A jornalista nova-iorquina Michelle Lee listou o que chamou de “Dez Mandamentos da Vítima da Moda”, em seu livro: “Fashion Victim: Our Love-Hate Relationship with Dressing, Shopping and the Cost of Living”.

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Reproduzo para  descobrir se você é “pecador”.

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  1. Pagarás Mais Para Parecer Mais Pobre.

As tendências duram tão pouco que preferimos comprar roupas que tenham aparência de usadas. Ironicamente, apesar de a moda ser baseada em novidades, nada deve parecer ser tão novo.

  1. Usarás Objetos Inúteis.
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As vítimas da moda não têm nenhum problema em usar uma roupa apenas para se enfeitar. Mas é possível criar a ilusão de que a roupa é também funcional para justificar a compra. A calça cargo é um exemplo: embora sua funcionalidade tenha ajudado a difundi-la, quem realmente usa tantos bolsos?

  1. Possuirás Muitas Variações do Mesmo Tema.

É comum a vítima da moda ter vários itens praticamente iguais, apenas com mudanças suficientes para serem considerados diferentes.

  1. Acreditarás Piamente no Alcance da Marca.

Quando se compra uma marca, se compra um estilo de vida. As marcas de moda podem vender qualquer outra coisa. A maioria destes produtos adicionais são fabricados por outras empresas que são licenciadas, mas a vítima parece não se importar, desde que a marca esteja na embalagem.

  1. Desejarás a Validação do Seu Próprio Estilo.

Se por um lado acreditamos que nos vestimos de acordo com o nosso eu subjetivo, por outro lado a opinião alheia parece ser muito importante.

  1. Deverás Vestir Também Suas Crianças e Animais de Estimação.

Muitas marcas cult já vendem infantil (Baby GAP, Diesel Kids, D&G Junior) e para cães e gatos (Gucci, Hermès, Louis Vuitton, Prada, Ferragamo).

  1. Fingirás Ser Atlético.

O fascínio por roupas esportivas parece aumentar com o uso de tecidos que melhor absorve o suor e outras tecnologias. Na maioria das vezes, a vítima da moda nem pratica esportes. Quem precisa de blusa que absorve suor para ir passear no shopping com ar condicionado?

  1. Deverás Ser um Outdoor Ambulante.
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Vestir um logo de uma grife é como uma carteirinha de associação a um determinado grupo, quando muitas vezes apenas o estilo da roupa já é suficiente para representar a marca que veste.

  1. Deverás Verificar Como Socialites e Celebridades Estão Vestidas.

Um dos mecanismos do ciclo da moda é vestir socialites, celebridades e ícones sociais modernos de graça para receber cobertura jornalística nos eventos a que comparecem. Uma forma de promover as vendas e a marca.

  1. Deverás Cobiçar Sem Ver.

A venda de roupas hoje em dia não requer necessariamente mostrá-las, mas apenas a imagem, o estilo de vida associado à roupa. Desta forma, o branding das marcas de moda tem como objetivo chamar a atenção dos consumidores, independentemente de chamar atenção para as roupas em si, já que anúncios polêmicos recebem cobertura da imprensa e publicidade gratuita.

Xico Gonçalves
Xico Gonçalves
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