Conheça os Trendwatchers
Ou observadores de tendências, que são profissionais espalhados pelo mundo de olhos bem abertos e com a função de descobrir movimentos culturais, estéticos e até atitudes individuais que irão determinar o que vai dar o tom na indústria da moda, na publicidade, no design e até em parte da produção de artes plásticas nos meses ou anos seguintes.
Tudo o que se lança nos grandes mercados internacionais tem na retaguarda um complexo trabalho de pesquisa feito por um desses profissionais.
Muitas propostas de moda vendidas pelos estilistas como obras de intuição, são na verdade fruto de pesquisas feitas pelos olheiros da moda, os trendwatchers.
TrendWatching é uma empresa holandesa que tem “olheiros” (isso mesmo, como aqueles que ficam por aí caçando possíveis modelos e nos testes de clubes de futebol caçando possíveis jogadores), chamados “observadores de tendências”, que ficam espalhados no mundo inteiro (Estados Unidos, Canadá, União Europeia, Japão, Coréia do Sul, Índia, África do Sul, Austrália, Brasil e mais outros cinquenta países), fazendo isso mesmo que o nome da profissão deles fala que eles fazem: observando tendências.
A fonte de informação dessas pessoas são os próprios consumidores.
A fonte de informação dessas pessoas são os próprios consumidores.
Depois, essas tendências, que foram colhidas no mundo inteiro, são vendidas a grandes empresas, tipo a Nokia, entre outras para que elas tracem suas futuras estratégias de marketing.