As dicas das vovós para eternizar roupas lindas
Cuidando bem de suas roupas na hora da limpeza você vai ter as peças com a mesma aparência de nova por mais tempo
Vestir bem exige roupas bem cuidadas e com o investimento garantido.
Lavar
- Evite lavar tudo o que tem elástico no chuveiro quente (calcinha, cueca, roupa de banho). Além de ficarem ásperas por causa do sabonete, a fixação de manchas é maior e com o calor a elasticidade resseca.
- Para não rasgar e nem danificar pecas finas ou delicadas, como as feitas em seda, renda, cetim, crepe georgette ou peças bordadas, lave as roupas sempre a mão com sabão de coco em barra ou liquido. Já modelos confeccionados em tecidos fortes como algodão, linho, lã (sem entretela) e jeans podem ser lavados a maquina com sabão e amaciante.
- As camisas brancas ficam mais brancas, sem enfraquecer o tecido, se a medida não ultrapassar meio copo de água sanitária para cada cinco litros de água. Um truque antigo é usar anil liquido no ultimo enxágue.
- O amaciante mancha a roupa escura quando utilizado mais que o necessário. Use meio copo para a capacidade máxima da maquina.
- Para que a lã não crie bolinhas, lave e enxágue as peças pelo avesso com água quente ou morna, nunca fria e passe sem encostar o ferro, aproveitando apenas o vapor e o calor.
- Tecidos escuros não perdem a cor por causa do sabão em pó. Muitos reagem e podem desbotar em contato com água. É importante seguir a risca as instruções descritas nas etiquetas e embalagem dos produtos.
- O zíper desgasta os tecidos ao bater, especialmente os jeans. Feche sempre as calças e saias antes de colocar na maquina.
- Peças com lantejoulas e miçangas devem ser lavadas a mão com sabão liquido para roupas delicadas. Caso esteja muito suja, o melhor é lavar a seco que dispensa o processo de bater na máquina.
- Biquíni e maiô ficam molengos porque o sal do mar e o cloro da piscina destroem as fibras do tecido. Evite que a peça seque no corpo. Retire antes, enxágue na água corrente, lave com sabão de coco, sem torcer.
Secar
O melhor prendedor é de plástico. A sujeira é facilmente removida com água corrente.
Cada roupa tem uma maneira correta para não deformar ao secar
Paletó- Envolva uma toalha em cabide plástico sustentando os ombros.
Blusa de linho ou lã- enrole em toalha e aperte bem para tirar o excesso de água. Pendure em dois fios do varal para o peso ficar melhor distribuído.
Jeans- Prenda o jeans com a barra, com o cós para baixo. Faça o mesmo com as sociais, só que respeitando o vinco.
Camiseta e saia- Alinhe as costuras pela lateral, jogue a peça sobre o varal pendurada pelo meio. Coloque um prendedor de cada lado da costura.
Camisa e vestido- Coloque em cabide, preso nos ombros e pendure.
Passar
- As fibras do tecido podem apodrecer se forem secas constantemente com o ferro de passar.
- Borrifador com água não prejudica, ao contrario, ajuda ao ferro deslizar. Para cheirinho especial use três partes de água para uma de amaciante.
- Altas temperaturas devoram o paetê. Limite o ferro de passar ao redor da aplicação. Bordados a linha ficam mais brilhantes se passados do avesso sobre uma toalha.
- Peças com elastano (Lycra) ficam frouxas se passadas a ferro. O calor do eletrodoméstico derrete o elástico misturado às fibras do tecido.
- O crochê e o fuxico não precisam ser passados. O peso do ferro e o calor amassam o ponto, tirando o relevo da roupa.
- Extremo cuidado com roupas e vestidos cortados enviesados ou godê. O ferro deve apenas encostar. O atrito do ferro e o calor podem esticar ou deformar o caimento da roupa.
- Evite encostar o ferro em tecidos escuros. Um lenço impede o atrito direto que deixa a roupa lustrosa.