Quatro fases da moda que influenciam o estilo atual
LADYLIKE
O GLAMOUR DOS ANOS 1950
Com o final da Segunda Guerra Mundial, a feminilidade volta aparecer dando origem ao fenômeno Lady-like. O New Look da Dior ganha força nos anos 50 embalado por tons pastel, inspirações românticas e cintura marcada. Nessa mesma fase, também surgem as pin-ups – mulheres ultra femininas de sexappeal avassalador.
GERAÇÃO MOD
Os anos 1960 foi uma fase marcada pela prosperidade financeira, momento em que a maior parte da população mundial era composta por jovens, onde nada era mais justo que a legião de coolkids do rock MOD ditar o estilo da época.
A moda das ruas inspirava os estilistas. Já pararam para pensar na quebra de tabus que transformaram nosso modo de pensar por causa das mini saias? Mais estampas geométricas, temas futuristas, cabelos volumosos e/ou curtinhos e olhos bem maquiados.
PAZ E AMOR
O boho chic é um dos estilos contemporâneos que tem suas raízes nos anos 1970.
Na época onde o lema era quanto menos gastar melhor, o do it yourself ganhou vez e o tie-die feito em casa atrai os holofotes do mundo inspirando estilistas como Yves Saint Laurent e Valentino.
Estampas psicodélicas, multicoloridas, fibras naturais, peças amplas e fluidas em tecidos leves, e referências étnicas de regiões distantes do eixo Estados Unidos – Europa marcaram a fase.
REBELDIA PUNK
Teria como não falar da vertente punk dos anos 1980? A era marcada pelo rock praticamente consagrou as jaquetas de couro como peças essenciais no nosso guarda-roupas até os dias de hoje.
Conhecido por popularizar roupas que agradavam tanto os homens quanto mulheres, o punk também é caracterizado pelo uso de jeans, spikes, looks de beauté transgressores e cabelos cheios de laquê.