Um modelo-ícone de óculos, o estilo gatinho volta à moda
Este formato de óculos tiveram seu auge nos anos 1950 – a atriz Marylin Monroe era fã – e retornam com um design bem moderno
Também eram conhecidos como “Arlequim”, por causa das pontas levantadas, que remetiam à máscara do Arlequim.
Com a onda retrô invadindo a moda nas últimas temporadas o estilo gatinho ganhou espaço.
Adaptados aos tempos atuais, com cores mais vibrantes, pedrinhas aplicadas, pontas mais ou menos levantadas, o que não falta é criatividade.
Imortalizado por Grace Kelly, Marilyn Monroe, Brigitte Bardot e outras divas, o Gatinho virou óculos de estimação neste verão 2017
O modelo é chamado de gatinho pelo estilo “puxadinho” dos lados, lembrando olhos de gato.
Inicialmente, eles eram finos, com bordas grossas e bem puxadas, mas os modelos atuais foram ampliados e ganharam hastes mais finas e coloridas.
Grace Kelly era grande fã do modelo, usando tanto como óculos de sol quanto de grau e, quase sempre, com estampa “tartaruga” uma de suas marcas registradas.
Já Marilyn Monroe era adepta a um modelo bem minimalista, de armação preta e bem puxado nas pontas.
Em 2010, Tom Ford lançou uma coleção de óculos de grau em estilo 1960’s inspirados nos modelos gatinho e wayfarer, promovendo seu filme, “A single man”, lançado no mesmo ano.
As armações 2017 ganharam estampas, cores e o “gatinho” mais acentuado nas laterais, que ganha mais design, às vezes até exagerado, seja com apliques, estampas, uma cor diferente ou até armação vazada.