No calor da moda
Sua origem é humilde, mas nas mãos de Coco Chanel, se transformou em um dos maiores clássicos da moda
O tweed, criado há mais de três séculos, é um tecido indispensável no inverno, must have para homens e mulheres e um dos materiais mais reinterpretados por estilistas contemporâneos.
O tweed é tecido mais festejado deste inverno, especialmente depois que as tecelagens descobriram panos com fios mais leves que a lã, mas com o mesmo resultado visual.
Pense em tweed para paletós, calças e costumes.
Por ser tão tradicional e em cores sóbrias, favorece a qualquer formato de corpo, estabelece boa base para outras peças se destacar e combina com todos cenários.
Tweed total
Acredita-se que o nome Tweed tenha se originado da pronuncia errada da palavra escocesa Twill (Sarja).
A associação do tecido a região do rio Tweed, grande centro da indústria têxtil no séc. XIX, ajudou a fixar o engano.
Inicialmente recomendado para as roupas usadas no campo, nunca saiu de moda, mas teve especial destaque nos anos de 1940 e 1960.
De acordo com ato parlamentar de 1993, para receber a certificação, é necessário que o material seja feito à mão nas casas dos tecelões das Ilhas Hébridas Exteriores da Escócia, arquipélago do oeste escocês. É o único com tal proteção, o que comprova sua importância para a indústria do Reino Unido.
Apesar de barato, Chanel adorava o tecido
Ela decidiu incorporá-lo as suas coleções graças à influência do namorado inglês, o Duque de Westminster – era um hábito da aristocracia britânica utilizá-lo durante as caçadas e esportes ao ar livre.
A estilista francesa criou a famosa jaqueta de tweed, chamada de “vest seule”, e a transformou em símbolo de elegância.
Karl Lagerfeld assumiu o legado deixado por Chanel e de suas pesquisas do arquivo da Maison, tira inspirações para renovar constantemente o tweed.
Ele levou a coleção Metiers d’Art para Edimburgo, onde utilizou amplamente o material para homenagear o passado da grife e a cultura local.
Além dele, Alexander McQueen e Vivienne Westwood são alguns estilistas entusiastas.
Os tipos de tweed
O tweed (pronuncia-se “tuid”) é um tecido clássico, feito de lã de diferentes padronagens formando uma trama com textura áspera.
Há inúmeros tipos de tweeds, alguns são tecidos com fios macios e suaves, outros com fios mais duros e resistentes, geralmente em 2 ou 3 tonalidades diferentes.
Donegal (Sal e pimenta)
Tweed inicialmente tecido a mão originário do condado de Donegal, Irlanda.
A partir do séc. XX se aplica a uma variedade de tweeds tecidos à máquina com pedaços de fios coloridos entremeados.
Harris (tweed xadrez tradicional)
Tweed macio e espesso, inicialmente feito em tear manual, usando fios que eram tintos com corantes vegetais pelos habitantes da das ilhas Barra, Harris, Lewis e Uist, no arquipélago das Híbridas, na Escócia.
Durante a década de 1840, o uso do tecido atingiu o restante do Reino Unido.
Chevron (espinha de peixe)
Tweed com desenho em padrão ziguezague, produzido pela tecelagem de sarja quebrada que lembra a estrutura do esqueleto do peixe, por isto chamada também de “Espinha- de- peixe”. Textura criada nas indústrias têxteis, desde o séc. XIX é usada em roupas. A textura pode ter tamanho micro ou maxi.
Onde usar
Em qualquer peça de roupa e em qualquer situação, do lazer ao profissional.
Perfeito em básicos como paletós, calças, sobretudos ou jaquetas.
Como usar
- Aceita qualquer produção de cor ou feitio sem interferir.
- Pode ser combinados com o mesmo tweed, lãs ou tecidos de algodão ou nylon.