A roupa da mulher aranha

Seda de Aranha, o têxtil mais resistente do mundo

Stella McCartney é a primeira estilista a utilizar a seda de aranha sintética em suas criações

A empresa que criou o vestido desenvolveu uma técnica através de genes modificados em bactérias para produzirem a fibroína, uma proteína estrutural encontrada na seda natural das aranhas.

Mais cedo do que se imagina, você poderá se envolver na teia dessa moda e usar vestidos feitos de seda sintética de aranhas.

A estilista britânica Stella McCartney fez uma parceria com a startup de biotecnologia Bolt Threads, que desenvolveu uma seda de aranha sintética, para utilizá-la em tecidos sustentáveis em sua marca de luxo, aumentando ainda mais suas credenciais ecológicas.

A Bolt Threads ficou conhecida por utilizar um processo de fabricação limpa e de circuito fechado para criar fios de proteína produzida com levedura geneticamente modificada,que são altamente resistentes e com toque sedoso e leve.

McCartney utilizou essa seda pela primeira vez para criar um vestido amarelo que foi encomendado para a exposição: “A Moda é Moderna?” no Museu de Arte Moderna de Nova York , que rolou até janeiro de 2018.

Em julho de 2017, a estilista fez uma parceria com a Parley for the Oceans, uma organização que recolhe lixo plástico encontrado no mar e desenvolve novos fibras têxteis e materiais reciclados junto com marcas de moda, sendo a parceria mais famosa a coleção “Adidas x Parley”.

A roupa do Superman

A seda de aranha é 5 vezes mais forte que o aço e mais flexível que o nylon.

A seda da aranha é o material textil mais resistente do mundo, quase o mesmo material usado na roupa do indestrutível personagem Superman.

Se fosse usada em coletes à prova de balas ela seria, pelo menos, mais resistente que o Kevlar, um tecido extremamente resistente, dependendo da espécie de aranha.

Os cientistas estão cada vez mais interessados neste tipo de seda por acreditar que poderia ser usado em praticamente tudo, desde cabos de paraquedas até vasos sanguíneos artificiais.

Stella McCartney é a primeira grife de luxo a utilizar seda de aranha sintética e suas coleções stylo urbano

Malha na cor vinho feita de seda de aranha sintética e o laboratório da Bolt Threads.

No entanto, criar aranhas em grande escala é extremamente complicado porque na ausência de presas elas costumam recorrer ao canibalismo como forma de alimentação.

Estranhas tentativas de produção artificial de seda de aranha já foram realizadas.

Uma equipe norte-americana tentou modificar uma cabra geneticamente para produzir a proteína da seda de uma aranha em seu leite, mas a tentativa não foi bem sucedida.

Teia de bons negócios

North Face feito de seda de aranha artificial


Durante os últimos 11 anos a empresa japonesa Spider tem tentado aproveitar a força desse material, para criar uma fibra de seda de aranha artificial com versatilidade sem precedentes.
Eles agora revelaram o primeiro casaco do mundo com essa inovadora fibra: o Moon Parka.
O casaco Moon Parka é o resultado de 11 anos de inovação tecnológica e investimento e os principais problemas, segundo a Spiber, foi tornar a fibra de seda da aranha artificial em algo economicamente viável e que também tivesse as propriedades da seda de aranha natural.
Assim a nova fibra artificial é leve, flexível e tem a resistência do material original.
Para criar a fibra chamada Qmonos (da palavra japonesa kumonosu que significa “teia de aranha”), a empresa utilizou um processo que requer microrganismos para produzir proteínas utilizando um processo de fermentação.
O Moon Parka foi desenvolvido em colaboração com a marca de moda esportiva North Face e o seu nome vem da busca humana de pisar na lua.Além da moda, a fibra de seda de aranha artificial pode ter aplicações na indústria automotiva, de segurança e de dispositivos médicos.

Adidas feito de seda da aranha sintética biodegradável

A Adidas, lançou o Futurecraft Biofabric, o primeiro tênis do mundo feito de seda Biosteel que replica as qualidades da seda da aranha.

O tênis tem sua parte superior feita 100% de seda Biosteel, um fibra de alta performance biodegradável inspirado na natureza, desenvolvida pela empresa alemã de biotecnologia AMSilk.

O tênis conceito foi revelado na famosa Conferência Biofabricate em Nova York quando a adidas e a AMSilk anunciaram uma parceria que irá explorar o uso da seda Biosteel em produtos de desempenho em grande escala não só em calçados mas em bolsas e roupas.

Seda Biosteel

Parceria com a AMSilk

Segundo a fabricante, o material oferece propriedades únicas que são cruciais para o desempenho, sendo 15% mais leve em peso do que as fibras sintéticas convencionais além de ser um material super forte e 100% biodegradável com a seda natural das aranhas.

 

Bolt Threads lança a primeira gravata com seda de aranha do mundo stylo urbano

A Bolt Threads lançou 50 de suas gravatas de seda de edição limitada, que serão distribuídas através de uma loteria em seu site custando US $ 314 cada.

Serão as primeiras peças de vestuário feitas de seda de aranha a se tornar comercialmente disponíveis.

 

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

%d blogueiros gostam disto: