Teste da Mochila
Se a moda das mochilas pesadas está causando muita dor na coluna dos adultos, imagine nas costas das crianças.
Como é impossível deixar de usar as confortáveis mochilas para ir ao colégio, o jeito é descobrir uma maneira de carregar aquele monte de livros e cadernos sem acabar com a coluna.
Claro que a criança precisa ter predisposição para problemas de coluna e em certos casos de cifose (corcundinha) a mochila nas costas pode ser até benéfica.
Mas se a criança sofre de escoliose (desvio da coluna para um dos lados) o uso da mochila não é recomendado. Um ortopedista ou professor de Educação Física detecta se a criança tem predisposição a este diagnóstico.
O certo e o errado de como usar as mochilas
Nas costas
É o melhor jeito para carregar a mochila.
Desta maneira a distribuição do peso fica equilibrada e não sobrecarrega tanto a coluna
Mas não adianta carregar o quarto inteiro dentro da mochila porque o peso vai machucar. Carregue estritamente o essencial para não prejudicar a saúde.
De um lado só
Pode reparar como o corpo fica torto com o peso se concentrando de um lado só das costas.
Com o tempo isto causa problemas de postura.
Para quem curte usar a mochila deste jeito uma forma de diminuir os estragos é só carrega-la quando precisar apoiando a bolsa no chão quando está parado.
Na frente
Quem tem mania de criar novos estilos usando a mochila na frente acaba com a sua coluna.
Este peso concentrado na frente pode resultar em uma cifose (corcundinha) ou lordose (curvatura na coluna que dá muitas dores nas costas).
Caderno nos braços
Não tem nada a ver com mochilas, mas pode ser perigoso para a saúde. Carregar uma pilha de cadernos e livros nos braços parece pratico, mas não é. Com o tempo pode aparecer dor nos braços e até uma tendinite (inflamação nos tendões).