A moda precisa dos desfiles para impor suas criações

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Existe uma discussão global sobre a necessidade de uma grande adequação do calendário de moda à realidade atual do consumidor e do mercado aproximando o desfile do varejo, chamado de “see now, buy now”..

O lojista assiste o desfile e já pode levar as peças, ganhando tempo e a promoção da mídia.

No processo anterior era feito um pedido que demorava meses para chegar na loja, perdendo o impulso natural da divulgação dos desfiles.

Pode mudar o processo de comercialização, mas os desfiles sempre serão a cereja do bolo nas coleções de moda

O desfile de modas é o caminho mais perfeito para vender roupas

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Vestidas por profissionais que tem a beleza e cancha de seduzir o consumidor, embalado por uma música contagiante em um espaço que devota à moda, é quase impossível não ser contaminado pelas novas tendências.

 O começo de uma era

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O comercio da roupa pronta se tornou uma atividade rentável a partir do século vinte com a popularização do prêt-à-porter.

A venda era feita por catálogos com os modelos desenhados em bico de pena ou em lojas que vendiam roupas importadas.

Com a concorrência do comercio, os costureiros começaram a promover eventos filantrópicos onde as clientes mais fieis mostravam os vestidos confeccionados pelo estilista.

A moda pegou e até as lojas começaram a promover seus desfiles.

Como não existiam manequins profissionais, quem desfilavam eram as damas da sociedade gentilmente convidadas para se exibir na passarela.

A partir dos anos vinte a profissão de modelo começou a ser encarada a sério e muitas das garotas acabavam como artistas de cinema.

Mas não pense que a profissão de modelo tinha o glamour e status que tem hoje.

As primeiras profissionais eram confundidas com garotas de programa e nenhum pai desejava ter uma filha com a profissão de modelo.

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Foi a partir dos anos sessenta que as modelos se transformaram em queridinhas da mídia, substituindo as estrelas de cinema que nesta época estavam em baixa, pela concorrência da televisão.

Jeans Shrimpton, Veruschka, Penelope Tree, Twiggy e outras tantas pioneiras das passarelas se transformaram nos primeiros ídolos da moda, antes mesmo dos estilistas modernos.

A fama e o dinheiro da profissão de modelo incentivou muitas beldades a tentar a sorte.

A partir desta época o marketing das empresas começou a investir pesado nos desfiles de moda.

Os desfiles se tornaram uma fonte de divulgação espontânea gerando notícias em todo o mundo.

Em busca de mais mídia, os shows foram se adaptando e mudando como a moda.

As passarelas testemunharam desfiles da alta costura com manequins carregando números, desfiles show, dançados, coreografados, com pivô para fazer rodar a saia na passarela (o auge era três pivôs sem parar) até o passo e a parada da Gisele Bunchen.

Atualmente um desfile internacional chega a cifras que ultrapassam dois milhões de dólares.

O casting das manequins é o mais poderoso do planeta fashion e o resultado de toda esta ostentação se traduz em vendas e divulgação maciça da marca. Foram desfiles extravagantes e luxuosos que trouxeram de volta  nomes como Chanel e Dior para a órbita da moda.

Para que servem os desfiles

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Os desfiles são o melhor veiculo para vender e ver a moda em cena, assim como aprender a usar as roupas de uma maneira diferente.

Servem também para ilustrar os conceitos da proposta, ás vezes de uma maneira até exagerada para que não passe desapercebido.

A informação da moda é feita por imagens e o desfile não funciona apenas como uma ferramenta comercial, mas também como apoio didático para quem curte vestir as novidades da estação.

Não há quem não se encante com um bom desfile.

Com roupas impecáveis, em combinações e atitude modernas e cores sempre inovadoras, os desfiles funcionam como um convite, um desafio para testar novas propostas.

Como vestir para um desfile de moda

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Não existem regras do que usar nos desfiles atuais, mas espaços de moda permitem ousadias e até uma boa oportunidade para testar novos estilos.

Em desfiles de lançamento de moda  como a SPFW a roupa recomendada é que seja a mais confortável possível para acompanhar a maratona de desfiles.

Nestes templos de adoração a moda o que mais importa é o que vai rolar na passarela, pois muitas pessoas saem do trabalho, direto para os desfiles, sem tempo de trocar o visual.

Xico Gonçalves
Xico Gonçalves
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