As ilustrações luxuosas de René Gruau
Seu nome se entrelaça às grandes marcas de moda e publicações do setor
Filho de um militar italiano, tinha tudo para fazer carreira nas forças armadas.
Mas com o fim do casamento dos pais, foi morar em Paris com a mãe.
E lá teve toda a liberdade para fazer o que realmente queria: o oposto. Desenhar/Pintar para o mercado da moda.
Um gênio, com talento nato para isso.
Tanto é que antes dos 20 anos, já havia publicado ilustrações para a Vogue, Marie Claire e Lidel.
Renato Zavagli Ricciardelli delle Caminate (1909-2004) criou sua assinatura para René Gruau e a multiplicou em centenas de ilustrações comerciais ao longo de uma carreira de linhas delicadas e vertiginosas que o denunciam pelo estilo ímpar.
O traço com caneta e pincel delineia o mito
Aos 17 anos, as ilustrações carregadas de força e sensibilidade transportaram Gruau – um franco-italiano – às prestigiadas páginas de Marie-Claire, Le Figaro, Vogue, Elle, Harper Bazaar, Club e Sir.
Estilistas da importância de Pierre Balmain, Jacques Fath, Balenciaga, Rochas, Elsa Schiaparelli, Lanvin, Elizabeth Arden e Hubert de Givenchy também estiveram na carreira de um dos mais importantes ilustrador comercial das casas de moda ao longo de décadas.
Seu nome está intrinsicamente ligado a Christian Dior pelos inúmeros trabalhos realizados a partir do lançamento do New Look, em 1947.
A qualidade do seu desenho emprestou as peças de vestuário o luxo visual que redimensionou o marketing da época.
Além da moda, estampou as campanhas de empresas como Air France e Martini, além dos icônicos cartazes para o Moulin Rouge e o emblemático filme de Federico Felline, La Dolce Vita (1959).
Vivacidade, frescor e ousadia que são parte integrante da história da moda , antes da fotografia borrar o papel e o poder da ilustração.
No desfile de alta costura para primavera-verão 2011, John Galliano fez uma releitura-homenagem ao New Look de Christian Dior e ao icônico ilustrador que tem seu trabalho intimamente ligado à maison .