A diferença entre colônia e perfume

Qual é a diferença entre colônia e perfume

Nas embalagens de fragrâncias podem ser observados embaixo da marca uma sinalização com as legendas de eau de cologne, eau de toilette, (eau de) parfum ou essence (de parfum), maneiras diferentes de chamar o que popularmente se conhece como colônia ou “perfume”.
Estes nomes indicam a quantidade e percentual de essências perfumadas foram usadas no produto.
Nos perfumes brasileiros também se lê “deo-colônia”, uma malandragem da indústria para fugir dos impostos absurdos praticados no Brasil, já que são considerados supérfluos.
 Qual é a diferença entre colônia e perfume

Composição de uma fragrância

Basicamente, são dois os tipos de ingredientes com os quais se elabora um perfume: o álcool e as essências, substância obtida sintética ou natural usada para criar o aroma.

A proporção em que ambos os elementos se combinam, associados à qualidade das matérias-primas e o volume (ou graduação) do álcool determinarão a denominação da fragrância.

Conceitos básicos

Destaca-se três ideias elementares que determinam a qualidade e nomenclatura de um perfume, e que devem ser consideradas com relação aos ingredientes utilizados em sua elaboração:

– A proporção em que se combinam álcool e essências na composição. Quanto maior for a percentagem de álcool na mistura, mais volátil é a fragrância, menos fixação tem e menor é sua intensidade, sendo, portanto, de uma qualidade inferior.

– O volume do álcool. Quanto maior for o grau do mesmo, maior é a pureza e ajuda que a fixação seja melhor, com a qual o perfume perdura mais e é de qualidade superior.

– A qualidade das essências. Quanto maior a pureza e concentração nas mesmas, juntamente com uma concentração mais elevada na composição, maior será a intensidade e a permanência da fragrância, repercutindo positivamente em sua qualidade.

Eau de cologne

É a composição mais leve.

A graduação do álcool está abaixo dos 70º, sendo normalmente de 60º.

A proporção de essências na mistura encontra-se entre 3 a 5%.

Está sempre associada a notas cítricas com propriedades tônicas, frescas e estimulantes.

Muito versátil e para qualquer momento, já que atinge uma duração de até 3 horas.

Eau de toilette

É a concentração que conhecemos como colônia.

A mistura contém álcool de 70º a 80º e a percentagem de ingredientes aromáticos está entre 7 a 12%.

É o produto mais universal e, dentro do possível, se encaixa em qualquer tipo de fragrâncias.

Em algumas ocasiões podem não ser tão versáteis como o anterior.

Em função da pureza de seus ingredientes e da proporção exata de sua combinação, têm uma maior ou menor duração oscilando entre 3 e 5 horas.

Eau de parfum

Álcool de 85º com essências aromáticas de até 20% de concentração.

É uma concentração que não se associa bem com a família dos cítricos, tanto pela natureza destes como pela própria composição, ainda que haja alguns exemplos de água de perfume cítricos extraordinários.

A qualidade, sutileza e elegância de seus aromas conferem versatilidade para uso diário, mas cuidadosos na escolha tanto da fragrância como do momento.  A fixação dura de 4 a 6 horas.

Essence de parfum

É a composição de maior qualidade.

Álcool de 90º, que em algumas ocasiões, pode chegar até os 96º, misturado à solução com uma concentração de essências aromáticas que oscilam entre 20 a 30%, que no caso de marcas muito prestigiosas e na perfumaria top pode chegar até um 40%.

É usado também os nomes de extrait ou elixir de parfum.

É o estado mais puro de uma fragrância, seus aromas são intensos e duradouros.

Têm maior difusão e persistência, podendo durar até 7 horas.