Descubra como usar o detergente além da cozinha e aprenda a fazer o seu próprio produto em casa

Por não ser tóxico para crianças nem para animais de estimação, o detergente é uma boa alternativa no combate aos insetos.
Assim, ele pode ser usado para substituir venenos mais agressivos em aplicações por toda a casa ou diretamente em plantas e animais.
O produto também é um coringa na lavanderia, dando conta tanto da eliminação de manchas de gordura dos tecidos quanto da lavagem de peças mais delicadas.
1. Remover manchas de gordura de roupas
O detergente de cozinha é uma opção eficiente para remover manchas de gordura de tecidos.
Aplique o detergente sobre a mancha, esfregue e enxague com água para se livrar rapidamente de resíduos engordurados. O método pode ser utilizado até em tecidos mais delicados, como a seda.
2. Eliminar insetos
É certo que existe uma infinidade de inseticidas, mas o detergente é uma opção barata, eficaz e bem menos agressiva que muitos venenos. Basta misturar cerca de duas colheres de detergente em um litro de água e borrifar diretamente nos insetos.
3. Pulverizar plantas
Além de eliminar os insetos que já estão nas plantas, o detergente previne novos ataques por formar uma película protetora. Para não prejudicar a planta, utilize pouco detergente: o indicado é usar três ou quatro gotas para um litro de água. Evite fazer a pulverização com detergente em dias muito quentes e em plantas que ficam expostas ao sol.
4. Regar vasos muito secos
Esqueceu de aguar uma planta e a terra no vaso ficou muito seca? Quando isso acontece é comum que a terra não absorva a água com facilidade, fazendo com que o líquido não chegue na raiz. Para ajudar no processo de absorção, é só diluir algumas gotas de detergente de louça neutro na água na hora de regar.
5. Limpar os móveis da cozinha
Mesmo tomando muito cuidado ao cozinhar, é comum que armários, pias, mesas e outros móveis da cozinha também fiquem engordurados. Para limpá-los, borrife uma mistura de detergente com água morna, enxague com um pano úmido e depois seque-os.
6. Limpar o motor do carro
Uma solução composta de duas xícaras de detergente para um litro de água é uma alternativa econômica aos produtos específicos para realizar a limpeza do motor.
7. Remover manchas de óleo do concreto
O detergente de louça é um bom aliado para a remoção de manchas de óleo do concreto. Cubra a mancha com bicarbonato de sódio e depois coloque um pouco de detergente sobre o local. Esfregue e deixe a mistura agir por algumas horas. Enxágue e repita o procedimento até a mancha sumir completamente.
8. Lavar roupas delicadas
Por ser mais leve o detergente de louça é uma ótima alternativa para a lavagem de peças mais delicadas. Substitua o sabão em pó por uma colher de sopa de detergente.
9. Higienizar pentes e escovas de cabelo
Prepare uma solução de água morna com algumas gotas de detergente para higienizar pentes e escovas de cabelo. A mistura ajuda a eliminar oleosidade e resíduos de produtos capilares que podem ficar acumulados nas cerdas.
10. Dar brilho a joias
Para limpar suas joias e mantê-las brilhantes, coloque-as de molho por alguns minutos em uma mistura de detergente de louça neutro e água com gás. As bolhas ajudam o detergente a penetrar nos cantinhos e remover a sujeira. Se for preciso, utilize uma escova para limpar melhor.
11. Lavar azulejos
Misture duas colheres de detergente em um balde com água morna para uma limpeza eficiente de azulejos. O detergente é ideal para se livrar do aspecto engordurado e limpar o rejunte.
12. Tirar manchas de tapetes
Para remover manchas de carpetes e tapetes, limpe-a com um pano embebido em água morna e detergente. O detergente ajudará o pano a absorver o resíduo da mancha. Quando a sujeira tiver sumido, passe uma esponja com água fria no local e seque em seguida.
13. Limpar móveis externos
Mesas, cadeiras e outros móveis que ficam em ambiente externo ficam diretamente expostos às ações do clima e da poluição. Mais uma vez, a solução de água morna e detergente de louça é uma arma poderosa na limpeza desses objetos.
14. Limpar folhas de plantas
Quem usa plantas na decoração da casa sabe que é inevitável que as folhas acumulem poeira e outros resíduos. Para mantê-las limpas e lustrosas, coloque algumas gotas de detergente em um litro de água e aplique nas folhas utilizando um pano ou algodão.
15. Eliminar pulgas de cães
Alguns venenos para pulgas são tóxicos e muito agressivos para os cães. O detergente, porém, pode ser usado em cachorros de qualquer idade e, além de matar as pulgas, faz com que os ovos dos insetos caiam do pelo do animal. Para isso, basta dar banho no cão com detergente e esperar alguns minutos antes de enxaguar.
16. Desentupir vaso sanitário
Coloque meia xícara de detergente de cozinha no vaso entupido e espere de 10 a 15 minutos, para que o produto afunde na água. Em seguida, acrescente água fervente e espere a água abaixar durante alguns minutos. Dê a descarga para conferir o resultado e, se necessário, repita o processo.
Como fazer o seu próprio detergente de louça
Os detergentes industrializados possuem componentes que podem prejudicar o meio ambiente.
Fazer o seu próprio
detergente em casa é simples, ecológico e ainda te ajuda a economizar dinheiro!
Ingredientes
•200g de sabão de coco em barra
•40g de bicarbonato de sódio
•50ml de álcool
•3 litros de água
Modo de preparo
1.Rale o sabão de coco;
2.Esquente toda a água em uma panela;
3.Acrescente o sabão de coco ralado na água quente e espere dissolver;
4.Com o fogo desligado, acrescente o bicarbonato de sódio e o álcool;
5.Misture durante cinco minutos e deixe repousar.
Xico Gonçalves
Xico Gonçalves
Artigos: 850

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*