O luxuoso desfile de Valentino Couture 2019, que aconteceu na semana passada, e outros sinalizaram que os estampados continuam em cena.

A roupa que abriu a coleção trazia maxi flores bordadas formando estampas exclusivas.

Grande parte dos desfiles de couture mostraram peças estampadas

Bom para as consumidoras que adoram esta propostas coloridas e melhor para a indústria que sempre vê boas oportunidades de negócios.

Por isto, as estamparias são sempre um ponto forte nos lançamentos da moda.

Estampa sob medida

Mas atenção, os tecidos estampados chamam mais a atenção que os lisos e em alguns casos “engordam” a silhueta, principalmente quando em cores fortes ou motivos graúdos.

A combinação de duas estampas, o “Mix´n Match” requer bom senso. A regra geral para que a mistura funcione exige harmonia nos desenhos e uma unidade nos tons dos estampados. Quanto menos contraste, melhor o resultado.

Estampados em combinações de cores quentes (do amarelo ao vermelho) chamam mais a atenção, pesam e engordam mais que estampas em tons frios (do azul, passando pelo verde até o amarelo).

As estampas se comunicam visualmente

 

No livro “Come, Tell Me How You Live” a escritora de mistérios Agatha Christie, comenta que uma das coisas mais desconfortáveis de ser casada com um arqueólogo é o conhecimento da origem das estampas mais inofensivas.
Certa vez quando ela usava um vestido de linho estampado, o marido arqueólogo comentou que os desenhos eram símbolos primitivos da fertilidade. E ela nem sabia!

Claro que nem todos têm a cultura de um arqueólogo para entender o significado dos desenhos de uma roupa, mas é certo que as estampas passam mensagens.

O simbolismo de alguns estampados “simples e descomplicados” pode expressar até uma atitude.

Os fenícios que produziram os primeiros tecidos estampados usando o método de estamparia em blocos, tentavam se comunicar através da estampa usada.

Desde então as estampas pintam nos mais diversos sotaques e podem ser uma tradução simultânea de quem você é.

Verdade, é possível conhecer uma pessoa pela estampa escolhida. 

Você pode mandar mensagens com os desenhos da sua roupa 

Bolinhas

Se você vestir bolinhas, vai vender a imagem de uma pessoa bem-humorada.

Quem imagina uma pessoa carrancuda vestindo bolinhas?

“Petit-pois”, “grand-pois”, círculos, spots, esferas, chuva de confetes, miúdas ou no tamanho de moedas, os poás são estampas tradicionalmente divertidas.

As bolinhas que eram tradicionais nas roupas de bailarinas de flamengo, pegaram para valer a partir dos anos vinte, inicialmente usadas para estampar roupas de banho. Viralizou nos anos 1950, até Marilyn Monroe adotou.

Clássicas, pop, psicodélicas ou digitalizadas no computador, as bolotas servem para estampar todos os tipos de roupas e até biquínis e acessórios.

O sucesso da estampa se deve ao desenho espaçado geralmente uniforme e bem aceito e por lembrar roupas infantis e a alegria dos palhaços de circo.

Adote já

  • Em várias cores ou monocromáticos as bolinhas sempre funcionam.
  • Em saias e calças merece cuidado. Desenho miúdo e claro em fundo escuro favorece a todas, até as mulheres grandes. Além de discretos, não engordam.
  • A moda atual permite mesclar bolinhas com outras estampas e até com outras bolotas. O mix de listras, florais e até animais, para dar certo, deve respeitar uma unidade nas cores ou usar poucas tonalidades na mistura.
  • Use esta estampa também em acessórios. Lenços, bolsas, sapato e cintos combinam com roupas dentro das cores do estampado ou com floral do mesmo tom. Servem também para dar humor a uma roupa sóbria.
  • Perfeito para blusas delicadas, tops de gola laço, saias femininas e vestidos.

Xadrez

Se você veste o xadrez vai dar pinta de organizada.

Este desenho sugere disciplina, já que padrões quadriculados implicam um esforço ordenado.

Xadrez também é o desenho das famílias escocesas, portanto lembra tradição e informação, já que cada clã é conhecido pelo padrão distintivo.

Adote já

  • Na parte superior do corpo valoriza ombros e destacam os seios. Na parte de baixo, chama atenção para quadris e nádegas.
  • Mulheres de quadris largos podem usar estampas em calças e saias, desde que a escolha seja discreta nas cores e desenhos. Combinado com uma peça superior de cor mais importante desvia a atenção dos quadris.
  • Xadrezes de fundo escuro afinam a silhueta.
  • Mulheres acima do peso e baixinhas devem evitar nas calças e saias. Mas podem abusar das estamparias nas blusas, vestidos e tops, preferindo coloridos suaves ou neutros. 

Estampa floral, folhagem e étnica

Se você é uma apaixonada por estas estampas, certamente é uma pessoa otimista, de bem com a vida e o ambiente que vive.

Os desenhos botânicos representam a feminilidade e renovação.

Antigamente homens e mulheres usavam roupas com desenhos florais.

A partir de 1800, a decoração botânica se limitou ao corpo feminino por mais de cento e cinquenta anos, voltando para enfeitar os homens somente na década de 1960.

Adote já

  • Abuse das estampas e até misture motivos. Para o bom resultado conserve uma unidade nos tons usados.
  • Na dúvida tente combinar um dos tons do estampado com peças lisas.
  • Para quadris volumosos calças ou saia estampadas, discretas na forma e cor.
  • Flores ou folhas miúdas e com fundo neutro alonga e emagrece.
  • Na parte superior do corpo aumentam os ombros e dão volume aos seios.
  • Nas saias aumentam o interesse para a parte de baixo do corpo.

Listras

Se as listras estão na sua lista de consumo, você é uma pessoa segura.

Verdade, todos os padrões claramente geométricos como as listras parecem ter relação com o desejo de ordenar o universo de alguma maneira. Sugerem energia e velocidade e por isto estampam uniformes esportivos altamente competitivos, como o da Adidas.

Porém, na Idade Média as listras eram reservadas para todos os que tinham supostas ligações com o diabo.

No século Dezoito os marinheiros tomaram para si as listras como um meio visual de diferenciar o grumete do chefe de bordo.

A revolução americana trouxe outro significado para este grafismo, o da liberdade e vitória expresso na bandeira listrada dos Estados Unidos.

De diabólicas e perigosas, as listras se transformaram em heroicas e revolucionárias.

Adote já

  • Listras finas em tamanhos iguais relaxam os olhos e não criam volume, mesmo na horizontal.
  • Listras em diagonal também não interferem na silhueta, sendo permitidas para qualquer formato de corpo. Quanto mais vertical o angulo das diagonais, melhor o efeito alongador.
  • Listras com pouco contraste, mesmo horizontais, são neutras ao olho e não acrescenta volume a figura.
  • Da cintura para baixo as listras mais favorecedoras são sempre as verticais.

 

 

Xico Gonçalves
Xico Gonçalves
Artigos: 850

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*