A crise brasileira está fechando muitas vagas de trabalho.
Na hora da entrevista de emprego o visual também é uma ferramenta profissional
Aparência certa para uma entrevista de trabalho
O talento e a capacidade profissional são importantes, mas vestir adequada ao cargo desejado, reflete o estilo do candidato e pode pesar na escolha.
A aparência funciona como um depoimento da personalidade e um cartão de visitas que pode abrir ou fechar portas.
Vestir nestas horas é como juiz de futebol- só aparece quando não é bom.
A primeira impressão é que fica
- Antes de escolher a roupa para a entrevista informe-se do tipo de ambiente onde quer trabalhar. Vestir um estilo conservador, próprio para um escritório formal, parece inadequado em cenários criativos, como uma agência de propaganda ou loja transada. Como a roupa é uma parte da imagem profissional, é importante que o entrevistador consiga ver o candidato integrado ao perfil da empresa, também na aparência.
O que vestir para pedir emprego
Ao demonstrar coerência e bom- senso com o visual, se transmite a idéia de que estas virtudes também estarão presentes no trabalho.
- Quanto mais responsabilidade, mais discreta deve ser a roupa.
- Quanto maior o salário almejado, melhor deve ser a qualidade na hora de se vestir.
- Aposte em peças coordenáveis entre si, sem contrastes de cores, em tecidos que não amassem e nem segurem os movimentos.
- Prefira cores discretas e neutras (tons de cinza ou bege, azuis escuros ou suaves, preto e branco, tons de verde claro e escuros, tons aquarelados)
- Básicos descontraídos, como camisetas e jeans devem aparentar impecáveis. Prefira camisetas sem estampas e se possível melhore a qualidade dos acessórios.
- Camisas são sempre funcionais. A gola forma uma moldura para o rosto sendo o tipo de roupa bem-vinda em qualquer ambiente. Evite estampas poderosas ou cores berrantes.
- Paletós para homens e mulheres, geram uma imagem de confiança e autoridade ideal para cargos de comando ou execução.
- Vista roupas confortáveis e que transmitam segurança.
Sapatos e bolsas
- Se ligue nos sapatos. Muitos empregadores buscam pistas nos acessórios. Calçados maltratados, indicam pouco cuidado com a aparência, indicando que o mesmo descaso pode ser transferido para o trabalho.
- As mulheres devem optar pelos saltos médios, sapatos mais fechados e no caso de sandálias, modelos menos decotados e unhas perfeitas, sem esmalte colorido.
- Os homens devem evitar tênis ou chinelos em qualquer nível de trabalho. Mesmo com roupas básicas ou simples um sapato preto sem enfeites é a melhor escolha.
- Bolsas grandes são desconfortáveis na hora da entrevista. Bolsas médias passam uma imagem de organização e colocadas sobre o colo servem para acalmar a ansiedade.
Jóias e bijuterias
- Evite brilhos e balangandãs barulhentos que distraem a atenção. Use jóias ou bijuterias de boa qualidade, discretas e sem excesso.
Cabelos e maquiagem
Encare
- Para qualquer entrevista de emprego use maquiagem bem natural, valorizando uma pele bem cuidada. Não use sombras e nem blush carregado.
- O batom deve ser cor de boca ou apenas gloss. Mas também não vale o gênero cara lavada. O segredo é ser discreta sem ser invisível.
- Cabelos com raiz a mostra, descuidados, sem corte ou que precise ser afastado do rosto com as mãos a toda hora, causam má impressão.
- Unhas nem muito curtas e nem compridas, envernizadas com esmaltes transparentes ou claros. Se a opção for por esmaltes coloridos ou escuros cuide para que estejam impecáveis e sem descascados.
Perigo
O que pode arruinar uma boa chance de emprego
- Perfumes fortes
- Decotes e fendas generosas, salto muito alto ou bijuterias em excesso
- Blusas transparentes
- Estampas e cores chocantes como rosa pink ou amarelo.
- Mini-saia e bermuda
- Sapato, bolsa e cinto em mau estado
- Meias desfiadas
- Lingerie aparecendo
- Agasalho de moletom (a não ser para empregos esportivos)
- Barras malfeitas ou fora de tamanho, roupas amassadas ou manchadas