A roupa profissional dos homens

Competência é o que interessa, mas o jeito de vestir soma pontos na carreira profissional.

Um guarda-roupa com peças adequadas e de boa qualidade não é vaidade, mas também um instrumento de trabalho que categoriza o profissional.

A roupa pode não fazer o monge, mas o ajuda a conquistar os locais sagrados. Se você quer ser uma pessoa de sucesso, tenha a aparência de uma pessoa de sucesso.

Qualquer um pode controlar a aparência em benefício próprio.

Por ser a roupa uma forma de exibir conceitos e códigos de valores, muitas empresas possuem políticas internas em relação as vestimentas e investem em cursos para a atualização visual de seus executivos. 

visual casual

A roupa deixa pistas

  • A maneira como uma pessoa se veste pode ser uma pista para saber se ela tem respeito para consigo mesmo, se é desleixada, tem disciplina, é desorganizada, social ou introvertida, dinâmica, moderna e até se é um narcisista de plantão.
  • Nó da gravata bem feito para quem a precisa profissionalmente é essencial. Uma gravata mal colocada pode estragar a aparência, ainda que esteja usando um belo traje. Evite nós ensebados, antiquados ou gravatas ultrapassadas.
  • Regra geral para uso profissional nas combinações é camisa mais clara que o paletó e gravata mais escura ou no tom da camisa.
  • Quanto mais escuro o traje, mais formal é o resultado.

A cor que combina com executivos

A-roupa-profissional-dos-homens

Homens de cabelos e olhos escuros e tez morena combinam com trajes marinho, verde musgo ou castanho, com camisas marfim, azul claro, branca, bege claro e rosa.

Homens de cabelos, pele e olhos claros, trajes em qualquer tom de azul, verde escuro ou de cinza com camisas em tons de azul médio, beges e cinza pálido.

Homens de cabelo grisalho, trajes em tons de cinza, marinho bem escuros ou preto, com camisas brancas, rosa ou listras cinza.

Para homens de pele escura, afro-brasileiros, use trajes azul médio, marinho e cinza médio e preto (risca-de- giz) combinando com camisas brancas, marfim ou azul-claro.

Para homens orientais, o ideal são os ternos marinhos, castanhos, cinza asfalto, usados com camisas claras que não sejam variantes do cáqui ou amarelo.

Figurino básico

Mens-Smart-Casual-Business-Looks-For-Office-Work-1

O figurino básico ideal para um executivo pode ter cinco trajes (dois marinhos de modelos diferentes, um cinza escuro, um preto e outro mais claro para ocasiões menos formais), dez ou doze camisas sociais (quatro ou cinco brancas) e sete gravatas, para variar durante a semana.

Evite sempre que puder

  • Meias claras e brancas com trajes escuros. A meia deve ser um prolongamento da calça ou do sapato.
  • Mangas e calças curtas ou volumes exagerados.
  • Sapato esporte com traje completo.
  • Perfumes mais fortes. Para o trabalho prefira colônias frescas.