Babados da Miranda

Embaixadora da moda brasileira

A cantora Carmem Miranda merece homenagens por ter sido a primeira a impor nosso estilo tropical para todo mundo.

A sua imagem continua mais presente que nunca.

A plataforma que a maioria das mulheres usa atualmente é apenas uma das suas invenções.

O recurso da plataforma foi criado com a colaboração de um sapateiro para que Carmem, baixinha, pudesse parecer mais alta no palco.
A “pequena notável” embarcou para conquistar a América, em 1939, levando na bagagem apenas seis fantasias de baiana, mais ou menos semelhantes ao modelo usado no filme “Banana da terra”.
Quando ela se tornou um sucesso na Broadway, uma colunista americana escreveu que Carmem “era o melhor que produziu a arte asteca”!
Mas mesmo sem entender a geografia da América latina, o estilo kitch de Carmem agradou tanto os americanos que o ator Mickey Rooney assistiu seu show “Streets of Paris” seis vezes e inclusive a parodiou na TV.
Greta Garbo, quem diria, arredia a night clubs, acabou na mesa de pista no “Versailles” para conhecer aquela que em uma pesquisa sobre as mulheres mais comentadas na imprensa, chegara a sua frente em um ponto.
O sucesso foi tão grande que a imagem de Carmem Miranda ainda ilustra livros de moda e cinema, mesmo sem ela nunca ter feito um papel principal.
Estrelas contemporâneas de Carmem foram enterradas e esquecidas, mas a “brazilian bombshell” permanece com fã-clube em diversas capitais do mundo e a moda regularmente desperta sua maneira exótica de vestir.
Carmem lançou os turbantes, as coleções de pulseiras, colares e complementos exuberantes, plataformas gigantescas e muito brilho nas roupas de uma maneira tão pessoal, que apesar dos excessos, permanece bonito até

O que é que a baiana tem?

Além da roupa, Carmem promoveu uma liberdade geral também nos costumes.

Foi a primeira estrela a colocar a barriga e as pernas de fora em seu figurino. Era também famosa por não usar nenhuma roupa íntima, o que incendiava o imaginário masculino da época.
Esta liberdade custou caro. Ao ser flagrada no ensaio de uma coreografia por um paparazzi, a foto registrou além e mostrou Carmem sem calcinha, com tudo em cena.

A América conservadora se chocou e a carreira dela nunca mais foi a mesma. Tudo antes de Marilyn e Madonna.

carmen-miranda

Jeito de Carmem

 Estampas tropicais

Grande parte dos desfiles para verão 2016 estamparam desenhos tropicais que remetem a Miranda.

O figurino de Carmem sempre foi um delírio tropical, um sopro de fantasia para um mundo castigado pela guerra.

Babados em destaque 

Já estavam populares na moda, mas permanece importante no verão 2016.

Carmem usou todas as possibilidades dos babados para dar mais movimento a sua dança.

Ombros de fora

Característica dos figurinos da cantora, apareceu em muitas propostas nas passarelas para o verão.

Top Cropped

Saia de cintura alta cobrindo o umbigo usadas com blusas curtas era figurino para o palco e como personagem nos filmes americanos.

Voltou com tudo. É a bossa mais festejada do próximo verão.

Sandálias Plataformas

Permanecem em alta e bem altas no verão 2016

Carmem tinha cerca de 500 pares, todos customizados e altíssimos. Algumas plataformas passavam dos vinte centímetros!

Turbante

O turbante decorado também é outro acessório marcante. Visionária, vaidosa e com pouco mais de 1,50 m de altura, ela fazia dos turbantes   aliado para ganhar alguns centímetros a se destacar no palco.

Pulseiras

Coleções de pulseiras enfeitaram pulsos e braços em muitas coleções para o verão.

Pulseiras grossas, finas, coloridas e metalizadas com os colares de bolas eram essenciais para o figurino de Carmen, pois ajudavam a ampliar os seus movimentos ao dançar.

A artista é grande referência de estilo quando se fala de estampas e babados.

Nascida em Portugal, ela veio ao Brasil muito novinha e, depois de fazer muito sucesso por aqui com seus balagandãs , foi viver nos Estados Unidos onde conseguiu alcançar fama global.

Apesar de ter dedicado sua carreira como artista à música, Carmen também lançava mão de um estilo exuberante com ares tropicais que acabou se tornando marca registrada.

Os acessórios esculturais de cabeça são um pouco over para os dias de hoje, no entanto, outros elementos de seu figurino podem ser incluídos no dia a dia para dar um toque fun na produção.