Foi-se o tempo em que o óculos de grau era considerado o vilão da história na hora de manter a produção legal.
A peça sem muito design e que desconstruía o look ganhou novos olhares de tempos para cá.
Armações vintage se tornaram atuais, lentes escuras são trocadas por claras e, quanto mais extravagante e colorido forem seus óculos, maiores as chances de você acertar na tendência.
Ainda na dúvida?
Confira no desfile inverno 2016 e no último desfile (inverno 2017) de Alessandro Michele para a Gucci, onde, além dos acessórios, armações de grau ganharam destaque a cada passo dado na passarela.
Acessório indispensável
Os óculos de grau são acessórios imprescindíveis para corrigir problemas de visão, como miopia, astigmatismo, hipermetropia, entre outros.
Quem possui esses problemas sabe a falta que os óculos de grau fazem na hora de ler um livro, andar pela rua, assistir à televisão e outras tarefas cotidianas.
Se você precisa de óculos de grau, mesmo que seja para leitura, saiba que eles viraram moda.
A tendência é tão forte que é comum encontrar a moçada usando óculos incríveis sem a lente, apenas para curtir a armação.
Quem precisa deste acessório diariamente pode tirar proveito das novas armações que a moda está sugerindo
Visão de estilo
Os óculos de grau há tempos perderam o status de acessórios incômodos, desconfortáveis e desprovidos de qualquer estilo.
Pelo contrário, hoje em dia existe uma variedade de modelos de óculos de grau, feitos de materiais diversos e com formatos que se adaptam aos mais diferentes tipos de rostos.
As armações de óculos ajudam a formar o estilo.
- Existem as armações mais clássicas, as modernas, as esportivas e até mesmo aquelas mais chamativas, que exploram diferentes tonalidades de cor.
- Ao escolher o óculos de grau é importante levar em conta o estilo de vida.
- Diferentes profissões, atividades diárias e situações influenciam a escolha da armação mais adequada.
- Armações mais clássicas circulam melhor em ambientes e situações mais formais, como o escritório, a faculdade e o trabalho em geral. Mas mesmo o clássico pode ser retrô o que é uma forte referência na moda dos acessórios.
- O formato do seu rosto também é um fator que deve ser levado em consideração na escolha da armação.
- Mas mais importante que regras é a prova na frente do espelho.
Formatos de rosto
- Quem tem o rosto quadrado deve optar por aros com cantos retangulares ou ovais. A armação deve suavizar o ângulo do maxilar e alongar o rosto relativamente curto. As armações mais largas e com lentes finas são indicadas.
- No rosto mais arredondado o ideal são óculos que tenham detalhes marcantes. Evite óculos de armação redonda ou óculos demasiadamente quadrados, já que geralmente ele é maior na vertical e pode pegar na bochecha. As lentes devem ter um formato mais largo do que alto e é recomendável que a armação tenha plaquetas (o apoio para o nariz), pois elas ajudam a atenuar as bochechas redondas.
- O rosto triangular deve escolher aros arredondados, estreitos ou até mesmo ovais.
- O rosto oval combina bem com diferentes tipos de armações. A armação ideal deve ter o mesmo tamanho da parte mais larga do rosto. Óculos com formato amendoado são ótimas opções para manter o equilíbrio dos traços.
- Para rostos com formato de coração, as armações mais indicadas devem ter a parte de baixo mais larga do que a de cima. Além disso, óculos sem aro nas lentes dão uma aparência mais leve, suavizando a largura da parte de cima do rosto
- Óculos muito grandes escondem a simetria natural do rosto e, portanto, não harmonizam com ela.
- A armação ideal destaca as partes mais discretas e tira a atenção dos traços mais fortes.
- Mas atenção, testar o modelo no rosto ainda é a melhor receita de acertar na modelagem.
Use armações coloridas
Caso tenha condições para comprar mais de uma armação, use cores criativas.
Podem ser combinadas às roupas, ao clima, à maquiagem e até ao seu humor do dia.
Prefira óculos com lentes finas
As lentes mais grossas são pesadas e passam aquela impressão de “fundo de garrafa”.
Mesmo que o seu grau seja alto, hoje em dia não é necessário sofrer com lentes muito espessas.
A tecnologia em produtos oftálmicos criou um tipo de lente chamado de “lentes de alto índice”, mais finas e elegantes do que as comuns.
Elas são um pouco mais caras, mas vale o investimento.
O material utilizado na fabricação dessas lentes costuma ser o policarbonato, cujas características são a leveza, resistência a danos causados por impacto e custo menor do que outros materiais
Combine a cor da pele ao cabelo
Um dos aspectos mais esquecidos é a textura da pele na hora de escolher a armação.
Por exemplo, usar uma armação brilhante em pele oleosa destacará essa característica. Tons opacos são melhores para quem tem a pele brilhante.
Além do brilho da pele, observe também o volume do seu cabelo.
Os cabelos da maioria das pessoas afina à medida em que envelhecem, mas os óculos podem ajudar com isso também.
Escolha armações grossas para chamar a atenção para seus olhos e formatos angulares, para complementar a linha do maxilar.