A volta do prendedor de colarinho

pprendedor-colarinho-collar-bar04

No início do século XX havia um desejo que os engomados colarinhos das camisas masculinas ficassem perfeitamente assentados e próximos ao tórax, então alguém teve a sacada de colocar um alfinete segurando os dois lados juntos, ao mesmo tempo que acessório deixou o nó da gravata ligeiramente levantado e mais imponente, criando um volume entre o peito e o pescoço que parecia cair bem para os homens.

Nas décadas de 1920 e 1930 o “collar pin” foi bastante popular, chegando a ser usado por grandes astros de cinema da época, mas perdendo terreno nas décadas seguintes, talvez devido a popularidade do colarinho button down (abotoados), cujos botões resolviam o problema.

 

prendedor-colarinho-collar-clip-collar-pin

Regras para quem quer usar este tipo de acessório

O colarinho não pode ser muito aberto, caso contrário fica quase impossível prendê-lo. O formato italiano, bem aberto não comporta este tipo de acessório.

Com o colarinho fechado o melhor nó e o four in hand, alongado e pouco volumoso

Os prendedores de metal geralmente são dourados ou prateados, combine-os com outros acessórios de metal, como a pulseira de seu relógio, a fivela do cinto.

Você pode usar o prendedor junto com um “tie clip“(prendedor de gravata), mas tome cuidado com exageros.

Alguns pegadores de colarinho traz adereços como correntes penduradas, pedras, cristais e desenhos, evite-os, escolha os mais simples.

Tipos de prendedores de colarinho

Collar Pin

prendedor-colarinho-collar-pin03

Muito similar a um alfinete de segurança usado em fraldas, faz dois furos no colarinho de sua camisa e aproxima as duas pontas, mantendo-o alinhado.

É o prendedor mais barato e comum de se encontra, mas necessita de cuidado na hora de perfurar o colarinho para não arruinar a camisa.

prendedor-colarinho-collar-pin02

Modo de usar: Coloque-o depois de dar o nó na gravata, perfure um dos lados, passe o acessório por baixo da gravata e faça a segunda perfuração, tomando cuidado para que ambas fiquem alinhadas e não muito altas, senão vão deixar o nó muito levantado.

Collar Bar

prendedor-colarinho-collar-bar03

Este modelo necessita de uma camisa específica que já tem o colarinho com um furo do tamanho exato da barra que vai atravessá-lo, sendo a haste presa nas duas pontas por uma pequena bola ou cubo de metal que se rosqueia para fixá-la.

O problema é encontrar essa camisa tão peculiar! Mesmo na Europa ela é bem rara!

prendedor-colarinho-collar-bar01

Modo de usar: solte uma das extremidades, passe a haste por um dos orifícios do colarinho da camisa, por baixo do nó da gravata, atravesse a ponta no outro orifício e rosqueie a tarraxa para firmar o prendedor.

Collar Clip

prendedor-colarinho-collar-clip02

Esse prendedor tem uma vantagem em relação aos outros: não precisa de furos no colarinho! Clipes nas suas pontas seguram as duas abas, entretanto não tão firme quanto o collar pin, por exemplo. Os modelos de colar clip são mais variados do que nos casos anteriores.

prendedor-colarinho-collar-clip01

Modo de usar: prenda uma das extremidades na borda de uma das pontas do colarinho, passe por baixo do nós de gravata, depois prenda a outra extremidade do outro lado.

Os métodos para fixá-lo podem mudar de acordo com o modelo, alguns tem presilhas similares a prendedores de roupas, outros funcionam por pressão. Certifique-se que o acessório está perfeitamente alinhado.

Dicas de estilo e de onde usar

italiano

O prendedor de colarinho pode tem um quê elegante e clássico, portanto é aconselhável apenas para ambientes um pouco mais formais, que exijam pelo menos blazer, camisa e gravata.

Há quem use apenas com a camisa, mas não acho que o resultado final justifique, na verdade considero a combinação relativamente pobre.

O adereço pode funcionar bem para noivos ou formandos e para convidados.

No trabalho os prendedores podem ser usados desde que não destoem do ambiente ou que não sejam aceitos pelo dress code da empresa.