Jogo de proporções
Com a democratização dos comprimentos de saias e calças e a enorme variedade de alturas nos saltos de sapatos, o que poderia facilitar acaba gerando dúvidas.
Por uma questão de equilíbrio, alguns comprimentos de barras coordenam melhor com determinadas alturas de salto.
Seguindo estas regras básicas é possível coordenar o visual correto em qualquer comprimento.
Comprimentos & saltos
Calças
Longas (boca estreita)
Use saltos altos, médios ou rasteiros.
Durante o dia o salto deve ser grosso. A noite adote saltos altos e finos em sandálias ou boots delicados ou rasteiras de luxo.
Longas (Boca pata de elefante, reta ou corte para botas)
Use saltos baixos, rasteiros, plataformas e salto grosso de qualquer altura em modelagens femininas, botas ou no estilo masculino (mocassim, tênis, sapatênis, amarrados).
Curtas e médias (Bermuda, bermudão, Capri, Pescador, Cropped)
Use saltos baixos (sandálias rasteiras, calçados estilo masculino, tênis, chinelo de borracha) ou médios (salto grosso e plataforma), sempre com sapatos esportivos.
Saias
Comprimentos longos (Longuetes)
Saltos rasteiros, baixos ou no máximo com cinco centímetros nas roupas informais.
Com roupa esporte o salto pode Anabela, grosso ou plataforma.
O comprimento certo para uma saia longa é de dois a quatro dedos acima do tornozelo.
Use saias longas com botas baixas no inverno
Com saias longas sociais o salto fino deve ser do médio para o alto em modelagens delicadas e femininas.
Comprimento médio (Midi, mimolet, Dior)
Este comprimento popularizado por Christian Dior há mais de cinqüenta anos enfeita e afina a perna, mas é considerado um comprimento clássico, quase envelhecedor.
Esportivamente use com sapatos de salto médio grosso. Em roupas mais sofisticadas, o salto ideal deve ser fino e mediano, estilo Sabrina.
É o comprimento ideal para usar com botas curtas e longas de salto baixo e médio. Usando a bota na mesma cor da saia se consegue um eficiente truque para alongar a silhueta.
Comprimento Chanel
O comprimento original, lançada por Chanel nos anos 30 cobria perfeitamente os joelhos. As atuais podem libera-lo, com a bainha tocando a parte mais alta do joelho.
Com este comprimento use sapatos delicados, baixos, médios ou altos.
Comprimento Curto (mini-saia, saia micro e shorts)
Salto alto, baixo ou rasteiro são permitidos, dependendo da intenção e horário. No visual esportivo salto e botas em qualquer altura-do rasteiro ao alto, devem ter estrutura robusta, plataforma ou salto grosso.
Para os comprimentos curtos em roupas sofisticadas use botas ou sandálias de salto alto fino ou modelagens rasteiras de luxo.