A jornalista nova-iorquina Michelle Lee listou o que chamou de “Dez Mandamentos da Vítima da Moda”, em seu livro: “Fashion Victim: Our Love-Hate Relationship with Dressing, Shopping and the Cost of Living”.
Reproduzo para descobrir se você é “pecador”.
- Pagarás Mais Para Parecer Mais Pobre.
As tendências duram tão pouco que preferimos comprar roupas que tenham aparência de usadas. Ironicamente, apesar de a moda ser baseada em novidades, nada deve parecer ser tão novo.
As vítimas da moda não têm nenhum problema em usar uma roupa apenas para se enfeitar. Mas é possível criar a ilusão de que a roupa é também funcional para justificar a compra. A calça cargo é um exemplo: embora sua funcionalidade tenha ajudado a difundi-la, quem realmente usa tantos bolsos?
- Possuirás Muitas Variações do Mesmo Tema.
É comum a vítima da moda ter vários itens praticamente iguais, apenas com mudanças suficientes para serem considerados diferentes.
- Acreditarás Piamente no Alcance da Marca.
Quando se compra uma marca, se compra um estilo de vida. As marcas de moda podem vender qualquer outra coisa. A maioria destes produtos adicionais são fabricados por outras empresas que são licenciadas, mas a vítima parece não se importar, desde que a marca esteja na embalagem.
- Desejarás a Validação do Seu Próprio Estilo.
Se por um lado acreditamos que nos vestimos de acordo com o nosso eu subjetivo, por outro lado a opinião alheia parece ser muito importante.
- Deverás Vestir Também Suas Crianças e Animais de Estimação.
Muitas marcas cult já vendem infantil (Baby GAP, Diesel Kids, D&G Junior) e para cães e gatos (Gucci, Hermès, Louis Vuitton, Prada, Ferragamo).
- Fingirás Ser Atlético.
O fascínio por roupas esportivas parece aumentar com o uso de tecidos que melhor absorve o suor e outras tecnologias. Na maioria das vezes, a vítima da moda nem pratica esportes. Quem precisa de blusa que absorve suor para ir passear no shopping com ar condicionado?
Vestir um logo de uma grife é como uma carteirinha de associação a um determinado grupo, quando muitas vezes apenas o estilo da roupa já é suficiente para representar a marca que veste.
- Deverás Verificar Como Socialites e Celebridades Estão Vestidas.
Um dos mecanismos do ciclo da moda é vestir socialites, celebridades e ícones sociais modernos de graça para receber cobertura jornalística nos eventos a que comparecem. Uma forma de promover as vendas e a marca.
- Deverás Cobiçar Sem Ver.
A venda de roupas hoje em dia não requer necessariamente mostrá-las, mas apenas a imagem, o estilo de vida associado à roupa. Desta forma, o branding das marcas de moda tem como objetivo chamar a atenção dos consumidores, independentemente de chamar atenção para as roupas em si, já que anúncios polêmicos recebem cobertura da imprensa e publicidade gratuita.