paqueras esperam que o homem cuide do visual. Boa aparência virou higiene pessoal.

De neandertal a ornamental

Nunca um homem entra em uma loja procurando uma roupa para arrasar, como fazem tão facilmente as mulheres.
Por razões culturais especificas, os humanos escaparam da lei biológica segundo a qual o macho é o fator ornamental da espécie.
Em quase todos os animais superiores, o macho, mesmo quando não é o maior, é mais colorido e mais ornamentado exteriormente que a fêmea.

Alguns historiadores acreditam que o homem substituiu o “pavonismo” exterior pela capacidade verbal.

Tempo de renovação permanente

A roupa é um componente importante na comunicação entre pessoas.

Uma Polaroid imediata.

E a moda dá subsídios para os homens se expressarem melhor.
Atualmente as coleções masculinas trazem grande oferta de sugestões para renovação de qualquer estilo com uma atualização permanente.
A moda masculina deixou de ter um único padrão de referência, mas o elegante é sempre adequado.
O estilo do homem nunca é fantasioso e traz sempre um equilíbrio entre as peças.
Os fabricantes entenderam que grandes revoluções podem afastar este consumidor discreto culturalmente.
Porém, ninguém está autorizado a concluir que o senso prático masculino faça o homem renunciar a sua porção de vaidade.
Imagem vale dinheiro atualmente.

O que mais impulsiona e alimenta a vaidade masculina é um mercado que valoriza os jovens.

A concorrência profissional esta fazendo com que finalmente os homens olhem para si mesmos.