Em 2017 a moda comemora um dos momentos mais criativos de sua historia.
O “New Look” foi um estilo revolucionário pós a Segunda Guerra Mundial que fez ressurgir uma mulher mais feminina e sensual .
O blazer Bar (tailleur Bar), foi a estrela da coleção de Christian Dior e atualmente está exposto na loja da Avenue Montaigne em Paris.
Foi em 12 de fevereiro de 1947, que Christian Dior apresentou ao público a sua icônica coleção de 90 conjuntos em duas linhas: A linha Corola composta de casacos, saias plissadas e lápis para o dia, e a linha animal print com estampas de leopardo para arrasar a noite.
Após a apresentação, a editora da Harper Bazaar, Carmel Snow disse: “É uma verdadeira revolução querido Christian! Seus vestidos têm um visual totalmente novo! Essa frase que deu título à revolução Dior na moda. O “New Look”
Entenda a coleção no vídeo The New Look que está legendado em português.
Quando a Europa emergiu das agruras da guerra, Dior com 42 anos na época, começou a reviver em grande estilo a esperança e a fartura para as mulheres que ele mais tarde chamou de “ideal civilizado da felicidade.”
Inevitavelmente, os vestidos de Dior e suas ideias, revolucionaram a indústria da moda pós Segunda Guerra Mundial, e até hoje, prestes a completar 70 anos de idade, a grife francesa continua a inspirar novas linhas sofisticadas pelas mãos dos melhores estilistas.
A maison contratou a primeira mulher para o cargo de diretor criativo, a estilista italiana Maria Grazia Chiuri responsável pela coleção para o verão 2017/18
Os vídeos abaixo mostram o processo atual de confecção das roupas da Dior e estão legendados em inglês.
O genial Christian Dior nasceu em 1905 em Granville, na França.
Começou a desenhar e vender seus modelos, ainda no papel, em 1935, mas começou a produzi-los apenas 3 anos mais tarde.
O estilista preferia criar modelos glamourosos e elegantes em vez da simplicidade prática criada por Chanel.
Gostava de vestidos de saias longas, babados e fitas, cintura e busto bem marcados, criando um modelo de se vestir muito usado na década de 1950.
Em 1946, com a ajuda financeira de Marcel Boussac, um empresário da indústria de tecidos, Christian abriu sua primeira maison em Paris, na França.
Foi ele que inventou em 1947 o “Tailleur Bar”, um casaquinho acinturado, com ombros redondos e saia até o joelho, amplamente divulgado.
Quando morreu, em 1957, deixou seu império nas mãos do estilista Yves Saint Laurent, que acabaria fundando sua própria marca anos depois.
Conheça o que é o peplum
O peplum icônico da Christian Dior
O nome pode parecer um tanto exótico e não remeter a nenhum item do guarda-roupa contemporâneo, ou até soar como um traje digno das melhores ficções científicas ou filmes de época.
A verdade é que o peplum, apesar de realmente ter origem no vestuário feminino da Grécia antiga (especula-se que 500 a.C.) e denominar um gênero de películas que dominou o cinema italiano até meados da década de 1960, é uma simples quantidade sobressalente de tecido que, adicionada a blusas, jaquetas, saias e vestidos, envolve parte da cintura e quadril.
O peplum foi eternizado por Christian Dior em 1947 em sua primeira coleção, que seria batizada de “New Look”.
O peplum foi revitalizado nos anos 1980 e, ao contrário da elegância proposta pelo estilista francês, tornou-se parte da estética extravagante do período.