De A a Z
A moda modifica a imagem e os termos usados nos bastidores.
Quantas vezes você ouviu um termo estrangeiro ou modal que “fingiu” que entendeu, sem idéia do que significa.
Ortografia Fashion
Anourack
Novo nome para o Parkas. Está sendo muito falado pelo pessoal da moda. Blusão fechado que chega a altura dos quadris, dotado de capuz que se ajusta por meio de um cordão. Originalmente de pele, era usado com o pêlo voltado para dentro no inverno e ao contrário, no verão.
Acervo pessoal
Acervo pessoal significa que o produtor ou stylish usaram roupas de coleções passadas ou acessórios de sua propriedade para compor um look, mesmo que não estejam à venda nas lojas. Um trucão em busca de uma imagem bacana.
Bafo ou Bapho
Gíria usada para um look escandalosamente chique ou original, um lugar ou acontecimento descolado, uma noticia que envolva celebridades e até uma pessoa bonita.
Boudoir
Termo francês, pronuncia-se bu.du.á. Tendência forte com a moda das camisolas e lingeries que invadiram as passaralas para o inverno 2016.
Caban
Vestimenta de origem oriental, semelhante a japona. Uma espécie de casaco até os quadris, abotoado na frente, de mangas longas. Os modelos originais tinham grandes punhos dobrados e gola xale. Eram usados por tripulantes de embarcações para combater os ventos do mar.
Changeant
Do verbo francês “changer”, mudar. Changeant é o clássico furta-cor.
Conforme o movimento a luz cria impressão de mudar de cor. Para o efeito são misturadas cores diferentes na trama.
Chic
Usado como um complemento para adjetivos relacionados a moda.
Não basta ser moda punk, tem que ser punk chic. Termo muito usado para atrair o que “não tem nada a ver” para a moda,
Viviane Weswood (na foto) foi quem transformou o movimento social inglês em moda chique e usada por pessoas que nunca pensaram em ser punks.
Choker
Tipo de gargantilha que foi uma febre nos anos 1990 e voltaram em materiais como acrílico, metais, plástico.
Cluntch
A carteira que depois da versão popularizada por Alexander McQueen ganhou seu nome no inglês.
Cropped
Roupas mais curtas, tipo cortadas como blusas, bodies ou camisetinhas que não chegam até o umbigo (top cropped) e calças com os tornozelos à mostra.
Chinos
Tipo de calça masculina desenvolvida pela Levi’s, baseada na roupa usada pelo pessoal da aviação durante a Segunda Guerra. O nome vem da mão de obra barata dos chineses, que fabricavam estas calças.
Foi febre nos anos 1990 promovida pela GAP e volta para homens e mulheres em modelagens mais elaboradas.
Clean
Do inglês, limpo. Na moda é um estilo que evita o supérfluo. Modelagens e tecidos têm o desafio de moldar roupas práticas e utilitárias e acima de tudo elegantes. Também chamado de minimalismo.
Foram mantra nos anos 1990- “Less is more”.
Na boca da moda incentivada pela tendência “normcore”.
Destroyed
Do inglês: destruído. Nos anos 70 o estilo foi incorporado à moda graças aos jeans detonados, rasgados e puídos. Mais tarde ficou mais abrangente passando a freqüentar outras roupas. Para o aspecto envelhecido as peças recebem um processo de lavagem com pedras e enzimas.
Jeans destruídos é top na moda de rua atual.
Dresscode
Guia de regras do figurino correto para a hora e local.
Eleger, apostar ou investir
Estilistas não fazem meras escolhas, eles “apostam” ou “investem” no que acreditam que pode se transformar em produtos de sucesso.
Flare
Antiga “boca de sino” com a barra abrindo em direção da bainha.
Garimpar
Atividade para encontrar itens únicos em brechós ou lojas.
Grafismos
Desenhos precisos e abstratos com formas geométricas que estampam peças de diversos tipos.
Hi-lo
Abreviação para High & Low. Usado para definir looks que misturam labels de luxo com marcas menos ostensivas ou camiseta e jeans destruido com diamantes.
Loungewear
Peças antigamentes usadas dentro de casa como um pijama ou moleton liberados para desfilar em outros ambientes.
Maison
Ateliês gigantescos como Dior e Chanel que costuram tudo à mão com matérias nobres. Os valo
res das roupas podem variar entre o preço de um carro popular ou de um apartamento.
Mood ou vibe
Sem muita definição estes termos quase metafísicos representam o espírito de um tempo. É aquele vestido de franjas que tem mood anos 1920 ou aquela blusa delicada de vibe romântica. Alguns estilistas também usam “perfume de”.
Normcore
Estilo apontado pela NY Mag, a revista de moda do jornal New York Times, que consiste em usar roupas consideradas comuns, simples ou até mesmo bregas, e com um truque de styling, torná-las um look superdescolado.
Neoprene
Marca registrada da Dupont para uma borracha sintética, inventada em 1931. Consiste em manta esponjosa de espessuras variadas (entre 3mm a 1cm.). Aplicada em diversos segmentos da indústria.
Na área têxtil, o neoprene requer uma dublagem de tecido, com forro industrial nas duas faces. Antitérmico facilita a vida dos surfistas, mergulhadores e praticantes de esportes aquáticos em geral.
Novas tecnologias, ainda mais leves proporcionaram ao tecido interpretações para a moda praia.
Pit
Região localizada ao final de uma passarela onde os fotógrafos se posicionam com suas câmeras.
Statement
Utilizado para dar força a itens específicos. Uma bolsa comum é o contrário de uma bolsa statement.
Vintage
Em voga depois que Alessandro Michele (Gucci) “apostou” em looks que poderiam ter pulado do guarda-roupa da vovó para a passarela.